Edição 225 - 9 de outubro de 2014

O que disseram as urnas em Otacílio Costa?
Passada a parte mais acirrada da eleição que é a disputa para Federal e Estadual, é possível analisar o quantitativo de votos, considerando os apoiadores. Também se traduz como anda o poder de convencimento das lideranças ao eleitorado local. É sabido que o prefeito Tio Ligas liderou o apoio ao deputado Décio Lima para Federal e Rodrigo Minotto a Estadual. Ajudou emplacar ambos. Décio fez 1.924 votos e Minotto foi o segundo Estadual mais votado com 1.400 votos em Otacílio.
Pessoal do PSD, liderados pelo Pindaco e Polaco pegaram Kleinubing e João Rodrigues para Federal. Na soma, ambos os candidatos fizeram 2.263 votos em Otacílio. E trabalhando para o mesmo candidato a Estadual, Pindaco, Polaco e grupo do PSD contabilizaram 1.507 votos a Gabriel Ribeiro, tornando-o o mais votado no município. Visualiza-se, portanto, um poder de mobilização forte do PSD, principalmente se os dois lados do partido no município estiverem unidos.
A liderança de Tio Ligas com a boa votação a Décio Lima e Minotto não saiu arranhada, mas o PMDB que conseguiu colocar os Federais como 5.º e 6.º mais votados e deixou Coruja lá atrás com meros 701 votos, parece que não anda tão articulado. Até o PSDB do esforçado e sintonizado Silvano Antunes Cardoso, enfrentando uma máquina estadual forte, fez bonito, emplacando 493 votos ao candidato Pinheiro, até então um ilustre desconhecido do eleitorado local. Dizer que esses números não representam nada para o cenário político local, é colocar em segundo plano um debate que já vai tomar forma, que é o pleito de 2016.
 
APOIO DO PAÇO – Antes da eleição o prefeito Tio Ligas dizia que por uma questão de reconhecimento ao apoio de Décio Lima estava pedindo votos ao candidato a Federal do PT. Citava as ajudas que o parlamentar deu a Otacílio Costa com emendas que tornarão possíveis obras. Da mesma forma, Tio Ligas argumentava que apoiava Rodrigo Minotto por uma questão de coerência partidária. Mas fez uma ponderação pertinente. “Peço voto ao Minotto, mas não tiro os votos daqueles que decidiram por outros candidatos que também são nossos parceiros”.
 
 
TUCANOS – Mais de 50% dos votos para Presidência da República, o otaciliense atribuiu a Aécio Neves (PSDB). Dilma ficou na casa dos 30% e Marina não chegou aos 15%. Vice-prefeito Silvano Cardoso tem um outubro pela frente para reforçar o pedido de votos a Aécio. Se a eleição nacional se espelhasse nos dados de Palmeira e Otacílio, Aécio levava no primeiro turno.
 
É FATO – Se a campanha eleitoral do primeiro turno durasse mais uma semana – talvez nem isso – a disputa iria para o segundo turno. Pouco mais de 1% de vantagem de Colombo garantiu o resultado em turno único. Bauer subiu na reta final por dois fatores: a ascensão de Aécio e o desgaste do governo com os ataques.
 
BALANÇO – Era noite de domingo e Pindaco recebeu a ligação de João Paulo Kleinubing. O candidato eleito a Federal pelo PSD, fez contato para agradecer os 942 votos conquistados em Otacílio Costa. Pindaco lembra que esses votos foram casados com aos atribuídos a Gabriel Ribeiro. “Mostramos que temos credibilidade e força. E que o otaciliense acredita na nossa mobilização. Temos que agradecer a confiança das lideranças e, principalmente, dos eleitores”, aponta Pindaco.
 
FORAM BEM – Destaque para o Presidente da Câmara de Vereadores, Leonir Ribeiro (PSD), no trabalho com José Nei Ascari. Acabou colocando Zé Nei como o quarto mais votado com 600 votos em Otacílio. O Tibúrcio trabalhou bonito com Celso Maldaner, Milton Matias na ajuda a Peninha, o vereador Irmão Vanderlei no apoio a Ismael. Todos fizeram um trabalho que merece reconhecimento. Evidência que o eleitorado de Otacílio Costa prestigia suas lideranças

  

Anterior

Edição 226 - 16 de outubro de 2014

Próximo

edição 224 - 2 de outubro 2014

Deixe seu comentário

Outras