Cultivo de Plantas Medicinais é tema de curso no Cras de Otacílio Costa |
Alunos da Apae de Otacílio Costa se classificam para etapa estadual
Festival Nossa Arte
Fomentar a inclusão nos eventos de arte. Este é objetivo dos gestores da Apae de Otacílio Costa, com a participação dos alunos da Escola Amigos Para Sempre na quinta-feira, dia 15, da etapa regional do Festival Regional Nossa Arte, em Bom Retiro. Os otacilienses foram classificados para etapa regional do festival, que acontece em Lages, no mês de outubro.
Os alunos da Apae trouxeram, com muito orgulho, títulos para o município. Eles participaram de 5 categorias: a de Cartão de Natal, com o aluno Jonatan Cleiton Perez, que ficou em 3º lugar; de Artes Visuais, alcançando 1º lugar com a obra de arte “O Palhaço”, do aluno Duda, e o 2º lugar, com a obra “A árvore da vida”, da aluna Diomara. Na categoria Literatura prticipou o trabalho “Diário de um Cordel”, da aluna Amanda e, na categoria conjunto da Dança, com os gêneros ‘Dança Popular Brasileira’, na qual foram campeões. Já na modalidade dança de ruaos otacilienses foram desclassificados.
Segundo o diretor da escola, Lucas Erthal, o foco, a partir de agora, são os ensaios para a categoria de dança, que foram campeões, com o estilo de dança popular brasileira do nordeste ‘Carimbó’. “Precisamos manter a essência da categoria que venceu. Não podemos trocar a música e não podemos modificar a dança. Vamos continuar com a música e o que nos propusemos a fazer é melhorar a coreografia, acrescentando novos elementos, novos passos e até mesmo novos participantes, mas o que vamos fazer é focar com o professor coreógrafo, o professor Val, que é coreografo responsável e a professora de artes também responsável, Andressa Coelho. A obra do Palhaço não sofre alterações, ela será guardada e em outubro irá para exposição no festival para competir com as demais na estadual, em Lages. Temos esperança que se classifique para representar o estado, assim como Cordel, que também disputará na categoria literatura e também permanecerá guardada para Lages”, explicou Lucas.
Orgulho
Uma das prioridades da Apae é o bom atendimento e a qualidade dos serviços prestados aos alunos, e dentro do estatuto da escola, existe um item que diz que as prioridades das Apaes é fomentar a inclusão nos eventos de artes. “Além de ser uma atividade onde eles desenvolvem coordenação motora, ritmo e a própria consciência, e vão para disputa em uma atividade classificatória, onde eles poderão vivenciar todas as etapas, desde vitória a derrota, eles aprendem a lidar, também, com a frustração, então nosso objetivo é oferecer aos alunos essa oportunidade, que oferece melhorias na qualidade de vida e, consequentemente, melhora a autoestima, pois eles regressam felizes e animados, porque ali é desenvolvido o potencial”, falou o diretor.
A equipe que foi para Bom Retiro foi liderada pela professora de artes, Andressa e um dos professores de educação física, o professor Val, que também foi o coreógrafo da dança. A partir da etapa de Lages, a Apae de Otacílio Costa pode se classificar para disputar a etapa nacional, que vai acontecer em julho de 2024, em Joinville.
Para a direção e professores da escola, o sentimento de ver os alunos participando é de orgulho e motivação. Lucas, que está há 23 anos a frente da Apae, comentou que nunca deixou de participar com os alunos de um festival de artes, de uma olimpíada, evento esportivo ou evento cultural, pois enquanto gestores, fomentam, mesmo na dificuldade, a inclusão deles na sociedade.
“Nós nos colocamos à disposição, colocando nossos currículos e nossos saberes à disposição da instituição, para fomentar a qualidade de vida dos alunos, o desenvolvimento deles e quando participamos desses eventos, principalmente como campeões, percebemos que o caminho da educação especial é um caminho tortuoso pois têm muitos obstáculos. A diretoria executiva da Apae, através da dona Eli Lins, que é quem fomenta tudo isso e consegue levantar recursos para financiar todo tipo de situação, então os alunos realizam o que são determinados a fazer, mas se não fossem as ações da diretoria executiva não seria possível. A nossa diretoria era a única que estava presente, então isso nos motiva porque eles estão sempre presentes, fazendo acontecer”, finalizou o diretor.
Deixe seu comentário