logo RCN

Família Berto: a história de uma jornada rumo ao conhecimento e à formação dos filhos

Casal superou as dificuldades e, dos três filhos, formaram dois médicos e um Engenheiro.

Poucas coisas deixariam os pais mais orgulhosos do que participar da formatura de um filho. Imagine estar na formatura de três. Essa é a realidade do casal Bernardino Berto, 65 anos, e Eleny da Silva Berto, 63, que superaram as barreiras do tempo e da vida para realizar o sonho de dar aos três filhos do casal, Josiani, Fernando e Murilo, o que não puder ter para si: uma boa formação nos estudos.

Nascido no interior de Petrolândia, de onde saiu para adotar Otacílio Costa como cidade há 42 anos, Bernardino contou que até tinha pensamento de estudar, mas o trabalho tomava todo seu tempo. "Eu tive uma oportunidade e peguei na fábrica, que hoje é a Klabin. Fiz vários cursos mas acabou que o trabalho tomava muito tempo, e os estudos oficiais acabaram ficando pra trás", afirmou. Ele cursou até a sétima série.

Dona Eleny Berto, que trabalhava na roça com o pai, plantador de fumo, só conseguiu frequentar a escola até o terceiro ano. Com 16 anos ela já havia se casado quando se mudaram pra Otacílio. "Com o tempo ele montou a oficina de bibicleta e eu trabalhava em casa e cuidava dos negócios da família, já que ele tinha o trabalho na fábrica", relembra.

Planejamento familiar e determinação foram o segredo

Lançando seu olhar de volta ao passado, Bernardino conta que foi a partir das próprias experiências que decidiu priorizar a educação dos filhos. "Eu fiz muitos cursos, mas passei por muita dificuldade e apanhei muito na minha vida, principalmente depois da informática e de toda essa modernidade que chegou, por isso decidi deixar esse legado para meus filhos", contou, emocionado.

Contudo, só a vontade não seria suficiente e, então, ele expôs o segredo que permitiu à família conseguir a façanha: o planejamento familiar. "Decidimos ter filhos em intervalos de dez anos, para que quando chegasse a época da faculdade, poderíamos arcar com a de um deles, e o irmão poderia ajudar", afirmou. E assim foi, primeiro com Josiani Berto, a filha mais velha do casal, médica, depois com Fernando, Engenheiro e, finalmente, com Murilo Berto, que está se formando em medicina pela Uniplac.

No caso de Murilo, ele herdou mas do que o gosto pelos estudos dos pais e irmãos. De Josiani, ele herdou a vocação para a medicina. "A vocação veio da minha irmã, sem dúvida, que sempre me incentivou a fazer medicina. Ela me incentivou a ir pra esse lado. Com relação aos estudos eles [os pais] sempre me influenciaram sobre a importância do estudo", conta.

A história da família Berto ensina que, com planejamento e foco, é possível superar dificuldades e alcançar sonhos que produzem orgulho. "Você não imagina o orgulho que eu tenho, de sair de onde saí e ter esses meus filhos que nunca me deram problema. Sou muito grato pelos filhos que temos, e por Deus ter me dado condições de dar a eles os seus estudos", finalizou um emocionado Bernardino e a esposa, Eleny.


Anterior

Conheça o palmeirense Volni Jerônimo Pereira, o compositor que é um fera

Próximo

Mestre da eletricidade, João Souza chegou a Otacílio Costa antes da própria cidade

Deixe seu comentário