Coral Santa Catarina emociona por onde passa
O Coral Santa Catarina, do município de Otacílio Costa, vem encantando a todos pelas cidades que passa, como aconteceu em sua última apresentação, no Festival de Corais em Alfredo Wagner, na comemoração do aniversário da comunidade de Catuira. O resultado foi que a plateia aplaudiu de pé após as canções exibidas pelo coral otaciliense.
Hedilamar Frutuoso de 65 anos, nascida na cidade de Rio do Sul, conta que veio embora para a Capital da Madeira no ano de 1970. Em 1997 juntamente com sua amiga Gesi Shimith, já falecida, montaram o Coral Santa Catarina, que na época iniciou com 45 coralistas, sendo homens e mulheres.
Ela conta que a primeira professora foi Analígia de Castro, moradora de Lages. A primeira apresentação do grupo foi em 1998 na festa do município.
Dona Hedilamar destaca que desde então o coral não parou mais suas apresentações, por todo o estado e também na região sul do país. “A apresentação que mais marcou e mais emocionou, foi em Nova Trento no Santuário da Madre Paulina, também nos apresentamos no Santuário da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte - São Paulo e ainda este ano, o coral irá promover um encontro de corais em Otacílio Costa”, adianta.
A coralista diz representar o município não tem explicação, ainda mais fazendo o que gosta. Conhecer e interagir com novas pessoas, segundo ela, é maravilhoso. ”Cantar para mim é uma terapia, o canto faz bem para a alma e para a mente”, observou.
Ela reclama que faltam vozes masculinas para o coral que possui hoje 22 integrantes, sendo sete de Lages. As pessoas que tiverem vontade de participar, é só ligar no 3275-2562 ou comparecer nos ensaios todas as quintas-feiras com o maestro Nelso Jacó Bun de Lages que tem 85 anos e segundo ela é apaixonado pela música.
Os ensaios acontecem no salão da igreja Matriz a partir das 19 horas, com ônibus passando por todos os bairros. “As pessoas que tem ocupação são as que mais participam e são lembradas, espero que as pessoas lendo o artigo do coral despertem interesse e nos procure e não fiquem com vergonha. Para entrar no coral não tem idade e nem cor, todos serão bem recebidos pelos coralistas”, destaca.
“Aproveito este espaço para agradecer ao Jornal Correio Otaciliense pela oportunidade que nos dá para divulgar o coral, e também a Fundação Municipal de Cultura, a prefeitura municipal e a todos os coralistas que sem elas não existiria nada”, conclui.


Deixe seu comentário