Edição 168 - 05/09

 Tio Liga não quer nada sem resposta

(Foto Tio Liga) “Como líder do grupo que administra Otacílio Costa, tenho dever de me manifestar. Do contrário, aquilo que não é verdadeiro prevalece como verdade. E isso não pode acontecer”. Disse-me o prefeito Luiz Carlos Xavier, o Tio Liga, a respeito de manifestações de peemedebistas durante reunião realizada em agosto no município de Otacílio Costa. Acompanhamos a conversa, com a presença dos deputados Aldo Schneider (Estadual) e Peninha (Federal) e reproduzimos numa das colunas de agosto. O prefeito de Otacílio Costa pede a palavra e se posiciona sobre as declarações:

 (Foto) Altamir Paes – “A saúde em Otacílio Costa despencou. A dívida do hospital dobrou em oito meses passando de R$ 500 mil para R$1.180.000,00. Ofereceram à comunidade uma coisa que não podem dar”.

Tio Liga – Este ano os atendimentos nos postos de saúde aumentaram. Há um número maior de pessoas sendo atendidas nas unidades de saúde hoje que a média dos últimos quatro anos. Aumentou também o número de exames laboratoriais oferecidos à população (SADIL). Aumentou o número de encaminhamentos para cirurgias e o número de atendimentos com resolutividade no hospital. Os dados apontam exatamente o contrário da declaração da oposição.

Em relação à dívida do hospital Santa Clara, tenho declarado que ninguém pode afirmar com exatidão qual é o valor. Os números são imprecisos e houve o lançamento de dívidas do passado em 2013. A atual Administração Municipal e a atual Diretoria do Hospital que assumiu em 09/07/2013 são os maiores interessados em buscar respostas às seguintes indagações: Qual a real dívida? De quando é a dívida? Para quem se deve?

Estamos tão interessados e preocupados que estamos contratando uma empresa para fazer uma auditoria das contas dos últimos 15 anos no hospital. Um dos primeiros estudos que pediremos é saber qual o valor mensal que saiu da Prefeitura nos últimos 15 anos e qual o valor mensal que ingressou no Hospital. Somente com base em uma auditoria saberemos o real valor da dívida. Serão levantados, inclusive os anos em que o ex-prefeito comandou o município.

E dizemos mais. A dívida do Hospital Santa Clara poderia ser menor se nos últimos quatro anos a Prefeitura tivesse repassado o valor efetivo acordado para o hospital. Na hipótese de a dívida ter aumentado nesses últimos oito meses, conforme o ex-prefeito se referiu, ele também tem participação no aumento, haja a vista que era vice-presidente do hospital até a data de 09/07/2013. 

 (Foto) Milton Matias - “A perda da Prefeitura pelo PMDB foi um acidente, fruto de diversas falhas”.

Tio Liga – Não acredito em acidente de percurso e sim em competência e trabalho. Trabalhamos muito para ganhar as eleições e o povo escolheu a coligação que julgava ser a mais organizada e competente.

 (Foto) João Souza - “Levamos 20 anos para tirar essa gente da Prefeitura. Ficamos 12 anos e transformamos a cidade”.

Tio Liga – Reconheço o que foi feito de bom nos últimos 12 anos e muitas coisas estamos dando continuidade e trabalhando para melhorar cada vez mais. Entretanto, esse cidadão não pode achar que o município tem só 12 anos. Ele deve respeitar todas as administrações que antecederam a do seu partido, pois cada administração ao seu modo, pode ter dado sua contribuição para que o município chegasse aos 31 anos de existência. Quero deixar a minha manifestação de repúdio, principalmente quando ele se refere “a essa gente”. As pessoas têm nome, endereço e devem ser respeitadas. Quando alguém quer respeito primeiro deve dar o respeito.

 (Foto) Denilson Padilha – “Quem prometeu terreno no céu de esquina, tem uma dívida grande com a população. É preferível perder uma eleição que ganhar com mentiras”.

Tio Liga – Quem tem uma dívida grande com a população otaciliense é o ex-prefeito, afinal de contas, ou melhor, ao final de sua gestão, deixou uma grande dívida vencida que quem vai ter que pagar é a população. Foi muito irresponsável para com o município e como sempre fez continua arranjando justificativas para a derrota e para o seu insucesso.

CASSARAM OS HOMENS – Recomendam-se a otacilienses, bocainenses e demais ‘enses’ destes recantos que se dê uma lida na sentença do juiz Joarez Rush que cassou os mandatos do prefeito Ivonir Fernandes, vice Jorge Peterle e do presidente da Câmara, Vildemar Mattos, todos de Anita Garibaldi. O motivo foi compra de votos. O processo detalha uma prática corriqueira nos municípios, mas que, devidamente provada, tirou os mandatos dos viventes. É exemplo daquilo que não se deve fazer porque a justiça está cada vez mais atenta. E nem está tardando para tirar o mandato dos acusados!

POLACO NO PSB – Agora é oficial. Pelo menos é para ser. Polaco está devidamente filiado no PSB para concorrer a deputado estadual. Ele se misturou às lideranças que foram à Floripa recepcionar o presidenciável da sigla, Eduardo Campos. Vereador Marião é um dos mais entusiasmados com a ideia de eleger Polaco para quem pretende garimpar pelo menos 5 mil votos em Lages.

Legenda: Vereador Marião (PSB) aqui com Coruja (PPS) na recepção a Eduardo Campos

IDOSOS – Vereador Robson Medeiros está solicitando à administração municipal, articulação no sentido de criar uma Casa de Apoio para idosos. Justifica que o hospital Santa Clara não tem condições e nem capacidade para abrigar pessoas por um longo período. O vereador entende que com uma estrutura assim, as pessoas terão mais cuidado e atenção, mas alerta: “Queremos uma Casa de Apoio e não um asilo”.

Legenda: Vereador Robson e um foco pertinente em Otacílio Costa

PALMEIRA – Depois de algumas prospecções o prefeito Durica e o Secretário de Indústria e Comércio, Denilson Padilha, comemoram a viabilização da primeira empresa para gerar empregos no município. Empresário Antônio Sutil, que tem uma grande empresa em Pouso Redondo, irá instalar unidade em Palmeira, produzindo uniformes escolares e para empresas. É a primeira empresa têxtil a chegar à Palmeira.

Legenda: Uma conversa em meados de agosto discutiu detalhes da vinda da empresa para o município

OS CHEQUES I – Não deu para entender direito o que aconteceu, mas acabaram chegando cheques errados nas mãos dos servidores de Palmeira dia 30 de agosto. Foi uma correria para corrigir o equívoco.

OS CHEQUES II – Prefeito Durica precisa modernizar a coisa. Ao invés de ficar assinando cheque para servidor, deve criar um sistema para pagamento em conta bancária. E inclusive articular para alguma instituição bancária se interessar em abrir uma portinha em Palmeira. Isso não fará concorrência com a sua lotérica.

BOCAINA I – Prefeito Schmuler acompanhado do vereador Macarena fizeram questão de mostrar ao empresário Paulo Mattos, interessado em investir no município, como está a obra de melhorias do distrito industrial de Bocaina. Situado às margens da BR-282, o espaço está à disposição daqueles interessados em instalar empresas no município.

BOCAINA II – Schmuler aproveitou para dar uma indireta aos colegas da Amures ao dizer que”ao invés de ficar reclamando da queda do FPM, prefere investir para tentar gerar empregos.”

Legenda: Schmuler e um recado enquanto visita a obra do Distrito Industrial

TAXA ASSUME – Ele obteve 250 votos na eleição passada em Otacílio Costa. Não se elegeu, mas chegou perto. Num gesto de prestigiamento de suplentes, o vereador Israel Anhaia (PT) se licenciou e Wilmar Barbosa, o Taxa do PRB, assumiu na Câmara. Que o gesto sirva de exemplo para outras coligações.

Legenda: Vereador suplente Wilmar, o Taxa, assume

URUCUBACA EM LAGES – De domingo para segunda-feira um sequestro a três gerentes do Banco do Brasil do Coral mobilizou a polícia de SC. Três foram presos e os reféns liberados sem nenhum ferimento, exceto o trauma do episódio. Na terça-feira, numa colisão entre um Pálio e uma Kombi da PM, foi a óbito o Cabo Marco, que atuava na corporação em Lages. Comecinho de setembro macabro na cidade.

Legenda: Kombi da PM numa colisão morro acima e a morte de um policial

TEM PROTESTO AÍ? – Sábado, sete de setembro, é dia de protesto no Brasil inteiro. Em Lages o povo vai às ruas a partir das 4 da tarde. Em Otacílio Costa tem protesto ou não há motivos para sair às ruas?

 

Anterior

Edição 169 - 12/09

Próximo

Edição 167 - 29/08

Deixe seu comentário

Outras