Morador da região da madeira, o mineiro Paulo Sérgio de Souza, de 34 anos, possui um raro dom que é o de esculpir e produzir entalhes em madeiras, arte conhecida e característica da serra.
Hoje ele vive em Bocaina do Sul e conta que seu apreço por esta profissão iniciou aos sete anos de idade, quando começou a observar seu avô que segundo ele, possuía um talento diferenciado na arte de esculpir madeiras.
O escultor relata que por possuir pouco estudo resolveu dar continuidade nesta profissão, mas nunca fez um curso para especializar-se. Por ter dado aula em diversas faculdades, ele diz que a cada nova ideia que os alunos apresentam ele adquiria uma para impor na sua profissão.
O artesão observa que atualmente o que o cliente necessitar em desenho e letreiros, ele consegue produzir sem problema algum, e deixando a escultura em extrema perfeição.
Paulo divide sua atividade entre as cidades de Bocaina do Sul, onde possui um galpão para a prática de seus artesanatos e Curitiba onde tem sociedade em uma loja de móveis rústicos. Ele lembra que chegou em Bocaina no ano de 2005, e resolveu montar um curso de entalhamento e esculpimento em madeiras, mas por conta de pouco apoio teve que deixar o município. "Agora estou de volta e pretendo permanecer nesta cidade, pois ela possui uma população acolhedora e identifiquei-me com meu trabalho através dela”, diz.
Entalhe em madeira é o trabalho artesanal com o propósito de dar vida a um determinado desenho, transformando-o em alto relevo. As madeiras mais usadas são as madeiras moles, isto é, de mais fácil manuseio com ferramentas cortantes. Usa-se para a confecção do trabalho ferramentas encontradas no mercado, mas muitas outras o artesão precisa fabricar conforme sua necessidade.
Deixe seu comentário