?A cada trabalho, uma sensação diferente?
Assim começa falando o artesão Jovêncio Pereira de Jesus, popular “Araújo”, nascido em Palmeira, morador de Otacílio Costa. Araújo faz um trabalho diferente, e praticamente único na região, trata-se do entalhamento em nó de pinho.
Ele conta que começou há aproximadamente 15 anos, aprendeu sozinho, sem fazer nenhum tipo de curso. “Quando recebemos um dom temos que apenas praticá-lo, claro que um curso seria bom, mas a cidade é pequena e o incentivo ainda é pouco, comecei fazendo uma peça, as pessoas gostaram e começaram a encomendar, então não parei mais”, observa.
Jovêncio é funcionário público na cidade de Palmeira e relata que além de ser apaixonado pela arte, tem nos trabalhos uma renda extra, mas lamenta que em sua região não se consiga viver só da arte. O artesão informa que sua especialidade é imagens sacras, como Nossa Senhora Aparecida, Jesus Cristo, entre outros.
Avaliando ainda que escavar em nó de pinho é muito difícil, pois cada um tem um formato diferente. “A cada novo trabalho, a dificuldade aumenta, o material sempre é diferente, mas eu gosto de desafios, a cada obra concluída me sinto realizado”, destaca, observando que hoje em dia está muito difícil de encontrar nós de pinhos, o que dificulta um pouco a realização dos trabalhos.
Ele analisa que futuramente pretende montar seu próprio atelier. Além de esculpimento em nó de pinho, Araújo também faz pinturas em telas. “Aproveito este espaço para agradecer o apoio da Prefeitura Municipal, que nos sede os espaços em eventos para divulgar os trabalhos, a secretaria de Assistência Social, o apoio do parceiro Valdir Gazarra, e o Jornal Correio Otaciliense que está me dando esta oportunidade”, finaliza.
Os telefones para solicitar as obras do artista são: 3275-1671/8818-5993.


Deixe seu comentário