Edição 308 - 12 de maio de 2016
Bocaina: Rádio coloca prefeito no paredão
Prefeito de Bocaina do Sul que estava evitando falar sobre inauguração apressada da UBS que não entrou em funcionamento, esteve na Rádio Clube de Lages. Respondeu questões espinhosas, como a pressa para inaugurar a UBS sem que a mesma estivesse pronta para funcionar. À boca pequena se comenta que a estrutura foi inaugurada devereda para marcar a despedida da secretária Soraia Schlichiting da Secretaria da Saúde para concorrer à vereadora. Prefeito Luiz Schmuller argumentou que o problema seria a falta de imóveis, mas garantiu que semana que vem a estrutura estará de portas abertas.
O prefeito falou ainda sobre o episódio da licitação para recuperar um veículo oficial Renault Kangoo. O automóvel foi avariado num acidente com a primeira dama de Bocaina. O Ministério Público interferiu impedindo que se concertasse o carro, visto que a compra de um não avariado custaria apenas R$ 1.000,00 a mais. Schmuller disse que vai leiloar o carro e comprar outro. Questão do britador e outros espinhos entraram na pauta, inclusive respondendo denúncias de vereadores sobre tais temas.
É o tipo de entrevista que serve para Luiz Schmuller ir treinando para respostas que precisa dar durante a campanha eleitoral, bem como para evidenciar que não se trata das picuinhas políticas que tanto povoam Bocaina.
AUTORIA DAS DENÚNCIAS - De acordo com o locutor Daniel Goulart (Rádio Clube) quem efetuou as denúncias e questionamentos sobre as questões de Bocaina, foi o vereador Márcio Coelho. Foi abordado inclusive uma suposta desavença entre o vereador e o prefeito que teria resultado em procedimento policial, com depoimentos e tudo. Parece que a coisa vai ser mais acirrada do que parece na Bocaina neste ano.
ESCOLA IDEAL I - Vereadora Maryana de Liz demonstra preocupação com as condições da Escola Ideal em Bocaina. Ela e a comunidade estão preocupadas com a situação da estrutura. Em dezembro levantamos o assunto nesta página. De lá para cá a situação só piorou. Prefeito Luiz Schmuller (PMDB) determinou a interdição, temendo pela segurança dos estudantes, mas orientou a secretária da Educação, Jaciane da Silva a articular alternativa para que não houvesse prejuízos no ano letivo aos mais de 400 alunos da escola Theodoro Bauschult.
ESCOLA IDEAL II - Uma perícia do engenheiro Fabiano Ventura, encomendada pela prefeitura, apontou ausência de risco que a escola venha - por exemplo - cair por causa de rachaduras. O profissional de engenharia inclusive apontou que os azulejos se desprendendo e o surgimento de rachaduras nas paredes e tetos não ocorrem pelo mesmo motivo. Assim, a interdição não prevaleceu e os estudantes podem retornar. Mas nem precisa dizer que os jovens voltam a frequentar a Escola Ideal com um olho no quadro negro e outro na porta da sala de aula. Bem chata a situação!
DOMAI E ALTAMIR - Independente de onde estiver filiado em termos partidários, o empresário Domai, que já foi vice-prefeito em Otacílio Costa não tem dúvida. No pleito de outubro estará pedindo voto e apoiando o amigo Altamir Paes (PMDB). Ambos dialogaram neste começo de maio sobre o cenário eleitoral local. E tanto Domai quanto Altamir não têm dúvidas que os ventos da mudança soprarão nas urnas quando outubro chegar.
APOIO NA PALMEIRA - Quem também comemora apoio de empresário com grande credibilidade para a eleição é o prefeito Durica. Empresário André Silva já acenou que aposta na dobradinha Durica e Rui Andrade para a peleia deste ano na Palmeira.
DE APOIO EM APOIO... - Nesse período de pré-campanha eleitoral (faltam 90 dias para que as chapas sejam homologadas), o que se percebe aqui em Otacílio e Palmeira, é o destaque para o apoio de lideranças a este ou aquele pré-candidato. Foi assim com Passaura respaldando Tio Ligas, Domai com Altamir, ali em Palmeira o André Silva apoiando Durica. Mais que votos, esses apoios respaldam a credibilidade do pré-candidato. A maioria dos apoiadores inclusive traz consigo a possibilidade de votos sendo que, o lado que tender será o beneficiado. Logo, a estratégia da busca e divulgação de apoio traz resultado, criando ânimo e encorpando o projeto. Nesse quesito, por enquanto, em Otacílio Costa, há um empate técnico. Por enquanto...
PALMEIRA NA RESSACADA - Não adiantou a presença e o reforço da torcida com a comitiva do município de Palmeira no estádio da Ressacada. O Avaí foi desclassificado da Copa do Brasil com o empate contra o Bragantino. Mas o gesto da diretoria avaiana foi bem bacana. Acaba criando simpatia nos municípios do interior de SC. Depois de terça tem muito palmeirense de nascimento, simpático com as cores do Avaí.
MINOTTO 'BARRICHELLO' - Assessoria do deputado Rodrigo Minotto (PDT) informa que o parlamentar protocolou na terça-feira, dia 10, uma indicação ao governador Colombo e ao Secretário de Infraestrutura, solicitando a revitalização da SC-114. . "A população de Otacílio Costa pleiteia há anos a reforma da rodovia para garantir a segurança dos motoristas e para contribuir com a economia local", explica Minotto no seu pedido. Porém, faltou avisar ao deputado que não se pede mais a revitalização porque ela está aprovada e licitada. O que se quer é apenas o início da obra. Simples assim!
OS TRÊS XIRUS - Referências e homenagens ao aniversário de Otacílio Costa estão na edição do Correio Otaciliense, mas utilizo o espaço apenas para fazer uma referência ao título concedido pela Câmara para várias lideranças e personalidades. Entre elas, três anitenses: Empresário Antônio Carlos Bertuol, secretário João Alberto e jornalista Sérgio Pinheiro, são da terra da 'heroína dos dois mundos' e agora também cidadãos otacilienses.
SANTA CLARA - Que o leitor que passa os olhos aqui na página tenha conhecimento de um gesto bacana da direção do hospital Santa Clara. Foi lá para a parede um comunicado de agradecimento. Nele a direção agradece médicos, equipe de enfermagem e demais colaboradores pelo grande número de atendimentos em março. Foram 2.858 atendimentos naquele mês, quando que a média do ano passado foi de 2.400 procedimentos mensais. Como não falta quem reclame quando acontece qualquer imprevisto, que não faltem também aqueles para elogiar a boa atuação de toda a equipe. O número não é resultado do trabalho de uma pessoa, mas de toda uma equipe. E todos merecem reconhecimento e gratidão!
TCHAU QUERIDA - Otacílio Costa depositou 3.055 votos a Dilma Rousseff em 2014. Aécio Neves levou 5.081 votos e Marina outros 1.339 votos. Mas agora a conversa é com Michel Temer e seja o que Deus quiser!
Deixe seu comentário