Edição 287 - 17 de dezembro 2015

Contraponto sobre a educação em Bocaina

Secretária da Educação de Bocaina do Sul envia nota esclarecendo sobre ônibus que transportam alunos e precariedade na Escola Ideal. Há trechos onde a secretária Jassiane da Silva reconhece necessidades de aprimorar serviços, engrandecendo-a como gestora pública. Mas há controvérsias também e, por isso, é preciso que fique claro: A premissa é de que a Educação em Bocaina é de excelente qualidade. Isso se deve ao esforço de professores e gestão pública. Algo que não é uma notícia extraordinária. É o normal que a comunidade merece. O anormal é uma escola com problemas estruturais e sistema de transporte deficitário. Assim, "não existe outro lado" como a secretária quer que exponha. Só existe o lado da necessidade da solução.

Secretária Jassiane cita que desrespeitamos profissionais que lutam há 16 anos pela qualidade do ensino em Bocaina. Mas não se questiona o excelente trabalho dos profissionais. Apontamos necessidade de melhor estrutura, frota e a Escola Ideal. Apenas isso. Não se trata de um ataque político, até porque a gestão do prefeito Luiz Schmuller é boa até na área de Educação. Ela aponta que: "Ao ler a reportagem que citava nossa educação 'como uma tristeza', dando a entender que aqui, não temos nada de positivo, minha primeira reação foi: O que posso tirar como experiência e sugestão de crescimento destas palavras?". Podes tirar como sugestão que melhore sua interpretação de texto. Porque não foi escrito que a Educação em Bocaina é uma tristeza. Apontamos que "oito anos após o início das atividades com destaque, o que se vê agora é só tristeza", numa referência à estrutura da Escola Ideal. Tristeza é a condição do prédio. É a piscina mal feita, é a escola deteriorada. E, naturalmente, tristeza é a dificuldade de a secretária interpretar o que está escrito.

Não é atribuída à Prefeitura de Bocaina culpa pelas situações relatadas. Porque nem é preciso fazer uma quarta forte para entender que a responsabilidade extrapola a prefeitura, sendo também do Governo do Estado. Mas que bom que a equipe está pautando a atuação em 2016 também na manutenção da frota e melhorias na Escola Ideal. Porque, como ensina Paulo Freire, "mudar é difícil, mas possível". E acredito que estejamos do mesmo lado. Do lado daqueles que querem uma Educação melhor e com profissionais sempre valorizados. Isso em Bocaina ou qualquer parte deste mundão!

 

PALMEIRA 2016 - Antes que algum vivente veja discórdia na sugestão de a vereadora Fernanda Córdova ser vice do atual prefeito em Palmeira, carece deixar claro que o prefeito Durica está bastante satisfeito com a excelente relação que tem com o atual vice, o Bastiãozinho. Liderança ponderada, agregadora e sempre presente, o vice-prefeito tem espaço tranquilo na majoritária em 2016. A ideia da presença de Fernanda Córdova na chapa faz parte daqueles cenários que são ponderados em qualquer município, sempre que está para ser formatado o projeto político.

 

'SE MEXENDO' - Ainda nesta semana o prefeiturável Altamir Paes bateu ponto no gabinete da deputada Dirceu (PMDB). Foi dialogar com a parlamentar, inclusive com vistas ao pleito de 2016 em Otacílio Costa. Como aponta um pelego de marca maior do município "o PMDB vem tinindo ano que vem".

 

PMDB DE OTACÍLIO - "Nossa aposta é no trabalho e histórico do Altamir Paes. É uma liderança que fez muito por Otacílio Costa e que, se eleito, continuará a transformação para melhor do nosso município". A ponderação sem meias palavras é do presidente do PMDB de Otacílio, Milton Matias. No encontro regional do PMDB disse que o partido está aberto ao diálogo no município para uma boa coligação, mas não descarta a hipótese de chapa única. "Claro que priorizamos agregar mais lideranças de outras siglas para nos ajudarem no projeto. Temos convicção que teremos a melhor proposta, mas se necessário sairemos com chapa pura", cita Matias.

 

PMDB COM PPS - Milton Matias é bastante cauteloso nas falas, mas deixa entender que o PPS é o principal partido que pode estar com o PMDB ano que vem em Otacílio Costa. "Há outras siglas fortes, representativas e importantes também que desejamos ter como parceiras". Milton cita a liderança que Pindaco representa e não esconde que o PMDB tem interesse em tê-lo como parceiro. "Mas as definições dependerão de muito diálogo", resume o presidente do PMDB.

 

PRESENTE E NO BATENTE - Prefeito Durica que se integrou ao encontro do PMDB com o presidente Mauro Mariani. Conversa visou fortalecer a sigla para que os peemedebistas 'peguem juntos' na peleia de 2016. "Acredito que a população reconhecerá o esforço nosso e dos peemedebistas", pondera Durica. Deputado Mariani disse que o PMDB fará muito mais que 100 prefeitos em 2016. "Temos muito serviço prestado".

 

INTERNET EM BOCAINA - Prefeito Luiz Schmuller (PMDB) boleou a perna a Floripa, onde assinou convênio com o Governo do Estado para instalação de internet em comunidades rurais. A região de Campinas terá o benefício. Por 24 meses o Governo do Estado custeará os serviços e, depois, caberá à prefeitura fazer a manutenção.

 

AGENDA NA FECAM - Prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier (Tio Ligas), participou em Florianópolis da Assembleia da Fecam.  Ele representou na ocasião o presidente da Amures Vânio Forster, na deliberação sobre o plano de trabalho para o exercício 2016 e prestação de contas de janeiro a novembro de 2015. Tio Ligas que é primeiro secretário na diretoria da federação ajudará na deliberação sobre proposta de realização do XIV Congresso Catarinense de Municípios que acontecerá em março de 2016.

 

OVO EM PAINEL - Governador Colombo nos disse nesta segunda-feira, 14, quando de um ato na SDR de Lages, que estão sendo ultimados detalhes para a compra do terreno onde a Agrícola Gramado será instalada em Painel. A empresa que produzirá ovo para a indústria panificadora, investirá R$ 5 milhões e vai gerar 25 empregos diretos, além dos indiretos. Outro fato positivo é a implantação do sistema de agregados, onde produtores rurais poderão produzir ovos para entregar à empresa. Isso repercute de forma bastante positiva na economia do município.

PAINEL NOTA 10 - Quem conversa com o prefeito Flávio Neto (PMDB) se surpreende com a organização que ele imprimiu à administração de Painel. Fornecedores sendo pagos, servidores recebendo o 13.º salário a partir de planejamento que incluiu corte nos salários dos comissionados, inclusive do prefeito, meses atrás. Enfim, uma série de ações que mostram transparência e gestão. Poucos municípios fecham o ano tão em dia quanto Painel. Para comemorar tudo isso, nesta sexta-feira, 18, acontece uma Festa de Natal em praça pública para toda a comunidade.

 

'SIM' VENCE EM BOCAINA - Chegam-nos os relatos sobre a eleição para direção da escola estadual em Bocaina. "Assim como Otacílio Costa, Bocaina do Sul também foi palco de disputa pela direção da Escola Estadual. A única diferença é que não havia dois candidatos, mais havia a disputa do SIM ou NÃO. A oposição ao prefeito Luiz Schmuller trabalhou pelo SIM, pela manutenção de Sandra Coelho irmã do vereador Márcio Coelho (PSD) no comando da direção da Escola Campos Sales. Já os companheiros do prefeito trabalharam pelo NÃO, pela saída de Sandra. No entanto Sandra se elegeu com 205 votos e o NÃO obteve  71 votos. Ou seja, o SIM venceu com quase o triplo de votos".

 

VEREADORES DE PAINEL - Em nota aqui no Correio Otaciliense, vereadores de oposição em Painel informam que têm o poder/dever de "exercer controle da administração local". A palavra deve ter sido mal empregada porque o controle da administração quem exerce é o Executivo. A Câmara exerce a fiscalização e acompanhamento, mas nada de controlar a administração. Se um vereador quer exercer o controle da administração, que vire prefeito. Quem sabe neste espírito natalino as coisas se tornem menos acirradas, até porque a eleição está distante. E nesta sexta-feira, dia 18, todos estarão entreverados na praça!

Anterior

Edição 308 - 12 de maio de 2016

Próximo

edição 286 - 10 de dezembro 2015

Deixe seu comentário

Outras