Imagem principal

Casa de Apoio: Lages tem nova ferramenta na luta contra a violência à mulher

 Durante o Seminário Catarinense de Desenvolvimento Social, nesta quinta-feira (21), na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), a Secretaria de Assistência Social irá inaugurar, de forma simbólica, a Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica, como parte do programa de políticas públicas de prevenção, assistência e combate à violência doméstica e de gênero.

A residência tem cerca de 240 metros quadrados e foi montada com mobiliários, eletrodomésticos, utensílios, artigos de cama, mesa e banho, beliches, máquina de lavar roupas, jogo de sofá, roupas, alimentação, ou seja, tudo que uma casa precisa para acolher bem uma família.

A casa de acolhimento é um local seguro e protegido, com atendimento integral a mulheres em situação de risco de vida iminente em razão da violência no próprio lar, na maioria das vezes, causada pelo companheiro.

“É um serviço de caráter sigiloso e temporário, onde permanecerão por um período determinado, até que reúnam condições suficientes para retomarem o curso de suas vidas”, destaca o secretário de Assistência Social, José Amarildo Farias, enfatizando que o endereço será preservado.

Construída a partir de recursos de emenda parlamentar, custará R$ 410 mil, entre construção, muros, aquisição de equipamentos e valores doados pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), comportando até quatro mulheres com uma média de cinco filhos cada.

Psicóloga, assistente social, monitoras, cozinheira, auxiliar de serviços gerais e motorista são os profissionais disponibilizados. Enquanto permanecerão na casa de apoio, serão ofertados às mulheres cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) e opções de trabalho.

Ocorrência de perturbação do sossego lidera chamados em Otacílio Costa Anterior

Ocorrência de perturbação do sossego lidera chamados em Otacílio Costa

Registros de violência doméstica diminuíram este ano em Otacílio Costa Próximo

Registros de violência doméstica diminuíram este ano em Otacílio Costa

Deixe seu comentário