logo RCN
Imagem principal

Sedentarismo e trabalho: como melhorar sua qualidade de vida

Como simples atitudes podem ajudar a prevenir desconfortos e melhorar sua produtividade no local de trabalho

A Pandemia impôs à população uma série de restrições e alterou a rotina nos mais diversos setores da sociedade. Um exemplo disso foi a inserção, em vários segmentos, do tele trabalho, que introduziu no cotidiano de diversas famílias o home office, uma inovação que, apesar de ter sido acelerada pelo coronavírus, veio para ficar. Atualmente, com o mundo entrando em uma era pós pandemia, um dos desafios que surgiram, para quem atua em home office, é um velho conhecido: o sedentarismo severo. Trabalhar sentado pode não ser tão fácil assim o quanto pensamos, e pode criar alguns problemas físicos.

A boa notícia é que com algumas mudanças podemos combater isso. Nosso corpo foi feito para se movimentar e manter-se ativo, e quando passamos por um longo período parados ou em posições repetitivas, podemos gerar inúmeros desconfortos e problemas para nossa saúde física.

Os sinais e sintomas

Os problemas mais frequentemente encontrados em indivíduos que trabalham sentados ou em posicionamentos que favorecem o sedentarismo, são:

  • - Dores articulares
  • - Dores musculares
  • - Alterações posturais
  • - Distúrbios circulatórios
  • - Rigidez corporal
  • - Inchaço
  • - Diminuição da fertilidade masculina
  • - Aumento da obesidade
  • - Redução da expectativa de vida

Mas o que podemos fazer para evitarmos tais distúrbios e mantermos essa rotina de trabalho? São coisas simples que, quando adequamos ao nosso cotidiano, fazem uma diferença enorme, além de auxiliarem na melhora da qualidade de vida dos trabalhadores, impactando diretamente na produtividade.

Como melhorar seus hábitos

Para iniciar estes novos hábitos saudáveis, o indivíduo deve, primeiramente, levantar-se ou movimentar-se de forma global, no mínimo, de 1 em 1 hora durante a sua jornada de trabalho, se adequar ergonomicamente à sua mesa e cadeira, seja em casa ou na empresa, podendo adaptar seu posicionamento para o melhor possível. Além disso, a empresa também pode fornecer ao funcionário sessões de ginástica laboral, alongamentos ou outras coisas que incentivem a atividade física dos colaboradores.




Exercício físico: a melhor forma de iniciar

Mesmo com estes afazeres básicos, para uma mudança completa é necessário a procura e a realização de exercícios físicos, como fisioterapia preventiva, pilates, exercício funcional, hiit ou academia. A prática proporciona uma manutenção mais adequada do corpo, mas a pessoa precisa estar sempre acompanhada de um profissional apropriado. Dessa forma, se previne boa parte das situações provocadas pelo sedentarismo.

Se você se trabalha sentado no seu dia-a-dia, tem alguns destes sintomas ou fatores desencadeantes para o sedentarismo, procure ajuda de um profissional que irá ajuda-lo a melhorar a sua qualidade de vida. Entre em contato conosco e agende já sua avaliação nos telefones (49)3240-0780 ou (49)99831-5542, pois na MHR CENTER, a sua saúde é a nossa especialidade.


Atletas amadores: preparação e recuperação na fisioterapia Anterior

Atletas amadores: preparação e recuperação na fisioterapia

Simples atitudes podem proporcionar uma noite de sono muito mais revigorante Próximo

Simples atitudes podem proporcionar uma noite de sono muito mais revigorante

Deixe seu comentário