15 de Setembro de 2016
Chega à polícia a campanha da Palmeira
Dado o alerta em Florianópolis para a área de inteligência da Segurança Pública reforçar atenção ao município de Palmeira. Assim como em outras cidades, o acirramento da campanha resulta em episódios que podem ser prevenidos. O sinal vermelho veio dos acontecimentos no final de semana. A agressão covarde contra um militante e colisões estranhas contra veículos da campanha da candidata Fernanda Córdova (PR). Intenção é deixar claro que porque é mulher, a concorrente não pode se sentir ameaçada e nem intimidada. Não existe espaço na sociedade atual para esse tipo de acontecimento. Há cuidado para não apontar este ou aquele grupo como causadores de comportamentos. Mas o que a candidata não pode é estar sendo seguida por pessoas e veículos desconhecidos, num comportamento claro de tentativa de intimidação.
A ocorrência relacionada à violência psicológica contra a candidata em Palmeira chegou à Polícia Civil, em registros feitos na Central em Lages. De lá o assunto mereceu atenção. O mais estranho disso é o fato da campanha em Palmeira estar bonita, bem disputada, indefinida. Há um trabalho feito pelo atual prefeito, Durica e propostas acenando alternância pela concorrente do peemedebista. Assim, os próprios líderes partidários precisam estar atentos, liderando seus grupos, numa campanha que não descambe para a violência. Até porque, dentro de pouco mais de duas semanas a campanha termina, a eleição é realizada e a vida continua. Os derrotados ficarão curando as feridas e os vencedores terão a missão de comandar o município por quatro anos. Civilidade e respeito. É a única coisa que se pede. Quer seja em Palmeira ou em qualquer município onde há disputa, até porque, está todo mundo de olho!
UMA NOTA DA PALMEIRA - Na base do 'me inclua fora dessa' a coligação Honestidade e Seriedade em 1.º Lugar voltou a emitir nota, agora se reportando a confrontos pessoais e agressões físicas registrados em Palmeira. A nota diz que "pautamos nossos atos pela ética, responsabilidade e transparência. E repudiamos todo e qualquer tipo de violência". O texto diz que a coligação baseia a campanha somente em propostas. "Repudiamos todo tipo de manifestação que fira moralmente qualquer cidadão palmeirense, independente de posição política, respeitamos a democracia de cada cidadão por isso somos contra a esses atos, ou qualquer outra distinção, em redes sociais, pessoalmente em cartas anônimas, o que condenamos veemente". Assinada por José Adilson Rodrigues de Lima, a referida nota aponta que qualquer episódio que tente ligar atos a coligação de Durica e Rui, deve ser informado à coordenação para as providências cabíveis perante os órgãos fiscalizadores. É um posicionamento que dá certa tranquilidade, numa evidência de que não há qualquer ameaça aos candidatos de oposição. Que assim seja!
E A CAMPANHA FERVE - Dois comícios marcaram o inicio da campanha da coligação de Durica e Rui Andrade. O primeiro foi na comunidade de Cerro Alto e o segundo em São Sebastião do Canoas. Todos os candidatos a vereadores, além de prefeito e vice apresentaram propostas e sugestões de trabalho para os próximos quatro anos de administração. Em palanque, todos defenderam o atual modelo de administração, com segurança, responsabilidade e respeito aos cidadãos palmeirenses. Durica, em tom emocionado, agradeceu a todos. "Somos todos companheiros de um mesmo time, aqui existem pessoas de caráter e de responsabilidade, que querem ver Palmeira ainda melhor".

MAIS PALMEIRA - E numa evidência do equilíbrio na disputa em Palmeira, Fernanda Córdova e Sandro Masselai foram para o trecho. Onde fazem reuniões, uma verdadeira onda azul se integra para ouvir os dois vereadores que almejam administrar Palmeira. A proposta de mudança defendida por ambas e o apoio dos dois ex-prefeitos do município (Toninho Sorly de Souza e Osni Francisco de Souza) se constituem reforço na disputa. Razão para apontar que a corrida eleitoral está indefinida com Fernanda levando vantagem na disputa em determinada área e Durica se mantendo como favorito em outra.

DENILSON I - "Ainda bem que são um bando de orelha seca esses vereadores". Manifestação de um cidadão otaciliense sobre a decisão judicial que anulou a sessão da Câmara de Vereadores que, no dia 22 de agosto, assim de forma aloprada, rejeitou as contas de 2012, quando Denilson Padilha era prefeito. Os vereadores haviam rejeitado as contas anteriormente, mas por falta de contraditório e a ampla defesa, a votação foi anulada. Tratou-se de realizar uma nova votação, mas sem respeitar os requisitos previstos na lei. E os vereadores (que deveriam entender de lei) acabaram cometendo os pecados que resultaram na nova anulação.
DENILSON II - Outro cidadão comentou na rede social do peemedebista: "O Judiciário comprovando a perseguição política que você vem sofrendo e agindo para conter os excessos cometidos". De fato, a partir da defesa feita pelo advogado Tiago Silvestrin Matias, a juíza Mônica do Rego Barros Grisólia Mendes, titular da Comarca de Otacílio Costa, foi enfática:"Fazendo uso do poder geral de cautela conferido ao magistrado, advirto a Câmara de Vereadores, todos os vereadores e respectiva assessoria jurídica que a repetição de tais erros, às pressas e durante o período eleitoral, importará na remessa de cópia integral dos autos ao Ministério Público para apuração de eventuais atos de improbidade, notadamente porque se verifica, em tese, um afã dos senhores edis em tão somente impedir a candidatura do requerente".

ERGUEI AS MÃOS... - Parafraseando Padre Marcelo Rossi do 'erguei as mãos e dai glória a Deus' o governador Colombo veio a Otacílio para se integrar à ritualística do 'erguei as mãos e fazei o 55'. O principal cabo eleitoral de qualquer candidato a prefeito em Santa Catarina, o governador Raimundo Colombo, veio reforçar a candidatura de Tio Ligas no encontro/comício do bairro Igaras. "Fiquei surpreso com a receptividade e com a energia positiva das pessoas. O Tio Ligas vai vencer a eleição", disse o governador Colombo em tom de torcida, é claro.

PMDB SEM ENROSCO - No mesmo oito de setembro enquanto Tio Ligas recebia Colombo, integrantes da coligação A Força do Povo não se sabiam em si de tanta alegria. O contentamento era pelo deferimento das candidaturas de Altamir Paes e Salete Mello, que aguardavam a decisão judicial. E além dos militantes comemorarem, o advogado Tiago Silvestrin Matias, que fez a defesa perante a Justiça Eleitoral também comemorou. "Foi um bom tempo de estudo, análise e pesquisa. Mas prevaleceu o entendimento a favor da lei. Foi uma vitória". E para acontecer outra vitória agora não depende de advogado...

NO TRECHO - A campanha eleitoral em Otacílio Costa está sendo medida pela quantidade de pessoas que os lados da disputa está levando para a rua. Como não estou presente não posso falar sobre o otaciliômetro, mas tanto o grupo de Tio Ligas quanto aqueles que estão com Altamir Paes falam em vantagem. Pelo jeito só as urnas atuará como tira teima.

VICE - Tio Ligas agora está mais aquerenciado com o novo vice. Mas precisou ficar mais concentrado para não trocar o nome do seu companheiro de chapa. A gravação é lá das primeiras peleias da campanha, mas ao invés de citar Pindaco, o candidato do PSD, mesmo com o atual candidato a vice do lado lascou um Silvano Cardoso.










Deixe seu comentário