Edição - 151

Cordioli e a questão da segurança jurídica Nessas mais de duas décadas de peleia no jornalismo há figuras que temos certa reverência pela função que exercem. Juízes, padres, médicos e pastores integram essa lista. Porém, nada impede que se avaliem comportamentos, quando extrapolam atribuições.
 
De tanto ler sobre o juiz Fernando Cordioli e a propósito dos recentes despachos administrativos sobre seu afastamento da função em Otacílio Costa, aprofundamo-nos no tema. Apesar de o citado juiz ter colecionado admiradores pelo seu estilo, os bastidores de sua atuação merecem reflexão.
 
Um Tribunal de Justiça, independente se é de Santa Catarina ou de outro Estado, não afastaria um juiz das funções, sem a segurança daquilo que está sendo feito. O afastamento de Cordioli protege o magistrado, o Judiciário e a própria sociedade com a segurança jurídica que deve rondar a atuação e as decisões de cada magistrado.
 
O tempo e as decisões futuras dirão que a justiça dos homens não é perfeita. Mas ela também tem seus freios para evitar aquilo que gera, no mínimo, insegurança jurídica.

O BARBOSA DE OTACÍLIO – Coube ao desembargador Salim Schead dos Santos, que atuou nas varas criminais da Comarca de Lages e foi professor da Uniplac, sair em defesa do juiz Fernando Cordioli. Segundo o desembargador do TJ/SC, Cordioli é exemplo de juiz moderno e, por isso, às vezes, incompreendido. Salim chegou comparar Cordioli ao ministro Joaquim Barbosa do STF.

BOCAINA – Chegou à Procuradoria da República denúncia anônima de uns viventes preocupados com a implantação de dois novos postos de combustíveis em Bocaina. O teor do documento aponta que o prefeito Schmuler está fechando os olhos para o assunto. Mas a verdade é outra. Está relacionada à questão da concorrência.

COM COLOMBO – Tio Ligas me diz que não passa pela cabeça sair do PDT, partido pelo qual se elegeu. O prefeito otaciliense tem como propósito apoiar, incondicionalmente, o projeto do governador Colombo à reeleição. Naturalmente, de olho na contrapartida administrativa para Otacílio Costa, por parte de Colombo, é claro.

PROSA – Na passagem de Gabriel Ribeiro por Otacílio Costa, o secretário conversou na rua rapidamente com o prefeito Tio Ligas. Segundo Gabriel, o sucesso em sua função na SDR depende do bom relacionamento com prefeitos para fazer as obras acontecerem e aparecerem. E isso é tudo que os prefeitos querem: obras estaduais que aconteçam e apareçam.

POCOTÓ – Integrantes da comunidade de Bocaina do Sul queixosos com o prefeito Schmuler. Consta que no dia 21 de abril aconteceu a cavalgada das mulheres. Para o evento a prefeitura teria ajudado com recursos. Nada contra os pocotós, mas tudo a favor da chamada prioridade coletiva. Como o funcionamento da emergência do hospital São José, por exemplo.

CANDIDATO DO PAÇO? – Se por um lado Edson Pasold acena que concorrerá a deputado estadual, por outro o prefeito Tio Ligas (PDT) já demonstrou apoio, nesta primeira hora, à candidatura de Polaco. Na filiação de Ozair Coelho no PSB tanto Tio Ligas quanto Silvano Cardoso, ambos bateram cartão.

COSTURAS – O PPS deixa de existir para dar vida à MD – Mobilização Democrática. Maior liderança na Serra é a deputada federal Carmen Zanotto. Em Otacílio Costa a MD deve receber o reforço de lideranças do DEM, na pessoa de Ivônio Custódio (Pipoqueiro). Ele deixa o DEM juntamente com suplentes de vereador. A exemplo do que ocorre na maioria dos municípios, o último que ficar no DEM que invoque Jesus e acenda a luz!

PEREGRINANDO – João Pedro Velho, o simpático Tibúrcio, que já foi vice-prefeito nestes pagos, está peregrinando pela Serra. Conversa com prefeitos fazendo um meio campo para o deputado Sopelsa. Assessorando o parlamentar do PMDB, Tibúrcio usa a experiência e o bom trânsito para abrir caminhos a Sopelsa.


NEM 10 E NEM 15 – Embora vereador não possa criar ou alterar qualquer lei que represente despesa ao Executivo, integrantes do legislativo de Painel fizeram emenda modificativa ao projeto do prefeito Flávio que estabelecia 10% de aumento aos servidores. Os vereadores queriam 15%. Depois de uma prosa prevaleceu o diálogo e o reajuste para o funcionalismo painelense ficou em 12%.

HOSPITAL DA BOCAINA – O eventual recolhimento do médico Walmir Luciano de suas atividades em Santa Cecília pode ser positivo para Bocaina do Sul, onde ele é vice-prefeito. Doutor Walmir pode prestar um grande serviço à Bocaina, colocando a estrutura de emergência do hospital São José para funcionar. Campo Belo conseguiu uns pilas (R$ 150 mil para ser mais exato) do governador Colombo para manter o atendimento de emergência. Coisa que
Bocaina deveria fazer também!

 

Anterior

Edição 152 - 16/05

Próximo

Edição -150

Deixe seu comentário

Outras