04 de Agosto de 2016
Otacílio 2016: Tio Ligas e Altamir não podem perder
Pararam para pensar que estamos prestes a entrar numa campanha eleitoral onde nenhum dos lados pode perder a eleição? Se Tio Ligas for o derrotado, todo esforço com investimentos nunca antes vistos em Otacílio Costa, ações aqui e ali, aportes públicos na ordem de R$ 20 milhões em obras, tudo isso não teria sido suficiente para o eleitor aprovar sua gestão. Seria uma ingratidão em forma de votos. Por outro lado, em Altamir Paes saindo perdedor, todo aquele fomento no desenvolvimento de Otacílio Costa, asfalto, indústrias, crescimento acima da média, tudo isso não seria um conjunto de fatores que motivasse o eleitor a respaldar o peemedebista. Seria o desprezo em forma de votos.
Mais que desmerecer Altamir ou Tio Ligas, a ponderação é apenas para apontar o quanto será disputada e imprevisível a eleição. O atual prefeito tem vantagens pela boa coligação que acabou fechando, além do fato da reeleição ajudar quem está no poder e outros prejudicados positivos a favor da dobradinha Tio Ligas/Pindaco. Por outro lado, Altamir Paes também possui cenário animador. Não tem o desgaste de quem está no comando do Paço e possui um histórico de ações bastante positivo. Contando ainda a seu favor o fato do adversário carregar certo desgaste por causa de episódio recente que envolveu o vice-prefeito atual, Silvano Cardoso.
Assim, de quem está do lado de foram do processo eleitoral, a leitura é de equilíbrio na disputa em Otacílio, embora as pesquisas para consumo apontem certa vantagem para Tio Ligas, cujos índices a gente não pode compartilhar porque somente aquelas registradas na Justiça Eleitoral podem ser publicadas. Como estamos adentrando numa disputa eleitoral onde nenhum dos dois candidatos pode perder e não existe empate, alguém viverá o inferno astral da derrota dentro de dois meses. Embora, recomende-se cautela aos grupos que torcem por Tio Ligas e Altamir porque existe vida depois da eleição!
DISCURSO FORTE - Tio Ligas fez um discurso forte na sua manifestação durante a convenção que homologou a coligação com 10 partidos (PSD, PPS, PDT, PT, PP, PRB, PTC, PSDB, PTC e PROS). No estilo de 'dar um boi para não entrar numa briga e uma boiada para não sair' apontou que pretende fazer uma campanha na base de propostas. "Mas se os adversários forem para outro caminho, estaremos preparados para enfrenta-los".
ESTRATÉGIA - "Eles não contavam com minha astúcia". O bordão do personagem Chaves do SBT pode ser repetido pelo prefeito Tio Ligas ao atrair o Pindaco para a coligação. A providência inclusive fez Altamir repensar a dobradinha, saindo com chapa pura. Cristiano Küster era para ser o vice do PMDB pelo PPS. Mas daí o PPS na convenção optou por Tio Ligas e não Altamir.
"EXÉRCITO" - Admitamos. Nenhuma coligação colocou mais gente numa convenção até agora que o PSD. Se duvidar é capaz de ter mobilizado mais povo que as convenções de Lages previstas para esta sexta-feira. É uma das vantagens de quem é governo. O grupo chega mais!
PMDB E COMPANHIA - Se alguém ignorar a fortidão da coligação entorno de Altamir Paes está desdenhando ou desconhece política. Com PMDB, DEM, PSB, PC do B, PSC e PR é possível apontar que a estratégia da 'artilharia por terra' que é o casa por casa, está garantida. E o ânimo de Altamir Paes faz uma diferença significativa. Na convenção isso ficou claro na pregação para mobilizar a pelegada. E não existe nenhum partido com maior poder de mobilização que o PMDB.
CHAPA PURA - Inquestionável que a decisão de chapa pura do PMDB foi um gesto de coragem. Havia ali parceiros prontos para uma boa dobradinha para aglutinar mais votos. O vereador Leonir Ribeiro da Silva (PR) é só um exemplo. Mas houve uma pesquisa que colocou Salete Mello muito bem perante o eleitorado. E isso deve ter sido considerado na hora da decisão.
SALETE VICE - Acabou sendo a polêmica a possibilidade de Salete Mello não poder compor com Altamir na condição de vice, por não ter se desincompatibilizado em tempo hábil para tanto. Mas o excelente advogado Ernani Luz, tratou de informar a redação aqui do Correio de que a única pendência é a entrega de documentos e que isso seria feito. O entendimento jurídico é de que vale o afastamento (e por problemas de saúde ela já estava), sendo que a questão estaria tranquilamente superada.
NA PALMEIRA - Apesar do significado de renovação que Fernanda Córdova (PR) e Sandro Masseli (PP) representam em Palmeira nesta eleição, o prefeito Durica (PMDB) não tem dúvida que a boa parceria com o ex-adversário Rui Andrade é mais um diferencial a seu favor no pleito. A convenção que homologou Durica e Rui foi festiva e agora a estratégia é sola de sapato e muita prosa com o eleitor.
SEIS PARTIDOS - Para enfrentar a coligação liderada pelo PSDB e PR, o prefeito Luiz Schmuller se rodeou de uma leva de partidos que militam na Bocaina. Além do seu PMDB e do PSD de Doutor Walmir, integraram-se ao projeto o DEM, PPS, PRB e PP. A convenção comemorativa motivou o grupo.
Legenda: Convenção comemorativa da dobradinha PMDB e PSD na Bocaina
NOTICIÁRIO JURÍDICO - No fechamento da coluna fizemos contato com a área jurídica que cuida do recurso de Altamir Paes no TRE/SC. Advogado João Matias nos disse que ainda não tinha novidade. Mas não se trabalha com a hipótese do recurso bater na trave até porque quem decidirá são os mesmos julgadores que deram a decisão favorável a Altamir no final do ano passado. Logo, o suspense existe só porque não são 100%. Mas é quase isso!
SANTINHOS - Não espere ver santinho ou outro material de campanha dos candidatos já a partir de 15 de agosto, quando começa a campanha. Muitos atrasarão por causa da necessidade de constar na propaganda eleitoral o CNPJ de cada candidato. E quem sair sem esse detalhe na propaganda, levará multa.
ONZE - Otacílio Costa tem 13.335 eleitores aptos ao voto. Com os nulos, brancos e abstenções, menos de 11 mil vão decidir a eleição.
MAIS - Bocaina soma 3.139 eleitores aptos a escolher entre Schmuller e Jonildo. Palmeira tem 2.898 para votar em Durica ou Fernanda.
LAGES I - Repercute além das fronteiras de Lages a hipótese do prefieto Elizeu não concorrer à reeleição.
LAGES II - É que o 15 tremulando na principal cidade da Serra ajuda nos municípios do entorno!
Deixe seu comentário