De família tradicionalista para os palcos da região
Conhecido pelo seu bom humor e jeito simples de levar a vida, Nelson Coelho já está marcado na história otaciliense.
Natural da localidade de Águas Pretas, ele fez carreira na vida de músico e até hoje, gosta de tocar sua gaita e se divertir com os amigos, mesmo não fazendo mais isso profissionalmente. Nelson nos recebeu em sua casa e emocionado, lembrou a época em que subia nos palcos da região e do estado, e fazia a diversão dos grandes bailes que existiam.
“Logo que comecei era só eu, a gaita e um pandeiro mesmo e assim eu tocava a noite toda”, lembra ainda que neste tempo, ia até os bailes com seu cavalo e carregando os instrumentos.
Nelson conta que se interessou pela gaita desde muito cedo. De família tradicionalista, conta que seu pai e seus irmãos já tocavam e que ele ao ver, acabou por aprender sozinho, a arte de tocar o instrumento.
“Tocar a gaita é fácil até certo ponto, a gente aprende fácil, depois que vai se aperfeiçoando, criando técnica e compondo, foi assim que eu fiz”, diz.
Além de tocar e cantar, ele fazia suas próprias composições e muito animado, nos tocou a música “Morena linda”, que escreveu para sua esposa, Evanda Galindo Coelho. “Essa música eu fiz para conquistar ela, depois disso foi só marcar o casamento”, cita entre risadas.
Após muito tempo de estrada, o músico explica que ficou amigo do Grupo Os Fazendeiros, que o levaram para São Paulo, onde gravou seu disco e foi batizado de Gaiteiro Apaixonado.
“Foram os Fazendeiros que me deram esse nome e gravamos o disco: Morena do Pé da Serra, que tenho guardado até hoje com o maior carinho”, diz. O disco foi gravado em 1982, com 12 composições. “Eu já escrevi diversas músicas e dei para os Fazendeiros, até hoje a gente conversa e é amigo”, informa.
Há mais de 10 anos Nelson deixou os palcos, mas guarda como um grande tesouro sua gaita, sempre tocando em encontro com os amigos e seus familiares. “Mas tenho uma barbaridade de saudade dos palcos, era divertido por demais, era difícil um final de semana que a gente ficava em casa, pois sempre tinha baile para tocar”, conta.
Nelson é irmão do gaiteiro Hugo Coelho, falecido em 2006 e que deixou um enorme vazio em Correia Pinto, cidade que morava e que aprendeu a admirá-lo. “O Hugo foi uma grande inspiração, não tem quem não conhecia ele nessa região”, diz.
Nelson já tocou no Programa Roda de Chimarrão, que existia na tv em Lages e na Rádio Clube, com o Maneca. “Graças a Deus eu fui muito bem tocando, tinha bastante gente que nos conhecia e fomos muito felizes”, adianta orgulhoso que seu filho, Getúlio, herdou o gosto por tocar gaita e toca com eles até hoje.
No dia 7 de dezembro, a família estará reunida na praça do bairro Pinheiros, onde tocará na tradicional Roda de Chimarrão. Pai de 6 filhos e avô de 18 netos, Nelson segue sua vida entre a lida do campo e na cidade, sempre ao lado da esposa, com a qual vai completar 47 anos de casado e já adianta que quer ficar por mais uns 50 anos.
Deixe seu comentário