Edição 152 - 16/05
Mais uma saída para Otacílio Costa
Informação que recebemos é de que o secretário Cobalchini, que toca a Infraestrutura do Estado, autorizou o projeto da estrada que liga Otacílio Costa a Agrolândia. Custo do projeto está orçado em R$ 2,6 milhões e significa o primeiro passo para termos asfalto rasgando aqueles sertões. O próprio Polaco havia conversado com Cobalchini, com quem conviveu na Assembleia Legislativa quando deputado, para a importância de asfaltar aquele trecho.
Possivelmente asfaltada, a ligação entre Otacílio e Agrolândia reduz em uns 30 quilômetros a distância até Rio do Sul. Considerando o término da obra do Aeroporto de Sulfurosas (com o asfalto ligando Palmeira a Correia Pinto), a Serra Catarinense, definitivamente, integrar-se-ia ao Alto Vale e Vale do Itajaí. Portanto, Otacílio Costa pode ter mais uma saída.
POR UM LADO – Pelo que levantamos o projeto para restauração do trecho entre Otacílio Costa e a BR-470 da SC-114 (antiga 425) está pronto e encaminhado. É só o governador Colombo determinar celeridade que a obra anda. A obra integra o Pacto por SC rodoviário.
POR OUTRO LADO – Secretário Gabriel Ribeiro (SDR) confirma que foi autorizada a elaboração do projeto para revitalizar a mesma SC-114, no trecho entre Otacílio Costa e a BR-282 (Índios), passando por Palmeira. Quem utiliza a estrada sabe que essa obra é urgente.
PREVIDÊNCIA – Prefeito Tio Ligas vai mexer num vespeiro que precisa ser mexido. Trata-se do levantamento técnico da realidade do Instituto de Previdência dos Servidores Municipal de Otacílio Costa (IPAM). Em várias cidades – inclusive Lages – há dificuldades para fechar as contas. E se não manter tudo em ordem, há riscos do município ficar sem celebrar convênios federais. Por isso, Tio Ligas determinou licitação para contratar consultoria especializada para verificar a realidade. O prefeito espera não encontrar surpresas.
COM PRAZO DE VALIDADE – “Os nossos secretários têm um ano de validade. Aquele que, nesse período, não desempenhar bem a sua função, estará fora”. Declaração do prefeito Schmuller da Bocaina chama atenção. Imagina se a moda pega!
BOCAINA COPIA OTACÍLIO – A exemplo de Otacílio Costa onde Tio Ligas convocou o vice, Silvano Cardoso para ser o Secretário de Saúde, o prefeito Luiz Carlos Schmuler nomeou Valmir Martins Luciano para comandar a pasta da Saúde na Bocaina. O médico psiquiatra tem conhecimento da saúde em Bocaina do Sul e uma das tarefas iniciais é colocar o setor de emergência do hospital São José a funcionar para atender os casos mais urgentes do município.
AINDA BOCAINA – A exemplo de Tio Ligas que teve decisão judicial da Justiça Eleitoral favorável, espantando preocupações e riscos, agora é a vez de Luiz Carlos Schmuller. O prefeito de Bocaina e o vice foram denunciados porque o médico Valmir Luciano teria expedido atestados médicos em quantidade maior que o normal durante a campanha de 2012. A oposição perdedora entendeu que tal prática era forma de comprar votos. O magistrado que analisou o processo inocentou Schmuller e Valmir para administrarem sem a hipótese de serem despejados do cargo.
MALDANER – Vereador Luiz do Sindicato (PMDB) recepciona nesta sexta-feira, 17 de maio, logo demadrugadita o Deputado Federal Celso Maldaner. O parlamentar estará em Otacílio Costa visitando lideranças. O vereador Luiz aposta no trabalho de Maldaner, inclusive para viabilizar recursos para ações em Otacílio Costa.
FESTA DA MADEIRA I – Evento acabou sendo também um desfile de políticos interessados em concorrer em 2014. Do deputado Ismael dos Santos ao próprio Gabriel Ribeiro (que o PSD quer vê-lo candidato), todos bateram ponto em Otacílio Costa.
FESTA DA MADEIRA II – Nas palavras do prefeito Tio Ligas um reconhecimento àqueles que já administraram o município ao citar que “nessas três décadas de existência, a maior conquista de Otacílio Costa foi a capacidade de aproveitar suas riquezas para se desenvolver”. O prefeito acenou que mais postos de trabalho estão por ser abertos, a partir de novas empresas “que apontam na boca do mato”. E esse negócio de geração de emprego, sem dúvida, é o ‘maior presente’ que um gestor pode dar a sua gente.
PROSA – Vereadora Salete Melo esteve nesta semana conversando com o secretário Gabriel Ribeiro da SDR que abrange Otacílio Costa. A vereadora quer ações práticas para a comunidade que ela representa. Ela tem razão, tem que dialogar. Do contrário o mandato passa e as ações não aparecem.
POLACO – Dizem e eu não afirmo que com a mesma rapidez que se filiou no PSB, o otaciliense Polaco pode se desfiliar. Embora tenha na cabeça o projeto de ser candidato a deputado estadual, ele não deseja estar em lado oposto ao governador Colombo. É que o PSB, para fazer palanque a Eduardo Campos pode estar em trincheira diferente daquela que estará o PSD em SC.
CASO CORDIOLI – O que pode acontecer com o juiz Fernando Cordiolli Garcia? Essa é a indagação mais presente no dia a dia de Otacílio Costa, entre aqueles que militam o Judiciário ou que por uma razão ou outra estão acompanhando o caso. Existem três soluções mais prováveis para o caso.
QUAIS SÃO AS SOLUÇÕES? - Com a solicitação do exame de sanidade mental pelo TJ/SC, em se confirmando a eventual insanidade, Cordioli poderá ser aposentado percebendo a remuneração. Se ele não for considerado louco (não há insanidade), poderá ser exonerado do cargo sem direito a continuar recebendo remuneração. E uma terceira hipótese é a de que ele pode ser considerado inocente, vítima daqueles que o afastaram, retornando ao cargo e tocando a vida e a função.
NA REVISTA – A próxima edição da Revista Visão, que circula em Lages, terá uma entrevista com o juiz Fernando Cordioli. O que ele falará é uma incógnita.
Deixe seu comentário