Edição 174 - 17/10

 

Quando falta visão que terminou a eleição
Em boa parte dos municípios a rivalidade política é tão intensa que é preciso ter cuidado para não se esquecer do mais importante: a administração. Bocaina do Sul não está fora desse mapa de rivalidade. Faz um ano que deveria ter sido esquecido o resultado da eleição. E o exemplo de que se prefere manter viva a chama da rivalidade foi ouvida no último dia sete de outubro. Simplesmente o perímetro urbano da Bocaina testemunhou uma sequência de foguetórios. Acostumados a tocar a vida sem ligar para a política, a maioria dos paroquianos não deu bola ao que estava acontecendo. Porém, mais tarde se soube. O foguetório era para comemorar o primeiro ano da vitória do PMDB sobre PSD/PSDB, os grupos políticos rivais no município.
Quem comemorava poderia ter feito algo mais útil. Pegar o dinheiro gasto com foguetes e ajudar os mais necessitados. Poderiam ainda fazer uma avaliação crítica sobre como anda a administração do prefeito vencedor, Luiz Carlos Schmuller. É verdade que dificuldades tornam complicada a gestão nesses tempos de pouco dinheiro e muitos problemas. Mas exatamente por causa disso, deveria existir consciência de que a eleição acontece a cada quatro anos. E, entre esse período, cabe aos vencedores tocar a gestão e os perdedores tocarem a vida. Não é o que se visualiza. E as picuinhas e disputas não são exclusivas no reino da Bocaina. É preciso mais noção de que existe vida antes, durante e depois da eleição. Vida e necessidade de obras e ações. E isso é mais importante que qualquer comemoração!
 
ENTREVERO NA BOCAINA – Prefeito Tio Liga venceu os buracos da estrada que chega à BR-282 e boleou a perna até Bocaina. Por lá se entreverou com outros lideranças na recepção que o prefeito Luiz Carlos Schmuler fez ao Deputado Décio Lima.
 
APOIO PARA BOCAINA – Segundo o parlamentar federal, seu gabinete é a ‘Embaixada de Bocaina em Brasília’. Ele destacou os mais de R$ 800 mil para duas UBS (posto de saúde) na Bocaina e de outros apoios que estão sendo viabilizados.
 
AS UBS DA BOCAINA – De acordo com o prefeito Schmuller, dos postos de saúde conquistados junto ao Governo Federal, um será instalado no bairro Nossa Senhora Aparecida. E o outro na localidade de Piurras. Além do médico cubano Ali Hasan, Bocaina receberá mais um médico que está sendo contratado por processo seletivo. “Não vou descansar até melhorar cada vez mais a área da Saúde em Bocaina”, promete Schmuler.
 
PASOLD NO PT – Secretário de Administração de Tio Liga na política não dá ponto sem nó. Seu ingresso no Partido dos Trabalhadores tem alguns propósitos. Um deles, naturalmente, é agradecer o bom tratamento que o Governo Federal tem dado ao município. Outro propósito é tentar viabilizar uma candidatura a Deputado Estadual.
 
A FILIAÇÃO – Edson Pasold já havia dito, meses atrás que o foco era a filiação no PT. Não quis antecipar porque ideia era costurar outros apoios a seu projeto de concorrer a Assembleia. Quem deseja isso é o Deputado Federal Décio Lima que gostaria de ter um cabo eleitoral (politicamente falando) de peso na Serra. Quem sabe um passo foi dado nesse sentido.
 
TRIO NO PROS – Porque a política é dinâmica tem novidades na composição partidária na Câmara de Bocaina do Sul. Presidente do Legislativo, o vereador Macarena pode dizer ao PSDB que ‘esse corpo não lhe pertencente mais’. Macarena assinou filiação no PROS. Quem também seguiu o mesmo caminho foi o vereador Jorge Córdova (DEM). Uma terceira força do PROS em Bocaina é o suplente Guta que também deixou o partido democratas.
 
SERIA A REDE – O trio mirava ir para a REDE, mas como a REDE (partido da Marina Silva) não veio ao mundo, as três lideranças políticas foram para o mundo do PROS. Agora em Bocaina também vai haver o trocadilho. No município tem os do PROS e os do CONTRA. No caso, os PROS Luiz Schmuller!
 
AS CÂMARAS – Virada do ano tem troca de presidente de Câmara de Vereadores. Em Bocaina é que a troca aconteceu antes com o vereador Macarena (PSDB) assumindo o comando legislativo devido à licença maternidade da presidente Maryana de Liz.
 
E MAIS - Pelo acordo, em Otacílio Costa o vereador Leonir coloca o PSD no comando do segundo cargo mais importante do município. Na hospitaleira Palmeira quem assume a Câmara é Willian Jesus Silva, que pertence ao PC do B.
 
IPTU – Vereadora Eliany Koheler (PMDB) está sugerindo que a Prefeitura de Otacílio Costa isente de IPTU imóveis de pessoas portadoras de doenças graves. Esse tipo de aceno vindo da Câmara só é possível a título de sugestão, visto que os vereadores não têm competência para projetos que onerem ou causem renúncia de receita, independente do argumento ou da causa.
 
GASTOS EM PALMEIRA – Vereador Sandro Masselai (PP) demonstra estar atento ao movimento das gastanças em Palmeira. Um exemplo que causa certa estranheza é uma diária ao Secretário de Finanças para ir a Lages (35 quilômetros). Considera deboche com o contribuinte de Palmeira um gasto assim.
 
MAIS DIÁRIAS – Outro questionamento de Sandro Masselai é o pagamento de duas diárias, a partir de dois adiantamentos, ao Secretário de Assistência Social de Palmeira. O motivo dos gastos: Deslocamento a Balneário Camboriú para assistir sessão ordinária na Câmara de Vereadores. “Como uma das prerrogativas do vereador é fiscalizar, estou fazendo isso para que no futuro não seja mais um que passou por esta Casa Legislativa. Mas sim aquele que tentou fazer andar dentro da legalidade o trato com coisa pública”, justifica Masselai.
 
TIBÚRCIO EM LAGES – Na audiência que discutiu a possibilidade da volta do corte de araucária, a partir de critérios que permitam o remanejamento, lá estava o deputado Celso Maldaner (PMDB). Porque sabe que é um assunto que interessa aos municípios do entorno de Lages, acompanhou o parlamentar federal na discussão, o otaciliense Tibúrcio. Ele tem feito um elo entre as reivindicações da Serra e o deputado Maldaner.
 
PAINEL PRESENTE – Quem também se misturou à audiência para discutir possibilidade de corte da araucária foi o prefeito de Painel, Flávio Neto. Ele representa o município que mais produz pinhão no Estado. Daí o interesse em saber dos desdobramentos do assunto.
 
POR FALAR EM PAINEL – Um grupo empresarial de Rio do Sul está de olho na Garganta do Diabo. A gente explica. A tal Garganta é uma queda d´água situada em Painel, no Rio Caveiras. E os investidores querem implantar ali uma PCH. O problema é que distante uns 3 mil metros do local começa a captação de água para consumo de Lages. Mas para Painel, não deixa de ser interessante ter uma PCH fumegando em seu território.
 
NOTÍCIAS DA BR-470 – Para você que vai para o litoral pela BR-470, a assessoria do Deputado Décio Lima informa sobre o projeto para duplicação dessa rodovia que o Ibama contratou empresa que cuidará do projeto ambiental. Em outras palavras significa dizer que o entrave para duplicar a estrada está vencido.
 
Anterior

Edição 175 - 24/10/2013

Próximo

Edição 173 - 10/10

Deixe seu comentário

Outras