Antônio Horacildo Andrade Schilischting, popular Tio Hora, residente em Bocaina do Sul, é um verdadeiro apaixonado pela música. Natural da comunidade de Casa de Pedras, município de Painel, Tio Hora, conta que a paixão pela música iniciou quando tinha aproximadamente 20 anos de idade.
Ele lembra que seu pai chegou em casa com uma gaita e disse aos seus 10 filhos, que o primeiro que aprendesse a tocar ficava com a gaita. “Foi onde surgiu meu interesse por tocar gaita, hoje além deste instrumento, toco piano, violão e gaita de oito baixos. Além de compor minhas próprias músicas”, observa.
O músico destaca que é um dos autores da letra do hino do município de Bocaina do Sul, e possui troféus de primeiro lugar de todas as edições do festival local da Mostra do Campo em que participou.
“A música é terapia, é lazer, divertimento, um passatempo saudável e agradável. Ela desperta os sentimentos, está presente na vida do ser humano, é muito difícil imaginar a humanidade sem a música, afinal a mesma é um produto natural do homem”, analisa, relatando ainda que deseja gravar um cd com as letras e melodias de sua autoria.
Atualmente Horacildo cursa licenciatura em música na Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. Com o auxilio de sua esposa Rita Valtes Schilischting ele dá aulas de música na Escola Padre Theodoro Bauschulte, pelo projeto Descobrindo Talentos.
O projeto conta com 60 alunos, entre os períodos da tarde e da manhã, tendo por objetivo resgatar parte da história dos antepassados e trazer para as crianças um conhecimento ligado a um tempo histórico cultural da região.
“A música é uma forma de conhecimento e deve ser respeitada, deve ser oferecida a todo o indivíduo que frequenta a escola, assim como a matemática e as demais matérias. Qualquer aluno pode aprender música independente de dom ou talento, basta ter vontade e acreditar”, ressaltou.
Ele diz que muitos já tocam fluentemente gaita, violão, violino, flauta doce e piano. Uns dos que se destacam são Valfrido Antônio Valter Junior de 9 anos, estudante da quarta série do ensino fundamental, e Mariele Alice Costa, 11 anos.
Valfrido toca violão e canta no coral da igreja, questionado em que ele se espelha como músico para o futuro, o menino responde sorridente que deseja ser igual ao professor Tio Hora. Já Mariele toca gaita perfeitamente, e analisa que deseja ser uma grande musicista, ela toca também piano, violão e flauta doce, além de cantar no coral da igreja Evangélica.
Horacildo se diz satisfeito com o incentivo para as crianças, segundo ele a música é tudo no aprendizado. “A música ajuda na autoestima das crianças, além de diminuir o tempo ocioso, levando para seus pais em casa”, finaliza. Ele observa ainda que nas horas vagas dá aulas particular de gaita e violão, seu telefone para contato é (49) 9139-1032.
Deixe seu comentário