Novembro terá quatro feriados em Otacílio Costa
O governo federal divulgou, no início do ano, os dias de feriados nacionais e pontos facultativos para o ano de 2024. E, novembro passou a contar com três feridos nacionais. Porém, em Otacílio Costa, serão quatro, devido ao dia 25 de novembro ser Dia da Padroeira do município.
Além deste, dia 2 de novembro, foi feriado nacional de Finados, Dia 15 (sexta-feira) da Proclamação da República e dia 20 (quarta-feira), Dia Nacional da Consciência Negra, novo feriado decretado pelo presidente Lula.
Os quatro feriados, neste mês, preocupam o comércio local em relação à economia, pois serão quatro dias de portas fechadas. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Otacílio Costa discute com os associados a possibilidade de algum destes feriados serem abertos, mas como é feriado nacional, é pago 100% de hora extra aos colaboradores, e ficará a critério de cada comércio decidir se abre seu estabelecimento ou não.
O próximo feriado será no Natal, dia 25 de dezembro, já os pontos facultativos decretados pelo presidente Lula são nos dias 24 de dezembro, véspera do Natal (ponto facultativo após as 14 horas) e 31 de dezembro, véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas).
Dia da Consciência Negra_ O presidente Lula tornou feriado nacional o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, em homenagem à data de morte da liderança negra Zumbi dos Palmares. Até então, a data era feriado em seis estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo - e em mais de 1,2 mil cidades, decretado em leis municipais e estaduais.
Economia
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) calcula que os feriados em dias úteis favorecem alguns setores da economia, como o turismo, mas geram prejuízos ao comércio, devido à queda no nível de atividade e elevação dos custos de operação, por exemplo, com o pagamento de horas extras aos trabalhadores.
A entidade estima que, com mais dias úteis, em 2024, as perdas do comércio com os feriados serão um pouco menores, na comparação com 2023. O cálculo médio da CNC é de que cada feriado em dias úteis tenha gerado o prejuízo de R$ 3,22 bilhões ao varejo nacional, em 2023.
Fonte: Agência Brasil
Deixe seu comentário