logo RCN
Imagem principal

Secretaria de Estado da Saúde apresenta ações da pasta em evento do MPSC

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou do programa MP na Prática, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), nesta segunda-feira, 2. A capacitação on-line, intitulada “Conexão saúde pública: diálogos interdisciplinares”, foi promovida pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública (CSP) em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, apresentou as medidas promovidas pela SES relacionadas às demandas do MP catarinense e respondeu às questões apresentadas pelas Promotorias de Justiça.

O Secretário de Estado da Saúde expôs detalhes sobre a estrutura da secretaria, os desafios da atenção primária, a regulação das filas de espera para atendimento no SUS e para as unidades de tratamento intensivo, além de outras demandas enfrentadas diariamente pelas Promotorias de Justiça. “Nós fomos provocados pelo CSP a discutir as questões da saúde em diversas comarcas de Santa Catarina e fizemos um levantamento interno desses processos. Esses apontamentos do Ministério Público catarinense são essenciais para que possamos realizar ações práticas e resolver as demandas da sociedade”, destacou.

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, esteve presente na abertura do encontro, destacou dados da atuação da SES e salientou a importância da criação de um fluxo de trabalho entre as instituições. “Esse diálogo entre a Secretaria de Estado da Saúde e o MPSC foi iniciado há algum tempo e é essencial para que possamos avançar na análise e resolução dos procedimentos instaurados pelas Promotorias de Justiça”, declarou.

O coordenador do CSP, Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, reforçou a importância da aproximação. “Este MP na Prática é um passo a mais no contato com a Secretaria de Estado da Saúde. É uma oportunidade de ouvir e conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos a partir dos procedimentos que tramitam em todo o estado. Acredito que possamos evoluir ao trabalhar em soluções conjuntas e espero que esse seja o pontapé inicial para a abertura de outros espaços de diálogo e negociação, que tem como resultado a melhoria da saúde para a população”, completou.

Para o Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, “a atuação na área da saúde tem diversas complexidades e muito disso chega às Promotorias de Justiça devido à necessidade imediata das ações. Ter abertura para dialogar e discutir as soluções em conjunto é muito importante para a conciliação e resolução das demandas de cada local”, finalizou.

O MP na Prática é um projeto desenvolvido pelo CEAF para promover a capacitação em assuntos do cotidiano do Ministério Público catarinense, com viés prático e voltado à atividade finalística.


Catarinenses do tênis de mesa conquistam medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris Anterior

Catarinenses do tênis de mesa conquistam medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris

Política a pessoas em situação de rua é tema de visita de conselheiro do CNJ ao TJSC Próximo

Política a pessoas em situação de rua é tema de visita de conselheiro do CNJ ao TJSC

Deixe seu comentário