Edição 153 - 23/05

Questão do lixo em Otacílio Costa
 
Cidadão compartilha conosco e demais colegas a dúvida sobre a empresa que toca a coleta de lixo em Otacílio Costa. Estranha que até final do ano passado o serviço era executado pela Serrana Engenharia. E na dispensa de licitação em janeiro apareceu a Maier & Ávila para fazer o trabalho. Além da imprensa, o cidadão alerta o Ministério Público sobre o assunto. Não sabemos o que o Promotor de Justiça encontrará ao analisar o processo, mas a partir de informações, visualiza-se que não há irregularidade.
Acontece que a licitação da coleta acabou ano passado. A administração anterior não renovou. Tio Ligas assumiu sem empresa para coletar lixo. A Serrana chegou a enviar documento dizendo que continuaria coletando. Mas como não há como prorrogar um contrato já terminado (é possível prorrogar um que está em andamento), a partir de um parecer jurídico embasado do Consultor João Carlos Matias, o prefeito Tio Ligas autorizou uma Dispensa de Licitação. Pela Maier & Ávila o custo do serviço de coleta e transporte é de R$ 62 mil mensais. Algo em torno de 10% menor que o valor cobrado pela empresa Serrana.
Como é um contrato emergencial, a licitação definitiva está sendo providenciada. Serrana, Maier & Ávila ou outras empresas, todas podem participar da licitação. Vencerá quem apresentar documentação, condições técnicas e menor preço. O parecer do advogado João Carlos Matias é claro, seguro e devidamente embasado dando uma segurança jurídica enorme para o prefeito. Se tiver gente farejando algum cheiro estranho, pelo que se visualiza, não é desse processo do lixo...
 
 
 PAINEL NO NOTICIÁRIO – Há desencontro de informações sobre episódio que envolveu a Câmara e a administração municipal de Painel. Pipocou no noticiário que os vereadores de oposição (cinco ao todo) teriam rejeitado projeto enviado pelo prefeito Flávio para a compra de dois veículos para transporte de pacientes. Os vereadores só faltaram ser linchados por uma emissora de rádio de Lages, devido a atitude.
 
 
AINDA EM PAINEL – Mas a informação que apuramos é outra. Como manda o bom jornalismo, conversamos com o vereador Marquinhos, presidente da Câmara de Painel. Disse que o prefeito Flávio enviou um projeto para repassar uma dotação orçamentária à Saúde. O documento não continha informações sobre onde o dinheiro seria aplicado. O projeto foi rejeitado.
 
 
MAIS PAINEL – Depois da rejeição do projeto pela Câmara de Painel, o prefeito Flávio enviou um novo projeto contendo explicações sobre a destinação, ou seja, aquisição de veículos para a Saúde. Esse segundo projeto, garantiu-me o Presidente Marquinhos, foi aprovado sem nenhum problema. Portanto, o problema foi informação no projeto e nada de birra política.
 
 
EM TORNO DE JUAREZ Prefeitos como Schmuler da Bocaina e Flávio de Painel se uniram aos colegas de peleia administrativa num encontro com o secretário adjunto da SDR, Juarez Mattos. Os peemedebistas hipotecaram apoio a Mattos, num eventual projeto a deputado estadual. Prefeito Flávio, por exemplo, disse que quem o incentivou e o ajudou a concorrer em Painel foi Juarez Mattos. Daí dever uma pedra, ou melhor, uma carga de pedras ao adjunto da SDR.
 
 
SINUCA DE ELIZEU – Mas essa eventual candidatura de Juarez Mattos à Assembleia Legislativa tem um porém. O prefeito de Lages, Elizeu Mattos, quando do fechamento das coligações municipais fez um compromisso com o ex-deputado Coruja de apoiá-lo para concorrer a deputado estadual. Agora, Elizeu fica numa sinuca de bico: rompe o compromisso e apoia o primo Juarez ou cumpre o compromisso e dá um chega prá lá no primo.
 
 
TUCANOS DE OTACÍLIO – Quem comanda o PSDB de Otacílio Costa é Silvano Willian Antunes. Ele aponta que a sigla está no seu auge no município. Lembra que o partido conta com um vereador na Câmara (Lindomar Alves de Souza) e o vice-prefeito Silvano Cardoso. É bom que partidos sejam fortalecidos para que o discurso não se limite apenas ‘aos do contra’ e ‘os que são a favor’. Não que o PSDB não seja uma coisa e nem outra, naturalmente.
 
 
CÂMARA OTACÍLIO I – Zelão, Sandro Capistrano (ambos do PMDB) e Gustavo Matias (PSC) fizeram juntos 994 votos para vereador. Votos que ajudaram a emplacar as atuais vagas na Câmara. Como a vereadora Salete Melo ficou meio adoentada e precisou deixar o cargo, a primeira suplente Sonei assumiu com o aceno de que haveria um rodízio com os outros três suplentes mais próximos (Zelão, Sandro e Gustavo).
 
 
CÂMARA OTACÍLIO II – Esse aceno em forma de acordo verbal aconteceu inclusive com a participação de Altamir Paes. Só que, pelo jeito, a vereadora Sonei gostou do cargo. Depois de três meses na função ao invés de permitir que os colegas assumam, ‘esqueceu’ do rodízio. Porém, coligação é igual casamento, carece estar junto, dividindo espaço na alegria e na tristeza, na vitória e na derrota. E quando se faz um acordo com os parceiros, o cumprimento daquilo acordado é o mínimo que se espera.
 
 
POR FALAR NA CÂMARA – Vale o registro inclusive noticiado aqui no Correio Otaciliense pela homenagem que o Legislativo prestou às pessoas que ajudam a tornar Otacílio Costa gigante.
 
 
NA PALMEIRA I – Osni Francisco de Souza, que comandou Palmeira até dias atrás, fez questão de ir à tribuna da Câmara discursar pedindo pela aprovação de suas contas do exercício de 2011. Mas a prosa foi em vão. Por 5 a 4 os vereadores rejeitaram as contas do penúltimo ano de gestão.
 
 
NA PALMEIRA II – Numa espécie de desabafo, Osni Francisco de Souza declarou que foi perseguido e humilhado, tendo deixado a função de prefeito bastante chateado. Apontou que chegou a gastar recursos pessoais, tendo que se desfazer de bens, para pagar advogados para defendê-lo de denúncias que nunca ficaram bem claras para ele. De fato, há umas ingratidões nas peleias públicas que até servem de alerta para quem comanda os Paços nesta safra nova de prefeitos.
 
 
NA PALMEIRA III – O ex-prefeito da Palmeira abriu o verbo, reclamando, principalmente do então juiz da Comarca de Otacílio, Fernando Cordioli. Sentiu-se perseguido. Utilizou, durante a fala uns termos até meio pesados (que a gente nem divulga aqui) em relação ao ainda magistrado. Por ironia do destino, Osni Francisco de Souza está fora do cargo de prefeito e Cordiolli fora do cargo de juiz.
 
 
POR FALAR EM CORDIOLI – Jornal Correio Otaciliense quer saber dos cidadãos destes pagos o que pensam sobre o juiz Fernando Cordioli. A indagação na enquete do portal do Jornal é se a comunidade quer ou não a volta do magistrado ao cargo. Serve de termômetro para ter ideia sobre o que a população pensa da atuação do juiz que para uns é considerado gênio e para outros o termo seria outro.
 
 
A INDÚSTRIA DO ANONIMATO – Promotoria Pública de Otacílio Costa está tendo bastante trabalho por conta das demandas rotineiras que chegam àquela estrutura. Porém, o que chama atenção é que muitas denúncias, com pessoas que se escondem atrás do anonimato chegam ao Ministério Público. Quem tem coragem e sabe o que está denunciando deveria assinar. Afinal, o anonimato é o esconderijo dos covardes.
 

Anterior

Edição 154 - 30/05

Próximo

Edição 152 - 16/05

Deixe seu comentário

Outras