edição 286 - 10 de dezembro 2015
Educação longe de ser ideal em Bocaina
"Em Bocaina do Sul é preciso mudar a maneira como a Educação vem sendo tratada. Não adianta fingir que está tudo bem, falando que se tem uma Educação modelo, quando na realidade o ambiente escolar é incapaz de suprir as necessidades básicas de alunos e professores, acabando assim por desanimá-los e afetando o desempenho de ambos. As autoridades responsáveis deveriam rever conceitos e o que têm como prioridade, pois ao ver da comunidade escolar, as verdadeiras prioridades estão ficando de lado".
O desabafo integra o relato que recebemos. Inclusive que 90% dos professores tentam na Justiça o pagamento do piso do magistério, pleito esse amparado por lei nacional, evidenciando a desvalorização e desrespeito à categoria. Também consta a situação lamentável que se transformou o projeto Escola Ideal. Idealizado em 2004 e inaugurado em 2007, o projeto colocou Bocaina entre os três municípios catarinenses com esse modelo diferenciado de ensino. Oito anos após o início das atividades com destaque, o que se vê agora é só tristeza. A falta de manutenção deixa o prédio com goteiras, infiltrações, fiações elétricas expostas dentro de sala de aula, vidros quebrados, portas que não abrem, além de laboratório de informática desativado por falta de profissional habilitado.
Há ainda outros problemas, inclusive com estudantes precisando viajar em pé nos ônibus escolares lotados porque os lugares são ocupados por pessoas que não são da escola. Ponto de ônibus precário e até estrutura como portão à mercê de reparos. Enfim, o retrato da Educação em Bocaina é pintado de uma forma bastante preocupante. Pelos relatos, entre o discurso e a realidade há uma diferença enorme. E quem está sofrendo e perdendo com isso é a comunidade estudantil. Com a palavra as autoridades que deveriam fazer pelo menos o básico para que os bocainenses tivessem um ensino de qualidade.
IMAGENS DA BOCAINA - Chegam também fotografias a respeito da situação da Educação em Bocaina do Sul. Entre várias, duas em especial chamam a atenção. Uma delas mostra o estado de abandono daquilo que era para ser a 'escola ideal' e a outra a situação do ônibus escolar conduzindo crianças para a aula.
DÉCIMO PAINEL - Prefeito Flávio Netto (PMDB) disse que conseguiu garantir o pagamento do 13.º salário a partir de um planejamento prévio realizado. "Quando vimos que haveria redução de receita, tratamos de nos adaptar aos números. A redução dos salários de comissionados ajudou muito no equilíbrio das contas", aponta o prefeito de Painel.
AINDA PAINEL - Segundo o prefeito Flávio, dia 18 de dezembro acontece um evento festivo de encerramento das atividades do ano, data quando se procederá ao pagamento do 13.º aos servidores municipais. "Foi um ano difícil, mas conseguimos mostrar realizações através de parcerias e estamos mantendo a casa em ordem com os compromissos em dia", apontou o prefeito de Painel.
CONTAS BOCAINA - Prefeito Luiz Schmuller (PMDB) repetiu o placar do jogo Brasil e Alemanha na aprovação das contas do exercício do ano passado: 7 a 1. Havia recomendação do TCE/SC pela aprovação, pela ausência de pecados que levasse a orientação diferente. Schmuller aponta que aprovação deixa a própria população mais tranquila por saber que os encaminhamentos administrativos estão corretos.
MAIS BOCAINA - A aprovação das contas de 2014 acontece um mês depois que as contas de 2013 também receberam parecer favorável do legislativo de Bocaina. Portanto, Schmuller passou duas vezes de ano no mesmo ano!
TUCANOS NA SERRA - PSDB realizou encontro regional em Lages. Por lá esteve o vice-prefeito de Otacílio, Silvano Cardoso. Atento ao movimento da sigla, ele deixou claro que o foco é repetir o projeto vitorioso de 2012, integrando a majoritária como vice. Silvano recebeu incentivo do presidente estadual Marcos Vieira inclusive para ajudar fortalecer o PSDB nos municípios do entorno na Serra.
TUCANO EM BOCAINA - Presente ao encontro do PSDB, o ex-prefeito de Bocaina do Sul, Osni Flávio de Oliveira recebeu incentivo para que dispute o pleito de 2016. É praticamente certo que o principal nome de oposição ao prefeito Luiz Schmuller (PMDB) será mesmo de Osni Flávio.
TUCANO DE PAINEL - Esteve presente no encontro do PSDB o ex-vereador Irineu Baldessar, presidente da sigla em Painel. Ele aponta que os tucanos têm boas chances no pleito de 2016 e foi escalado para a disputa ninguém menos que José Nilton Alexandre, mais conhecido como Juquinha. Com uma propriedade modelo em Painel, Juquinha trocou o litoral pela Serra Catarinense depois de ter atuado como vereador e secretário em São José, nos tempos que Dário Berger era prefeito.
PALMEIRA 2016 - Leitor chama atenção que a melhor forma do PMDB não perder a vereadora Fernanda Córdova, visto que ela tem pretensões de concorrer em 2016 a prefeita de Palmeira, é o prefeito Durica rever a dobradinha. "Que tal ela como vice de Durica?".
MAIZÁ PALMEIRA - De acordo com o chamado Índice Firjan que considera investimentos no tripé saúde, educação e desenvolvimento social, apenas duas cidades da Serra estão entre as 100 melhores de Santa Catarina: Lages e Palmeira. O município administrado por Durica é o 93.º no índice em SC.
ÍNDICE PALMEIRA - Para você ter ideia do que representa essa posição de Palmeira no índice Firjam em Santa Catarina, Otacílio é o 209.º entre os 296 municípios catarinenses e o município de Bocaina do Sul aparece na posição de número 261. Prefeito Durica ficou com a boca lá nas orelhas com o bom índice.
COM DILMA - Nesse mar de noticiário sobre o impeachment, destaque-se o deslocamento do governador Colombo na terça-feira, 08, à Brasília. O pano de fundo foi uma reunião sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue e zica vírus. Porém, o foco também era render apoio à presidente Dilma. Colombo é um dos 16 governadores que estão solidários à presidente nesse doloroso transe pelo qual ela está passando.
Deixe seu comentário