Conjuntura e costura em Otacílio Costa
Geografia das urnas abertas no dia 5 de outubro não deixa dúvida. Em Otacílio Costa o PSD foi o grande vitorioso, emplacando o candidato a Estadual mais votado (Gabriel Ribeiro) e rompendo os 2 mil votos aos Federais do partido. O desafio da sigla é unir os dois lados (Marcelo Pereira e Pindaco). Pelo desejo do PSD em lançar candidato a prefeito na maioria dos municípios em 2016, Pindaco leva vantagem na ideia de aglutinar a sigla para o projeto eleitoral seguinte.
Da mesma forma não há como negar que o PMDB fez uma participação eleitoral muito discreta neste pleito. Coruja fez fiasco no terceiro maior colégio eleitoral da Serra Catarinense emplacando míseros 701 votos. Foi exatamente a metade que o candidato do prefeito Tio Ligas, o Minotto, conseguiu. Na campanha houve juras de apoio a Coruja, numa articulação liderada pelos ex-prefeitos Altamir Paes e Denilson Padilha.
Nessa leitura de desempenhos, o próprio Altamir cita que o grande vencedor do pleito foi o ex-vereador Custódio Floriano, o simpático Pipoqueiro. Na cara e coragem e ajuda de poucos, conseguiu emplacar boa votação à Carmen Zanotto, a Federal eleita da Serra. Pipoqueiro pode ter se cacifado para compor um bom projeto para 2016 com outras siglas, talvez o próprio PMDB. As pré-costuras já iniciaram e eleição se vence no voto e nas costuras prévias.
ALTAMIR 2016 – Peemedebista Altamir Paes prospecta concorrer na próxima eleição municipal. Ele administra um processo que pode mantê-lo fora, mas no dia 6 apresentou defesa. Caso haja acatamento a essa defesa pelo desembargador que analisa o caso, Altamir pode entrar com uma ação cautelar que lhe devolve ao jogo político. A legislação permite essa engenharia, o que credenciaria Altamir Paes a concorrer, tornando as disputas em 2016 bastante interessantes em Otacílio Costa.
DA PALMEIRA - Ex-prefeito de Otacílio Costa, Denilson Padilha, deixou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Palmeira. Os motivos da saída não foram divulgados. Mas pode ter alguma relação com a redução do custeio, pois pelo que apuramos os gastos com a folha está no limite. É bem provável que outros nomes também deixem o governo municipal nas próximas semanas.
SECRETÁRIOS – Por falar em saídas de secretários, existem boatos nos bastidores da política otaciliense que o prefeito Tio Ligas irá fazer algumas alterações no seu quadro de primeiro escalão. Haveria três secretários na lista dos ‘saintes’. Na sexta-feira tem uma prosa do prefeito Tio Ligas com a imprensa, quando ele pode confirmar ou não se há reforma do colegiado a caminho.
CINQUENTA – Vereador Luiz do Sindicato (PMDB) está sugerindo ao prefeito Tio Ligas que aqueles que integram o perfil da chamada agricultura familiar recebam cascalho para facilitar acesso às propriedades e paguem apenas 50% do custo. Isso, naturalmente, precisaria passar por autorização legislativa.
TIBÚRCIO – Ex-vice-prefeito de Otacílio Costa, João Pedro Velho, o conhecido Tibúrcio, pode estar deixando o PMDB. Segundo informações não oficiais, ele está bastante próximo do PSD, a convite do ex-vereador Reginaldo Gomes do Nascimento, o Pindaco. Uma coisa que é certa no momento é que Tibúrcio não pretende mais disputar mais um cargo eletivo no município. Mas é um cabo eleitoral e tanto!
PÓS-ELEIÇÃO – Rodrigo Barth boleou a perna até o litoral onde participou, inclusive representando o prefeito Luiz Schmuller de uma confraternização dos coordenadores regionais da campanha da deputada Dirce. Barth retornou com um quadro que ganhou em reconhecimento pelos 448 votos dados a dona Dirce em Bocaina do Sul.
EMPREGO EM BOCAINA – Indústria Hedrons Têxtil do município de Doutor Pedrinho fincou bandeira em Bocaina do Sul. Projeto é uma parceria entre o poder público e a empresa. Segundo o Prefeito Luiz Schmuler, o CRAS foi muito importante para empresa decidir se instalar no município, pois disponibilizou cursos de corte e costura. A indústria está instalada num dos pavilhões do Parque de Exposições, onde há autorização para o funcionamento por 7 anos.
OS MAIS DE OTACÍLIO – Instituto Max Líder espalhou questionários em Otacílio Costa para que as pessoas escolhessem personalidades e empresas mais atuantes no município neste ano. Prefeito Tio Ligas, sem dificuldades foi escolhido personalidade política, recebendo para tanto um destaque do Instituto.
MAIS RECONHECIMENTO – O secretário municipal mais atuante na equipe de Tio Ligas foi Edson Pasold, o comandante da Secretaria de Administração do município. Embora não tenha comparecido à cerimônia por causa de compromissos, a vereadora Eliane do PMDB foi escolhida como a mais atuante no legislativo.
DO CORREIO – Numa demonstração de reconhecimento da comunidade à aposta na informação local e regional, Jornal Correio Otaciliense foi o mais citado pelos entrevistados na pesquisa do Instituto Max Líder. Jornalista Sérgio Pinheiro e toda a equipe colhem os frutos de apostar na informação local como diferencial.
ME DÊ MOTIVOS... – Comentava que a boa votação de Paulo Bauer em Otacílio Costa foi fruto do trabalho do vice-prefeito Silvano Antunes Cardoso. Mas um leitor otaciliense acrescenta outro fator que contribuiu para os votantes não despejarem tantos votos em Colombo. “Ninguém aguenta mais a pouca vergonha dessa estrada entre Otacílio e Lages. É o maior exemplo de falta de respeito com a comunidade otaciliense que precisa de uma estrada melhor”. Isso significa que se o PSD de Otacílio Costa não pressionar pela obra, pode também ser lembrado disso em 2016.
SECRETA? – Prefeitos destes lados da Serra integraram a reunião do governador Colombo na sexta-feira, 10. Na pauta o pedido do governador reeleito para os prefeitos ajudarem a viabilizar mais votos para Dilma Rousseff. Foi uma prosa tão discreta, para não dizer secreta que os prefeitos tiveram que deixar os celulares na portaria antes de ir ouvir o homem.
EMPATE – Dilma Rousseff venceu em Bocaina do Sul e Painel. Perdeu em Otacílio e Palmeira. Durica e Tio Ligas têm mais trabalho pela frente para tentar reverter as diferenças.
REFIS – Há quem pense que o programa Refis é um incentivo aos devedores inadimplentes. Mas não é bem assim. O programa concede anistia nas multas e juros, mas a dívida principal o vivente precisa pagar na íntegra. Sugere-se uma boa divulgação das regras pela equipe do prefeito Tio Ligas até para que as pessoas não pensem que o Refis é um incentivo para que o contribuinte deixe atrasar o que deve ao município.
GRANIZO – Coisa feia, minha gente a tempestade de granizo na tarde de segunda-feira em Lages. O chefe Sérgio Pinheiro me ligou bem no meio da tempestade e só perguntei se Otacílio Costa não enfrentava aquele dilúvio e ele respondeu ‘aqui tem sol’. Foi de fazer cruz de sal lá em casa porque achamos que o mundo iria acabar. Governador Colombo foi devereda em socorro dos conterrâneos, mas até agora tem gente com o barulho do bombardeio de pedra de granizo na cabeça.
Deixe seu comentário