Casa de Apoio: Lages tem nova ferramenta na luta contra a violência à mulher
Durante o Seminário Catarinense de Desenvolvimento Social, nesta quinta-feira (21), na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), a Secretaria de Assistência Social irá inaugurar, de forma simbólica, a Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica, como parte do programa de políticas públicas de prevenção, assistência e combate à violência doméstica e de gênero.
A residência tem cerca de 240 metros quadrados e foi montada com mobiliários, eletrodomésticos, utensílios, artigos de cama, mesa e banho, beliches, máquina de lavar roupas, jogo de sofá, roupas, alimentação, ou seja, tudo que uma casa precisa para acolher bem uma família.
A casa de acolhimento é um local seguro e protegido, com atendimento integral a mulheres em situação de risco de vida iminente em razão da violência no próprio lar, na maioria das vezes, causada pelo companheiro.
“É um serviço de caráter sigiloso e temporário, onde permanecerão por um período determinado, até que reúnam condições suficientes para retomarem o curso de suas vidas”, destaca o secretário de Assistência Social, José Amarildo Farias, enfatizando que o endereço será preservado.
Construída a partir de recursos de emenda parlamentar, custará R$ 410 mil, entre construção, muros, aquisição de equipamentos e valores doados pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), comportando até quatro mulheres com uma média de cinco filhos cada.
Psicóloga, assistente social, monitoras, cozinheira, auxiliar de serviços gerais e motorista são os profissionais disponibilizados. Enquanto permanecerão na casa de apoio, serão ofertados às mulheres cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) e opções de trabalho.

Deixe seu comentário