Edição 173 - 10/10

Tio Liga costura em Floripa e no DF
Prefeito de Otacílio Costa está com a cabeça cheia de projetos. Luiz Carlos Xavier, o Tio Liga, sabe que vive um momento de boa vontade dos gestores em âmbito estadual e federal. E não quer perder o cavalo encilhado para acesso aos recursos. Enquanto você estiver lendo o Correio Otaciliense, Tio Liga já deve estar de volta da conversa com o Secretário da Casa Civil, Nelson Serpa. O homem que cuida dos bastidores do Governo Colombo receberia o prefeito de Otacílio nesta quinta-feira, 10. Na conversa os detalhes burocráticos para acesso aos recursos do Fundam. Tio Liga já tem no papel o montante que será aportado no município. “Serão R$ 1.400.000,00 pelo critério populacional e outros R$ 520.000,00 através de emendas de deputados. Agora queremos acelerar o trâmite para acesso a esses recursos”, confirma o prefeito.
A preocupação para acelerar o trâmite decorre do calendário eleitoral. Os recursos podem ser liberados até seis meses antes da eleição de 2014. Isso significa 4 de abril do ano que vem. “O que não vier até essa data só depois da eleição. E dependendo de resultados, é claro”, confirma Tio Liga. Mas não é só em âmbito de Estado que o prefeito de Otacílio Costa foca recursos. Na segunda-feira, 14 de outubro, ele desembarca em Brasília. Enquanto assina o termo para recebimento de um kit para o Conselho Tutelar, repete a peregrinação em gabinetes. “Não adianta ficarmos só reclamando de queda de arrecadação e dificuldades. Temos que colocar o pé na estrada em busca de recursos que permitam que façamos ainda mais”, resume o objetivo das costuras em âmbito de Florianópolis e Brasília.
 
 
O KIT DO CONSELHO – Quando recebeu a informação de que teria direito a um Kit para o Conselho Tutelar e que deveria assinar pessoalmente o termo, o prefeito de Otacílio Costa pensou que se tratava de alguns itens básicos para funcionamento da estrutura. Mas ao receber o memorial descritivo percebeu que se trata de material importante. Além de aparelhos de televisor, bebedouro e refrigerador, virão para Otacílio Costa cinco terminais de computador e um veículo zero quilômetro. “É um auxílio importante que reforça a estrutura do Conselho Tutelar. Ajuda que compensa um deslocamento a Brasília, não temos dúvida”, resume Luiz Carlos Xavier, o prefeito Tio Liga.
 
 
A INAUGURAÇÃO I – “É um aproveitador esse prefeito. Recebe tudo pronto e agora quer tirar proveito inaugurando, como se fosse uma obra dele”. A mensagem recebemos de Otacílio Costa referente a entrega da obra da UBS – Unidade Básica de Saúde do bairro Igaras. Há quem veja, portanto, que Tio Liga nem deveria inaugurar o posto de saúde porque não foi costura e articulação nessa nova administração. Mas o ‘pai da criança’ não é quem testemunha a vinda ao mundo e sustenta depois?
 
 
A INAUGURAÇÃO II – Segundo o prefeito Tio Liga, quando se prospectou a inauguração da UBS do bairro Igaras, o vice-prefeito e Secretário da Saúde, Silvano Cardoso, disse que iria articular para encontrar uma médica que substituísse Doutor Lucas, que foi embora de Otacílio por motivos familiares. Na inauguração, Silvano Cardoso surpreendeu confirmando o nome da Doutora Camila, como nova médica da unidade de saúde. “É uma resposta de que estamos preocupados com a Saúde e, dentro da nossa realidade, tomando as providências”, resumiu o prefeito.
 
 
NÃO DEU REDE – Se o presidente Macarena tinha expectativa de ver o partido de Marina Silva vir ao mundo e, talvez, ingressar na nova sigla, terá que aguentar firme no PSDB. A Rede não vingou. Mas Marina foi para o PSB que no entorno de Lages tem como liderança mais expressiva o otaciliense Polaco.
 
 
O QUE É ISSO DURICA? – Vereador Sandro Masselai entrou com Pedido de Informação na Câmara de Vereadores, obtendo a concordância e aprovação de todos os demais colegas. Pediu para que o prefeito Durica, naquilo que é sua obrigação, que informasse o número de servidores contratados, prestadores de serviços e comissionados. O pedido foi aprovado dia 28 de agosto e encaminhado em 04 de setembro ao Paço Palmeirense. Até 08 de outubro as informações – estranhamente – não chegaram à Câmara.
 
 
CÂMARA TEM DIREITO À INFORMAÇÃO – Assessoria Jurídica de Durica deve estar sintonizada, assim como o próprio prefeito, que sonegar informação à Câmara de Vereadores pode caracterizar crime de responsabilidade. E os desdobramentos são bem chatinhos. O próprio prefeito havia me dito (perguntei a ele numa reunião em Campo Belo da SDR) que não tinha nada a esconder. Que inclusive colocou menos gente na prefeitura que aquela quantidade existente na administração anterior. Mas se é assim, nem carece dizer que é só informar a Câmara disso porque tal providência não dói nada.
 
 
ALIÁS – Aquilo que o vereador Sandro Masselai pede ao prefeito Durica não é nenhum absurdo. Qualquer cidadão do povo pode fazer o mesmo pedido e ter a resposta. Tem uma lei que determina essa transparência.
 
 
AQUI E LÁ – Além da atuação como secretário em Palmeira, ex-prefeito de Otacílio, Denilson Padilha boleia a perna para uma missão em Bocaina. Fará estudo do chamado setor de base florestal do município. A intenção do prefeito Luiz Carlos Schmuler é ter dados em mãos para atrair investimentos para Bocaina.
 
 
COLOMBO EM OTACÍLIO – Secretário Gabriel Ribeiro (SDR) disse que durante os despachos com o governador Colombo nesta semana foi indagado sobre a obra da perimetral em Otacílio Costa. Informou ao governador que está tudo pronto. Colombo pediu para encaixar sua agenda de modo que ele venha ainda em outubro inaugurar a obra. Com o governador ao inaugurar uma obra já chega com outras novidades, quem sabe pingue mais alguma coisa importante para o município.
 
 
TODAS AS ELEIÇÕES NO MESMO ANO – Deputado Peninha, da vizinha Ituporanga, prega a tese da realização de eleição única no Brasil. A razão é simples. A cada dois anos, tudo para durante o processo eleitoral. Indagamos ao deputado se o brasileiro, eu e você, estamos preparados para votar numa eleição onde se escolherá vereador, prefeito, deputado estadual, federal, senador, governador e presidente da república. Peninha lembra que a eleição deve ser feita no mesmo ano, mas não precisa ser no mesmo dia.
 
 
CORUJA NO PMDB – Ingresso do ex-prefeito e ex-deputado no PMDB foi o fato político do começo de mês na Serra. Fernando Coruja deu um chega prá lá em Juarez Mattos e corre para a janelinha onde concorrerá a Deputado Estadual. Ato trouxe a Lages o Senador LHS e foi comemorado como uma conquista pelo prefeito Elizeu Mattos.
 
 
AGREGA? – Nos bastidores da filiação conferimos que nem todos os prefeitos estarão alinhados em âmbito regional com Coruja para Assembleia Legislativa pelo PMDB. Embora não tenham sido eles  que tenham me dito, mas ouvi que os prefeitos Luiz Schmuler (Bocaina) e Flávio (Painel) tendem a trabalhar pela reeleição da deputada Dirce e não por Coruja.
 
 
PROSA – Antes de filiar Coruja ao PMDB, Elizeu Mattos teria conversado com todos os nove prefeitos da sigla na Amures. Não teria encontrado resistência. Prefeito Durica, por exemplo, acenou que o partido em Palmeira está de bem com a troca de Juarez Mattos por Coruja. Pelo menos Durica estava de corpo presente no evento de filiação.
 
 
CORTE DE ARAUCÁRIA – Apenas para que otacilienses, bocainenses, painelenses e palmeirense fiquem sintonizados, nesta quinta-feira, dia 10, está sendo realizada uma audiência pública para tentar viabilizar a volta do corte de araucária. Conversa com lideranças políticas e especialistas, será na Câmara de Lages. Por entendermos que o corte com planejamento é uma forma de sustentabilidade da espécie, entendemos que é interessante a autorização. Porém, considerando o patrulhamento ambiental, é algo quase impossível.
 
 
EM PAINEL – Na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional – CDR em Painel, foram aprovados recursos para o seminário de piscicultura em Otacílio Costa que acontece na virada do mês. As reuniões do CDR se constituem na porta de entrada da busca de recursos estaduais aos municípios. Mas tem gente reclamando que a coisa é muito engessada.

 

A OBRA E AS COBRAS – Houve quem ‘se espritasse’ com a declaração do deputado Décio Lima (PT) de que a revitalização da Avenida Olinkraft ‘não é uma obra de Otacílio, mas dele’. Cada um entende como quiser, mas o objetivo do parlamentar não foi querer ser o pai da criança, mas dizer que iria adotar a obra para que ela tenha começo, meio e fim. É algo positivo. Mas cada um interpreta como quer! 

Anterior

Edição 174 - 17/10

Próximo

Edição 172 - 03/10

Deixe seu comentário

Outras