logo RCN
Imagem principal

Atletas amadores: preparação e recuperação na fisioterapia

Como melhorar o desempenho sem comprometer a saúde e prevenir lesões durante os jogos

Quando nascemos no país do futebol, ele já corre pelo sangue das nossas veias, seja de forma direta ou indireta e não há quem diga que não sente um "friozinho na barriga", ao assistir uma partida qualquer, nem que seja de um jogo amador.

Em Otacílio, temos uma cultura forte quanto ao futebol amador, e atualmente estamos ativos neste cenário com campeonatos como o sinpoc, o municipal ou a Liga riosulense. Mas será que estes atletas amadores estão fisicamente preparados para todo esse esforço e ritmo acelerado?

Após dois anos de resguardo por conta da pandemia, ao voltar as atividades, inúmeros atletas do município (Otacílio Costa) relataram que sentiram na pele os reflexos destes anos parados, sendo com lesões durante o jogo ou até mesmo cansando mais facilmente ao entrar em campo.

Prevenção de lesões

Desta forma, o que pode ser feito para diminuirmos estas situações desconfortáveis, melhorar o desempenho e jogar com segurança quando falamos em prevenção de lesões, é ter uma preparação adequada semanalmente, e não somente no pré-jogo. Realizar exercícios físicos com acompanhamento profissional, como o treino funcional, pilates, fisioterapia preventiva, para mantermos a flexibilidade, potência, propriocepção, equilíbrio, pliometría, resistência cardiorrespiratória e muscular e, ao mesmo tempo, associar ao fortalecimento muscular e ganho de massa magra acentuados na academia.

Tratamento pós lesão

Aqui na MHR Center, as lesões mais frequentes apresentadas por atletas são o estiramento muscular, a entorse de tornozelo e lesões no joelho em geral. Quando falamos em tratamento de atletas, é necessária uma recuperação mais rápida, para que os mesmos voltem às suas atividades cotidianas, principalmente no futebol amador, e quando o futebol não é sua principal fonte de renda é preciso voltar ao seu serviço primário no horário comercial.

Geralmente lesões deste porte levam um pouco mais de tempo de recuperação para pessoas que não praticam o esporte, mas neste caso levam cerca de 2 semanas para aliviarem os sintomas, quando lidamos com estes jogadores, e como recursos utilizamos o ultrassom terapêutico, TENS e principalmente gelo para sanar este objetivo, e em seguida iniciamos com a parte de reabilitação, melhorando a propriocepção articular e muscular, a resistência e principalmente a flexibilidade dos membros inferiores. Em alguns casos é necessário cessar as demais atividades físicas, neste período, para uma recuperação mais efetiva.

Ajuda profissional

Como já dizia um antigo ditado, "é melhor prevenir do que remediar" e assim se faz na vida destes atletas amadores, então se você é um destes atletas e quer evitar o cansaço excessivo ou possíveis lesões durante seus jogos, entre em contato conosco e agende já sua avaliação nos telefones (49)3240-0780 ou (49)99831-5542. Aqui, na MHR CENTER, a sua saúde - e seu desempenho - é a nossa especialidade.

Fisioterapia no infarto: saiba como tratar e prevenir Anterior

Fisioterapia no infarto: saiba como tratar e prevenir

Sedentarismo e trabalho: como melhorar sua qualidade de vida Próximo

Sedentarismo e trabalho: como melhorar sua qualidade de vida

Deixe seu comentário