22 de Setembro de 2016
Otacílio Costa perde Tibúrcio
Nessa correria de campanha eleitoral, a comunidade otaciliense foi surpreendida pela morte do João Pedro Velho, o simpático Tibúrcio. Pessoa simples, de conversa amigável, construiu uma vida política e comunitária baseada na máxima de atender as pessoas. Com Tibúrcio não tinha tempo ruim, sempre atento e parceiro. Conversamos com ele diversas vezes. Gostava da política e fazia planos na política. Talvez prefeito um dia, quem sabe.
Tratando-se contra um câncer, era otimista. Tinha certeza que venceria a doença. Apegado ao velho MDB, militante e presente, estava engajado nos projetos do partido. Partiu antes de ver o desempenho da sigla nesta eleição. O silêncio no final de semana em reverência à morte de Tibúrcio foi um reconhecimento e respeito a tudo que ele fez e representou e representa para Otacílio Costa. Força à família e que Tibúrcio esteja com Deus porque ele pavimentou esse caminho pela bondade, praticando o bem, enquanto viveu. Que outros líderes de Otacílio mereçam ser lembrados pela jornada de trabalho como o fazemos com Tibúrcio!
COM DIRCE NA BOCAINA - Deputada Dirce tem se revezado entre o litoral e a Serra Catarinense. No final de semana fez peregrinação por vários municípios, de São Joaquim a Correia Pinto onde, num comício de Marcos Beffart (PMDB), além dela também estava o prefeito Durica da Palmeira. Outro município que tem contado com a presença constante de Dirce é Bocaina, onde proseia e pede voto para Luiz Schmuller.

EQUILÍBRIO EM BOCAINA - Embora a reeleição tenha certa vantagem para quem concorre perante o adversário, ideia de alternância no poder é um fator favorável ao Jonildo Oliveira em Bocaina. Por isso que a eleição no município é bastante indefinida. Luiz Schmuller produziu um material muito bom dando ideia de tudo aquilo que fez como prefeito. Mas a força de Osni Flávio de Oliveira e o grupo de oposição em torno de Jonildo tem equilibrado a peleia na Bocaina.
HOSPITAL DA BOCAINA - E se por um lado alguns bocainenses acharam estranho a reconciliação do prefeito e do vice (Walmir Luciano), essa dobradinha, em caso de êxito, pode fazer o hospital da Bocaina voltar a funcionar. Jonildo e Márcio Coelho deveriam também se posicionar sobre a questão do hospital, apontando que independente de política, se vencerem, colocam a estrutura para atender o povo. Na passagem por Bocaina, até o deputado Benedet foi levado ao hospital para se comprometer em ajudar a colocar o São José de volta para funcionar.

DURICA NA PALMEIRA - Encontro o prefeito Durica entreverado com a pelegada na agenda do final de semana. Conversou com Mauro Mariani, Casildo Maldaner, Coruja e outros parlamentares. Disse-nos que a eleição em Palmeira está difícil, mas absolutamente viável. Um interlocutor que estava com ele lembrou que um dos fatores favoráveis à coligação PMDB/PSD é o fato de a adversária ter ficado mais de três anos no mesmo lado da atual administração e só perto do pleito atual se distanciar do grupo. "As pessoas não gostam desse comportamento". Durica acredita que o serviço prestado é o maior trunfo a seu favor neste pleito.

FERNANDA NA PALMEIRA - Porque não falta comparação de mobilização da militância também na Palmeira, partidários de Fernanda Córdova e Sandro Masselai trataram de comparar reuniões da coligação com a dos adversários. Observam que para tentar dar mais volume de povo nos encontros, o PMDB fotografa os participantes de lado. Pelo jeito, pelo menos em termos de presença em reuniões, os concorrentes da oposição estão conseguindo levar mais gente. Resta saber se nas urnas no dia 2 será assim também.

CAMINHANDO E CONTANDO... - Agora deu de compararem até número de presentes em caminhadas na campanha de Otacílio Costa. A gente até respeita, mas é bobagem. Os que decidem a eleição não são aqueles que já estão num lado ou no outro. Decidirá o pleito aquela margem do eleitorado que não está nem aí para a política. E o convencimento desse eleitor alheio ao processo não se baseia em caminhadas. De qualquer forma, para a militância é importante seguir no trecho!

CAMINHANDO E VISITANDO... - A gente não faz ideia de vantagem para um lado ou outro na disputa em Otacílio Costa. Mas sabe que a estratégia de Altamir Paes que, aconselhado pelos advogados, não deu bola para a turbulência jurídica com seu nome, fez enorme resultado. Enquanto se pensava que ele estava amargurado com os reveses judiciais, Altamir visitava casa por casa. Pode não ser isso que decidirá a eleição, mas que ajuda, não há dúvida.

PESQUISA EM OTACÍLIO - Chegou nesta semana em Otacílio Costa mais uma pesquisa eleitoral encomendada por um dos lados da disputa. Como não dá para divulgar, melhor nem chegar perto dos índices. Em Lages até o compartilhamento por WhatsApp rendeu multa de R$ 53.250,00 diante de uma representação feita. Logo, quando se diz que os dados são para consumo de quem encomenda, entenda-se que é para consumir mesmo. Embora um ou outro índice sempre vaze!
NEM QUE VOLTE O CHEQUE - Candidato da coligação de Tio Ligas pode pedir música. Não no Fantástico, mas pode ser na Rádio Clube. Que música? Aquela do Pedro Freitas: 'Nem que volte o cheque'! A menos que tenha alguma explicação, quem faz campanha com cheque sem fundo...

UNIVERSITÁRIOS DE OTACÍLIO I - "Meu nome é José Márcio Bitencourt. Moro em Otacílio Costa. Com certeza que o prefeito Tio Ligas não se manifestou sobre o assunto, pois talvez não tenha sido sondado ou sabatinado. Mas é uma das preocupações dele, inclusive tem um candidato a vereador de sua coligação (Charles Chaves), que uma de suas promessas de campanha é referente ao assunto: Fazer uma lei na Câmara para que se a prefeitura não arcar totalmente com as despesas de transporte aos estudantes, pelo menos contribuir com certa porcentagem a ser aprovada na casa de leis. O senhor escreve o que quer, então, por favor, publique o que recebe, ou seja, isto que estou lhe enviando".
UNIVERSITÁRIOS DE OTACÍLIO II - José Márcio se refere ao fato da prefeitura de Otacílio não pagar o transporte aos universitários. Outros municípios pagam todo o custo, como é o caso de Campo Belo. E o pagamento é um incentivo por permitir que o jovem estude fora, mas siga morando e trabalhando em Otacílio. Sobre a promessa citada pelo José Márcio, há um equívoco. Nenhum candidato a vereador pode prometer fazer lei sobre o assunto. É que não é possível que vereador faça lei que crie despesa para a prefeitura. Logo, vereador pode solicitar ao prefeito para criar a lei, como qualquer cidadão pode pedir. Mas a criação de lei sobre o tema nenhum vereador tem competência para isso!








Deixe seu comentário