Imagem principal

Quem administrará Otacílio com Tio Ligas?

Prefeito Tio Ligas tem na cabeça como será a futura equipe do colegiado. Mas ele não abre qualquer informação, ainda. Mantém a estratégia traçada lá no pós-eleição. "Vamos formatar a equipe depois da definição da mesa diretora da Câmara". Nesta semana, no contato com Tio Ligas, ele apontou que "a nova equipe ainda está sendo formada". E resumiu informando que "não temos nenhum nome acertado ainda".

Se oficial e publicamente não há nomes, nos bastidores se comenta de tudo. É dado como certo (e isso não foi dito pelo prefeito reeleito) que um vereador da futura base de Tio Ligas deve ser chamado para o colegiado. Talvez até mais de um. Isso acontecendo, o primeiro suplente para o legislativo é o vereador Irmão (Vanderlei de Liz) que não obteve a reeleição.

E depois do vereador Irmão (PP), aparecem na sequência da suplência da coligação que reelegeu Tio Ligas três vereadores do PDT, a sigla pela qual o prefeito se elegeu pela primeira vez. Charles Chaves e os vereadores que não conseguiram se reeleger Sebastião Pires e Fernando Belau, formam o trio que ficou no lado de fora da lista de eleitos.

Essa murchada do PDT nas urnas foi consequência do processo eleitoral, ou seja, não existem culpados. Mas Tio Ligas prestigiar os companheiros da ex-sigla seria um gesto de lealmente e grandiosidade por parte do prefeito reeleito.

 
AINDA O COLEGIADO - Embora Tio Ligas e o vereador Fernando Souza não toquem no assunto, um dos nomes vistos com simpatia para o colegiado é do vereador eleito pelo PSDB. Estaria sendo cotado para a Secretaria da Saúde. Ele já foi Gerente de Transporte, tendo começado na área como agente comunitário, depois agente de saúde, técnico em vigilância sanitária, fiscal sanitarista e gerente da Vigilância Sanitária. Ou seja, de Saúde o vereador eleito entende bastante. Se irá integrar ou não o colegiado, deixando a função na Câmara, somente saberemos neste mês de dezembro.

unnamed (1).jpg

Vereador eleito Fernando Souza (PSDB) que pode integrar o colegiado de Tio Ligas

 
NÚMEROS PREOCUPANTES - Não é bom o cenário da mortalidade infantil em Otacílio Costa e Bocaina. Nesse último município, morrem em média 18,9 crianças para cada 1.000 nascidos vivos. Em Otacílio o índice é 20,8. Palmeira não forneceu dados à Secretaria de Estado da Saúde. Para evidenciar que os índices são altos, na Serra Catarinense são 17 óbitos de crianças para cada 1.000 nascidas vivas. E esse índice ainda é alto na região porque a média em SC é de 10,1 crianças que perecem para cada mil nascidas vivas. Acesso tardio ao pré-natal e elevado números de cesarianas são apontados como fatores responsáveis pelos elevados índices. Os dados são de 2014!

 
OPERAÇÃO PRESENÇA - Prefeito reeleito Luiz Schmuller (PMDB) não perdeu tempo em Brasília. Na agenda rápida tentando raspar o tacho de emendas e convênios para Bocaina, ele se apegou a lideranças peemedebistas para ajudá-lo na empreitada. Ouviu de Dário Berger a garantia de que, aquilo que estiver ao alcance do Senador será feito para ajudar Bocaina. 

unnamed.jpg

Dário Berger recebeu Luiz Schmuller no DF

 
COM O FUTURO... - Embora o prefeito reeleito Udo Döhler tenha passado a ser um Plano B do PMDB para a majoritária de 2018, o Plano A ainda é o deputado federal Mauro Mariani. Por causa disso, o líder peemedebista não poupa bom tratamento a prefeitos que o visitam em Brasília. Mariani, na prosa com o prefeito Luiz Schmuller, disse que há um esforço muito grande das lideranças do partido para que pleitos aqui do Estado encontrem eco e resultados no Governo Temer. "É um momento de crise, mas estamos encaixando pleitos para ajudar a população", apontou o parlamentar, dando esperanças a Luiz Schmuller que Bocaina do Sul não será esquecida em termos de apoio federal. Que assim seja!

unnamed (2).jpg

Mauro Mariani na prosa com Luiz Schmuller com foco em 2018

 
EQUIPE - Para tocar o período de recebimento e análise de informações, além da própria prefeita eleita, Fernanda Córdova chamou para lhe ajudar na transição em Palmeira, Odair José Albano de Souza e Mônica Heliza Schappo. Odair é servidor que se dedicará a colaborar na coleta de dados. E tanto ele quanto Mônica devem integrar a futura equipe de Fernanda e Masselai.

unnamed (3).jpg

Eleitos da Palmeira que acompanham os dados da transição para planejar a futura administração

 
HERANÇA - Prefeita eleita da Palmeira já sabe que terá uma herança pela frente para administrar. Trata-se da defasagem salarial não atendida pela reposição prevista em lei todos os anos aos servidores municipais. Isso pode representar até 30% de atualização dos salários. Não se trata de aumento, mas de simples recomposição decorrente das pernas da inflação. Os servidores têm direito e podem cobrar isso até na Justiça. Aquele 1% de reposição concedida pelo prefeito Durica deixou o abacaxi para a futura gestão descascar!

 
AINDA PALMEIRA - Para se ter ideia de como resolver essa questão da reposição, o prefeito deve primeiro atender os servidores efetivos. E se sobrar dinheiro (até o limite de 54% da receita líquida para a folha), pode contratar comissionados. Do contrário terá que trabalhar preferencialmente com os efetivos. Ou seja, prefeito nenhum pode usar como argumento que não dá reposição salarial (que não é reajuste a mais, mas simples correção inflacionária) por causa de gastos elevados com a folha. Para tanto basta cortar comissionados e atender os efetivos. 

 
MAIS PALMEIRA - Para piorar esse quadro de gastos com servidores na Palmeira, a atual administração estaria contratando servidores que passaram em concurso ou processo seletivo. Observe-se que não é um gesto contrário à lei. É apenas contrário ao bom senso. Se não atendeu os efetivos com a reposição devida por falta de dinheiro, não faria sentido agora trazer mais servidores para o quadro. 

 
OTACÍLIO E PALMEIRA - Cerca de 700 produtores rurais de Otacílio Costa e Palmeira receberão documentos para regularização fundiária. Com isso, os agricultores podem regularizar e escriturar os imóveis rurais, a partir de articulação do próprio Governo do Estado. Solenidade estava programada para a quarta-feira, 30, no ginásio Nelson Melo de Liz, aqui em Otacílio. Governador Colombo confirmara a presença, mas a tragédia com o time da Chapecoense acabou alterando a agenda.

unnamed (4).jpg

Registro de arquivo de uma das passagens de Colombo por Otacílio no começo do ano

 
MORTE DE CÃES - Tenho dois cães. São integrantes da família. Assim, quando vemos atos como esse no bairro Pinheiros aqui em Otacílio, da matança de animais, provavelmente envenenados, não tem como deixar de se revoltar. E a gente sabe que o bandido que comete esses atos passará impune pela leio dos homens. Mas quando morrer, a punição não lhes faltará. O inferno será pouco para esse tipo de mente doentia!

Edição 326 Anterior

Edição 326

Sobre a transição na Palmeira Próximo

Sobre a transição na Palmeira

Deixe seu comentário

Outras