logo RCN
Imagem principal

Fisioterapia, mulheres e autocuidado

Conheça alguns sintomas e situações peculiares que você precisa estar atenta, como mulher, para buscar ajuda profissional

No mundo feminino, encontramos inúmeras particularidades anatômicas, fisiológicas e psicológicas, que tornam as mulheres seres únicos e inigualáveis, capazes de suportar o pior, mas que merecem apenas o melhor.

Mas agora direcionando ao autocuidado e principalmente à melhora da qualidade de vida das mulheres, quando a relacionamos com a fisioterapia, existem algumas situações peculiares as quais acontecem mais facilmente com o sexo feminino do que com o masculino, e precisamos estar atentas para estas condições e iniciarmos os tratamentos o quanto antes. São algumas delas:

- Incontinência urinária

- Disfunções sexuais

- Prolapso (caída dos órgãos pélvicos)

- Dores pélvicas

- Câncer de mama/ovários/ útero

- Fibromialgia

Sabemos, como profissionais da saúde, o quanto estas doenças podem nos maltratar, tirar nossa autonomia e independência, causando diminuição da autoestima, vergonha, sentimento de incapacidade e levando até ao isolamento social. Mas independente da doença, sempre há uma maneira de melhorar a situação e fazer com que sua vida não gire em torno de um diagnóstico, a limitando de ser a mulher incrível que você é.

Sintomas das principais doenças citadas

A perda de urina frequente, dores durante a relação sexual ou próximas ao útero e a bexiga, presença de nódulos nos seios ou virilha, sentir a palpação de algo anormal no canal vaginal ou dores que não cessam nos pontos articulares, podem ser sinais de preocupação para investigar mais a fundo suas causas e iniciar os tratamentos mais adequados o mais previamente possível. Assim, a visita a um profissional da medicina é inevitável nesta hora, para dar o diagnóstico prévio e indicação dos tipos de tratamento.

Onde se insere a reabilitação fisioterapêutica

Em alguns casos a fisioterapia terá mais eficácia que outros, pois às vezes a resolução do problema é feita somente por cirurgia, medicações ou químio e radioterapias. Nossa maior atuação está relacionada ao tratamento de incontinências, à fibromialgia, no pós quimioterapia, na redução de edemas (inchaço) pós cirúrgico e em partes no tratamento das dores pélvicas, realizando um trabalho focado e globalizado do problema, utilizando de algumas técnicas convencionais como o alongamento, fortalecimento, terapia manual, e mobilizações, e também implementar isto em métodos como o pilates, exercício funcional e direcionado a tarefa, além de poder interferir de forma preventiva, evitando algumas destas doenças futuramente.

Psicologia e fisioterapia

Além do atendimento fisioterapêutico, a psicologia se tornou um divisor de águas, quando se trata da melhora destes pacientes, nestas situações em específico, pois são doenças que além de interferir no físico da mulher, interferem de forma psicológica gerando alguns transtornos como citados anteriormente, e assim, agindo para que estes fatores psicológicos não interfiram ou piorem os sintomas tratados pela fisioterapia ou até mesmo a medicina.

Equipe multi MHR Center

Nós da MHR center, proporcionamos a você, mulher e paciente, o melhor do atendimento multiprofissional. Aqui, além de encontrar o tratamento fisioterapêutico, você pode se assegurar em uma rede terapêutica com diversos profissionais, como médicos, psicólogos, nutricionista, terapeuta holística e manual, entre outros.

E neste mês, inauguramos o grupo de apoio psicológico, com o psicólogo Luiz Felippe, que aborda situações com pacientes com diagnósticos de doenças, que estão em tratamento, que irão iniciar ou que já passaram por este processo, dessa forma auxiliando de forma psicológica na melhora destes pacientes.

Para você que passa por esta situação e precisa de acompanhamento fisioterapêutico, psicológico, ou outros, entre em contato conosco e agende já sua avaliação nos telefones (49)3240-0780 ou (49)99831-5542, pois a sua saúde é a nossa especialidade.


Simples atitudes podem proporcionar uma noite de sono muito mais revigorante Anterior

Simples atitudes podem proporcionar uma noite de sono muito mais revigorante

A importância da fisioterapia na recuperação do paciente após a Covid-19 Próximo

A importância da fisioterapia na recuperação do paciente após a Covid-19

Deixe seu comentário