Imagem principal

Simplicidade e talento contagiantes

 

É sempre importante prestarmos atenção e darmos respeito a todas as pessoas de maior idade que nos cercam, já que elas sempre têm algo a compartilhar conosco. O senhor Osni Lemos, popularmente conhecido como Tio Osna, não é um caso à parte. Muito simples e carismático, ele fala sobre um talento que possui desde pequeno, que é tocar gaita. “Toco gaita desde os 12 anos de idade. Fiquei um tempo sem tocar, mas depois recomecei e toco até hoje, não parei mais”, comenta. 
Mesmo com a habilidade e os anos de experiência, Osni diz que não gosta de tocar fora de casa, e também não toca muito. “Toco de vez em quando, só quando dá disposição e quando os amigos chegam”, diz. Um de seus netos, Kanaquian, de 15 anos, também possui o gosto pelos instrumentos, e diz ter sido motivado pelo pai e pelo avô a tocar violão. O jovem toca somente o seu violão atualmente, e mesmo com a insistência do seu avô diz não pensar em tocar gaita. Além do avô, o pai de Kanaquian também faz parte dos talentos da família, e toca tanto gaita quanto violão. 
Osni fala que gosta de tocar músicas mais antigas, do tempo em que era jovem. “Minhas músicas são do tempo do respeito. Deus me livre de o rapaz dançar com a menina juntinho, de olhos fechados naquela época”, brinca. Ele ressalta que é uma pena os jovens não terem incentivo para tocar certos instrumentos, como a gaita. “A juventude não se interessa, ninguém apoia. Deveria haver mais incentivos do tipo”, ressalta.
“Gosto muito, muito de tocar”, diz Osni. Seu neto Kanaquian, que começou a tocar também com 12 anos de idade assim como o avô, diz gostar muito da música e dos instrumentos, e provavelmente vai continuar seguindo os passos de seu simpático e talentoso avô por muito tempo.

 

?Gosto mesmo é da verdadeira música gaúcha? Anterior

?Gosto mesmo é da verdadeira música gaúcha?

Música que toca no coração Próximo

Música que toca no coração

Deixe seu comentário