logo RCN
Imagem principal

Alesc celebra Dia Internacional da Mulher com defesa da igualdade de gênero

  • Giovanni Kalabaide - Deputado Julio Garcia e deputadas Paulinha e Luciane Carminatti

Nesta terça-feira (11), a Assembleia Legislativa realizou comemoração em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento ocorreu no Hall do Palácio Barriga Verde e contou com homenagens às deputadas e servidoras da Casa, abertura de uma exposição artística, apresentação musical, café e serviços de saúde.

O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), falou sobre a necessidade de maior representação das mulheres no Legislativo. “No Brasil, a maioria da população é de mulheres, mas no Parlamento a realidade é diferente. A representação deveria ser, no mínimo, igual.” Garcia ainda destacou que, para além do Plenário, as mulheres têm grande importância para o legislativo catarinense, sendo maioria entre os servidores da Casa.

Durante o evento, as servidoras com mais tempo de trabalho na Alesc, entre efetivas, comissionadas e terceirizadas, receberam flores em nome de todas as funcionárias. As deputadas Luciane Carminatti (PT) e Paulinha (Podemos), além de serem homenageadas, discursaram durante a cerimônia.

Carminatti, que é Procuradora Especial da Mulher na Alesc, alertou para a persistência dos altos números de feminicídios em Santa Catarina, que chegaram a 51 casos em 2024. A deputada ainda trouxe o dado que foram mais de 30 mil medidas protetivas decorrentes de violência contra mulheres no ano passado. Diante desses números, segundo ela, é necessário o engajamento de todos para combater a violência e as desigualdades de gênero. “Os homens precisam estar juntos nessa luta”, declarou.

Já Paulinha, secretária da Mulher da Assembleia, chamou a atenção para a necessidade de reserva de cadeiras para mulheres no Legislativo, indo além das cotas de candidaturas, que não têm sido eficientes para garantir a paridade de gênero. O número de deputadas estaduais eleitas em Santa Catarina, que era de cinco em 2018, caiu para três em 2022. A deputada ainda ressaltou que lutar pela igualdade entre homens e mulheres independe de ideologias. “Nós todos temos que nos perceber de forma equânime”, afirmou.

Após a abertura do evento, houve apresentação da Camerata Florianópolis. Já os serviços de saúde estão disponíveis durante toda a tarde. São oferecidos aferição de pressão arterial e glicemia, assistência social, nutrição e terapias integrativas. 

Exposição Vera Sabino
Ainda em referência ao Dia da Mulher, a Alesc homenageou a artista plástica Vera Sabino. Suas obras compõem uma exposição na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, que está aberta à visitação até esta sexta-feira (14). A mostra celebra a importância de Vera como uma artista ainda em atividade.

“Eu faço questão de afirmar sempre a minha condição de mulher, pois isso é uma parte muito importante do meu trabalho. Eu parto sempre da figura feminina nos lugares da Ilha, além dos santos e das flores”, ressaltou a artista. Ela também destacou que trabalhou muito e que a prática a levou a aperfeiçoar suas técnicas, mesmo sem estudo formal.

Nascida em Florianópolis, a artista é autodidata e desenvolveu uma identidade visual marcada por cores vibrantes e pela expressão no olhar dos personagens que retrata. Suas produções valorizam elementos folclóricos e religiosos, representando bruxas, pescadores e seres fantásticos.

A artista já participou de exposições em diversas cidades do Brasil e em países como Argentina, Portugal e França.


Com a colaboração de Cintia de Oliveira


Uveres se mobiliza para eleição dia 27 de março Anterior

Uveres se mobiliza para eleição dia 27 de março

Aprovado PL que cria plano para enfrentamento de crises nas escolas Próximo

Aprovado PL que cria plano para enfrentamento de crises nas escolas

Deixe seu comentário