Imagem principal

Edição 321

  • null -

10 de Agosto de 2016

SC-114: Habemus revitalização

Apesar da espera e de uma impaciência que desespera, parece que o mês de agosto trouxe a boa notícia. É verdade que a gente se sente meio São Tomé, na base de só acreditar vendo, mas o governador Colombo não viria aqui em Otacílio assinar uma ordem de serviços e essa não se transformar em obra. Logo, a assinatura simboliza que habemus revitalização no trecho até os descampados de Cadeados, chegando a Lages, dessa estrada que está em pandarecos.

A boa notícia da ordem de serviços veio depois de uma reunião do governador Colombo com técnicos do BID, o órgão financiador, em Brasília, na terça-feira, 09. Com a homologação da licitação, o consórcio SBS Dalba fará a chamada mobilização (que é o deslocamento de maquinário para o trecho e implantação de estrutura física para homens e máquinas). E a partir disso, as máquinas passam a roncar recuperando o traçado danificado inclusive pelo tráfego pesado de caminhões que transportam madeira principalmente para a Klabin.

Previsão é que a obra custe R$ 77 milhões com prazo de término até a metade do ano de 2018. Ou seja, se der tudo certo, antes de terminar o atual governo, a estrada entre Lages e Otacílio Costa estará pronta. Como o recurso do BID é algo garantido, o consórcio só não cumpre o cronograma e entrega a obra em 24 meses se fizer corpo mole.

OBRA DE COLOMBO? - Peemedebistas otacilienses lideram as críticas à providência de entregar a ordem de serviços na boca da campanha eleitoral para a revitalização da SC-114. Sentem cheiro de politicagem. Mas se existe a manobra política na obra da estrada, a 'culpa' também é do PMDB. Esse governo que tanto demorou a recuperar a ligação Lages a Otacílio tem 53% dos cargos ocupados por peemedebistas. E o vice-governador é o Pinho do PMDB que, por sinal, será o responsável por concluir a obra já que Colombo deixará o governo antes para os peemedebistas. Logo, antes de jogar pedras como algo ruim ou negativo, o PMDB deve é comemorar, afinal a obra terá também o DNA do partidão!

CONTE CONOSCO - Foi mais ou menos essa a manifestação do presidente da Assembleia Legislativa e do PSD de Santa Catarina, deputado Gelson Merísio, ao conversar com o prefeito Tio Ligas. Disse o parlamentar que o prefeito pode contar com ele e com as lideranças do PSD para ajudar turbinar a campanha eleitoral a favor de Tio Ligas. Merísio fez questão de vir a Otacílio Costa trazer o apoio acompanhado do deputado Gabriel Ribeiro.

CAUTELA NA TELA - As palavras precisam ser cautelosas nesse período de pré-campanha. Houve integrante da coligação Tio Ligas/Pindaco apontando que a reunião com o deputado Merísio foi tão boa que parecia um comício. Exagero é claro porque, a essas alturas, antes de 15 de agosto, qualquer reunião que caracterize comício é crime eleitoral e rende multa aos desobedientes. Portanto, carece mais cautela e menos afoitamento.

DEMANDAS DE OTACÍLIO - Ele andou quase saindo do PSD, mas a boa relação de trabalho com o deputado Milton Hobus o manteve nas fileiras do partido. É o vereador Luiz Carlos Barbosa que na passagem do presidente Estadual do PSD, deputado Merísio, foi logo observando as demandas que Otacílio Costa aguarda do governador Colombo. Aguardava porque, com a ordem de serviços para as obras da SC-114, é uma demanda a menos.

COLIGAÇÃO PROPORCIONAL - Eleitor sempre se confunde com essa coisa de coligação para vereador. Alguns fazem uma bruaca de votos e ficam pelo caminho. Outros, com menos votos, assumem. A vereadora Sonei, por exemplo, foi a oitava mais votada em 2012, mas ficou como suplente, assumindo apenas por causa da doença da vereadora Salete Mello. Da mesma forma, cinco candidatos foram mais votados que Lindomar Alves de Souza, mas o tucano acabou conquistando a vaga, exatamente por causa da boa coligação. A regra é clara, mas confunde!

TIO LIGAS NA FRENTE - Calma gente, não é pesquisa. É apenas em relação à divisão do tempo no horário eleitoral. Por causa do PT, PSD, PP. PSDB, PDT e PRB, Tio Ligas leva vantagem no somatório de tempo no horário eleitoral em relação a Altamir com PMDB, DEM, PR, PTB, PSC e PC do B. Observe que só citamos seis partidos com Tio Ligas porque, para definir o tempo no horário eleitoral, vale a soma apenas dos seis com maior quantidade de tempo.

APTO À DISPUTA - Advogado Tiago Silvestrin Matias conseguiu decisão judicial proferida pela juíza Mônica Grisólia Mendes que tornou Denílson Padilha apto à disputa. Na ação foi argumentado que a Câmara de Vereadores descumpriu regimento e não deu oportunidade de defesa a Denílson, quando da rejeição de suas contas. Além de se constituir numa vitória do ex-prefeito, episódio serve de alerta para os vereadores serem mais atentos naquilo que analisam e votam.

PMDB: Compasso de espera em Otacílio

Se existe uma coisa que a gente não pode questionar é estratégia de advogado. Mas que existe certa apreensão dentro do PMDB em Otacílio, isso não tem dúvida. É que Altamir Paes poderá ter que começar a campanha na segunda-feira, 15, sem a certeza de que será mesmo o candidato a prefeito. Para não gerar uma situação estranha, essa decisão, com bastante probabilidade de ser favorável a Altamir, deve estar sendo tomada e publicada a qualquer momento.

O advogado Rui Espíndola deve saber o que está fazendo, até porque tem conhecimento e renome. Mas uma decisão negativa ao recurso junto ao TRE/SC causaria uma reviravolta sem precedentes na política de Otacílio Costa. Para aumentar ainda mais o suspense, a Procuradoria Regional Eleitoral, em despacho se manifestou contra Altamir Paes. Procurador Marcelo da Mota entende que a essas alturas não é possível alterar a base de dados eleitorais, impedindo tornar o peemedebista apto a ser votado. Está nas mãos do relator Davidson Jahn Mello a decisão. 

FORÇA - No intervalo de uma semana Merísio e Colombo em Otacílio. O PSD está mesmo apostando em Tio Ligas!

TORCIDA - Integrante do PSD garante que o partido torce por Altamir na disputa. "É melhor que venha o melhorzinho deles".

PMDB - Liderança peemedebista de Otacílio não tem qualquer dúvida no êxito da eleição. "É na adversidade que a gente cresce".

APELIDO - Pessoal do PMDB continua se referindo ao atual prefeito pelo apelido de 'Desliga'. Já o apelido de Altamir não dá para publicar!

PRISÃO - Segunda-feira, 15, fecham 90 dias do estouro da Operação Ajuste. Silvano Cardoso e Lindomar Alves seguem presos!

DÚVIDA - Será que em sendo soltos (não acredito que fiquem presos até a eleição), Silvano e Lindomar sairiam às ruas pedir votos?

DEM - Pediram para transmitir um recado: "Entique com o Pipoqueiro. Ele deveria concorrer para ver que não tem votos". Está enticado!

Anterior

Edição 230 - 13 de novembro 2014

Edição 320 Próximo

Edição 320

Deixe seu comentário

Outras