Edição 167 - 29/08

FPM murcha e acende alerta na Amures
O que é sinal de alerta? E o que é desespero? Carece ter bem claro essas situações em relação a crise decorrente da queda do FPM que as prefeituras enfrentam. Otacílio Costa convive, por exemplo, com um sinal de alerta. O repasse do Fundo de Participação diminuiu e a projeção de receita para este ano deverá repetir valores de 2012. Então, o caminho é desacelerar gastos. É o que está fazendo a Prefeitura de Otacílio Costa.
O prefeito Tio Ligas relata que ele não se ilude até com base naquilo que aprendeu na Faculdade. “Colocamos percentual de repasse da Câmara, projeção do 13.º salário, férias e a folha normal. E precisamos fechar tudo isso dentro dos índices previstos na Lei de Responsabilidade. No primeiro semestre fechamos a contento. E estamos acompanhando a evolução dos dados para fecharmos bem também o ano todo”, relata o prefeito otaciliense.
Embora tenha assinado decreto cortando horas extras e algumas gratificações que, somadas significam uns R$ 20 mil a menos na folha, Tio Ligas é otimista. Explica que o fato de já ter dado o reajuste ao funcionalismo (ao contrário dos colegas da Amures) e o impacto disso estar administrado, torna menos complicada a situação em relação a outros municípios.
 
 
TURNO ÚNICO – Está sendo avaliada a hipótese da prefeitura de Otacílio Costa trabalhar em turno único, no período da tarde. A ideia não recebe muita simpatia do prefeito Tio Ligas. Mas ele admite que se houver necessidade serão tomadas medidas do gênero, inclusive e se for necessário, até demissões de comissionados. “Mas não estamos pensando nisso agora”.
 
 
FECHAR POR 48 HORAS? – É o que sugere o presidente da Amures, prefeito Padre Edilson, caso o FPM continue despencando. Diz que a ideia seria fechar as prefeituras por dois dias em sinal de protesto. Carece cuidado porque quem perderia com isso seria a comunidade que, por sinal, não tem culpa nenhuma com o vai e vem do FPM.
 
 
FERROVIA DO FRANGO – Presidente da Amures, padre Edilson, cumpre agenda em Brasília. Em nome de todos os prefeitos da Serra tenta ajudar na pressão para que a Ferrovia do Frango passe pela Serra e, por tabela, por Otacílio Costa e Correia Pinto. Tenho lá minhas dúvidas se essa obra sai, independente de onde seja o traçado.
 
 
AJUDA FEDERAL – Otacílio Costa era para receber quase R$ 200 mil de reforço do FPM através de um socorro prometido pela Presidente Dilma. O dinheiro era para ter entrado em agosto no cofre. Agora ficou para 15 de setembro. “A gente sabe que esse dinheiro virá. Mas não tem certeza de quando”, aponta Tio Ligas.
 
 
PERIMETRAL – SDR chegou a fazer contato com a prefeitura sobre a ideia de inaugurar a perimetral (ligando a SC-114 ao bairro Igaras). A intenção seria inaugurar na quarta, dia 28, já que era uma obra para ser entregue em agosto. Mas porque faltavam alguns, a inauguração deve acontecer dia 14 de setembro.
 
 
OUTRA INAUGURAÇÃO – Além da perimetral a ser inaugurada em 14 de setembro (obra executada pela Klabin com compensação de ICMS e, portanto, recursos indiretos do Estado), prefeito Tio Ligas quer inaugurar ainda em setembro o posto de saúde do bairro Igaras. Essa obra é feita com recursos federais, através de uma emenda do deputado Celso Maldaner.
 
 
COM OS TUCANOS – Senador Paulo Bauer cumpriu agenda na Serra. Ele vem articulando sua candidatura ao governo de Santa Catarina. Um pouco para que o catarinense tenha uma via diferente e outro pouco para fazer palanque a Aécio Neves. Silvano Cardoso, que toca a área da Saúde em Otacílio Costa, onde também é vice-prefeito, tem se misturado às discussões. Silvano será um dos articuladores do projeto de Bauer na Serra.
 
 
DE BOCAINA – Quem também deu o ar da graça no evento com o Senador Bauer foi o ex-prefeito Flávio da Bocaina. Assim, o eleitorado bocainense poderá estar dividido ano que vem. Enquanto a ex-prefeita Marta Goss trabalhará para Colombo, Osni Flávio de Oliveira puxará votos para os tucanos.
 
 
IPTU DE BOCAINA – Embora não seja uma arrecadação tão expressiva (nem a de Lages é), Bocaina do Sul tenta com o IPTU mais recursos para folgar o caixa. Até 13 de setembro os bocainenses podem pagar o imposto com 20% de descontos. Ou parcelar em quatro vezes.
 
 
AS CAUSAS DO PMDB – Quando da prosa de peemedebistas em Otacílio, o presidente da sigla, o conhecido Repolho resumiu a razão do PMDB ter perdido a eleição de 2012: “Houve comodismo. A atuação foi administrativa e não política. Faltou até preencher a quantidade de candidatos a vereador. Mas é lição para que a gente corrija isso nas próximas disputas”. Essas análises são importantes porque permitem corrigir rumos.
 
 
MAGISTÉRIO I – Otacílio Costa paga o piso nacional aos professores contratados. E aos efetivos paga o piso e mais 33% pela efetividade. Ocorre que o Ministério Público tem insistido para a realização de concurso. Significa que ao deixarem de ser contratados e passarem a efetivos, cerca de 150 professores ganharão mais 33% sobre seus vencimentos.
 
 
MAGISTÉRIO II – É esse acréscimo de 33% no salário de 150 profissionais que causa dor de cabeça ao prefeito Tio Ligas. “Sou favorável à efetivação através de concurso. Mas isso deve ocorrer quando tivermos fôlego financeiro. Agora não tem condições. E vamos tentar argumentar com a Promotoria, mostrando os dados e a realidade”, cita o prefeito.
 
 
QUATRO DE SETEMBRO – Imprensa da Serra noticia que um dos portais que acompanham o caso do juiz Fernando Cordioli de Otacílio Costa prevê para 4 de setembro um desfecho da situação. Esse desfecho seria a reintegração dele ao cargo ou outra providência que a gente não faz ideia. Torcemos para que Cordioli retorne à peleia na magistratura!

 

POR TODA OTACÍLIO – Presidente Wanderlei de Liz, o Irmão mantém o ritmo de sessões itinerantes da Câmara. No mês de agosto a prosa foi nas dependências do SINPOC e neste dia 19 no bairro Novo Mundo. É a tese de levar a Câmara onde o povo está. 

Anterior

Edição 168 - 05/09

Próximo

Edição - 166 - 22/08

Deixe seu comentário

Outras