logo RCN
Imagem principal

Klabin promove oficinas de compras públicas da agricultura familiar em Santa Catarina

  • - Representantes participam do 1º Ciclo de Compras Públicas da Agricultura Familiar

O evento é uma realização do Programa Klabin Transforma - Matas Sociais, em parceria com Sebrae, Apremavi, Epagri e Prefeituras Municipais

A Klabin realizou na Serra Catarinense o 1º Ciclo de Oficinas para discutir os desafios e oportunidades das Compras Públicas da Agricultura Familiar, por meio do Programa Klabin Transforma – Matas Sociais, em parceria com Sebrae e Apremavi, e apoio da Epagri e das prefeituras municipais.

As oficinas reuniram 100 representantes e foram realizadas em Otacílio Costa – que recebeu também a presença de profissionais de Palmeira –, em Correia Pinto – que contou com visitantes de Ponte Alta –, e em Lages. Foram convidados prefeitos e vice-prefeitos; secretários de administração, de planejamento, agricultura, educação e assistência social; representantes da área jurídica; nutricionistas e merendeiras; dirigentes de cooperativas e associações da agricultura familiar e representantes dos Conselhos de Alimentação Escolar Municipais.

Os participantes esclareceram suas dúvidas sobre os processos de Compras da Agricultura Familiar e receberam orientações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Os municípios elencaram seus desafios e oportunidades para uma melhor comunicação e elaboração dos editais de compra. O evento possibilitou ampliar a visão do que é necessário para promover a agricultura familiar, a qualidade de vida e a sustentabilidade”, conta Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.

Para Alisson de Jesus, presidente da Agrilages (Associação de Agricultores Familiares de Lages), a oficina aumenta o interesse do poder público, da iniciativa privada e de demais pessoas no desenvolvimento da agricultura familiar. “São de extrema relevância os eventos desta linha, para o aumento do interesse da agricultura familiar na nossa região. O foco neste trabalho representa as possibilidades de expansão dos programas, melhorando as atividades na base agrícola, e juntamente na alimentação que é a destinação final, agregando muito nos municípios que são beneficiados”, comenta.

A engenheira agrônoma da Prefeitura de Lages, Josie Moraes Mota, incentiva a realização de mais oficinas ao longo do próximo ano. “O encontro é um momento importante, porque possibilita a discussão dos problemas que são enfrentados tanto pelos produtores rurais como também pelos proponentes dos programas institucionais. Esta discussão leva à reflexão e à busca de ações conjuntas que visem melhorar o processo tanto para as pessoas que compram quanto para as pessoas que vendem”, esclarece Mota.



Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente em Santa Catarina, gera mais de 6.800 empregos (diretos e indiretos). A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas de diferentes idades, entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 123 mil hectares, sendo 67 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a Companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, “Matas Legais”, “Klabin Caiubi”, “Protetores Ambientais” e “Programa de Certificação de Fornecedores de Madeira”.

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.



Assessoria de Imprensa – Klabin

In Press Porter Novelli


Muitas ações foram realizadas durante o mês de outubro no Grupo de Idosos do CRAS de Otacílio Costa Anterior

Muitas ações foram realizadas durante o mês de outubro no Grupo de Idosos do CRAS de Otacílio Costa

Klabin lança tour virtual por suas operações Próximo

Klabin lança tour virtual por suas operações

Deixe seu comentário