logo RCN
Imagem principal

CASAN apresenta plano de investimentos e desafios para comitiva da Suíça

Com o objetivo de firmar parcerias para avançar no Sistema de Esgotamento Sanitário de Santa Catarina, representantes da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) receberam na tarde desta segunda-feira (05), uma comitiva liderada pelo Cônsul-Geral da Suíça, Pierre Hagmann. Durante a reunião no auditório da Matriz da Companhia, em Florianópolis, o presidente Edson Moritz fez uma apresentação institucional, incluindo um plano de investimentos para os próximos anos, além de destacar os principais desafios tecnológicos, financeiros, as novas oportunidades e as possibilidades de financiamentos para a Companhia.

O presidente da CASAN destacou que todos os esforços da atual gestão levam em conta o cumprimento do Novo Marco do Saneamento, que determina atendimento de 99% da população com serviços de água potável e ao menos 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033. “Essa reunião foi uma oportunidade de mostrar os valores e objetivos atuais da CASAN. Uma Companhia que está priorizando os investimentos no esgotamento sanitário e buscando parcerias externas para a captação de recursos, novos modelos de negócios e alternativas para cumprir as metas estabelecidas com o Governo do Estado e o compromisso com os catarinenses”, destacou Edson Moritz.

Além do presidente, estiveram presentes representando a CASAN os diretores de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann; e Comercial, Giovani Pickler; além de gerentes, assessores e funcionários da Companhia. Pelo Governo do Estado, participou da reunião o secretário Executivo de Articulação Internacional, Paulinho Bornhausen.


Cônsul-Geral da Suíça, Pierre Hagmann, durante a reunião no auditório da CASAN. Foto: Acervo CASAN.

Do lado suíço, acompanharam o Cônsul-Geral, o Cônsul Honorário da Suíça em Florianópolis, Luiz Gonzaga Coelho e o especialista de Infraestrutura do Swiss Business Hub Brasil, Luiz Fernando Nanô. Do setor empresarial, estavam representantes da ABB (automação e eletrificação), Sulzer (fabricação de materiais de bombeamento), Solar Tritec (painéis fotovoltaicos) e GWF/Testari (soluções para saneamento). As empresas apresentaram as atividades que atuam, os serviços e produtos que oferecem com opções de novas tecnologias e a expertise no segmento, buscando avançar em futuras parcerias de acordo com projetos e demandas específicas.

Na visão do Cônsul-Geral Pierre Hagmann, essa foi uma oportunidade de estreitar as trocas de conhecimento e oportunidades no setor de água e saneamento. “A Suíça tem uma expertise desenvolvida no âmbito da gestão de água e esgoto, e nossa função como Governo é fazer essa ponte entre os mercados, com foco em parceiros estratégicos como a CASAN. Já temos empresas que atuam em conjunto para avançar no saneamento e podemos fazer ainda mais”, completou o Cônsul-Geral.

Comitiva em SC

Pela manhã, o embaixador suíço Pietro Lazzeri, que acompanhou a comitiva do país, estiveram com o governador Jorginho Mello e alguns secretários no Centro Administrativo. “Temos hoje uma excelente relação com os suíços e com as empresas desse país que atuam no nosso estado. Vamos agora intensificar essa proximidade destacando as potencialidades de Santa Catarina, como é o caso dos serviços de saneamento”, acrescentou o secretário Executivo de Articulação Internacional, Paulinho Bornhausen.


Secretário Executivo de Articulação Internacional, Paulinho Bornhausen, durante a reunião. Foto: Acervo CASAN.


Da esquerda para a direita: Cônsul Honorário da Suíça em Florianópolis, Luiz Gonzaga Coelho; presidente da CASAN, Edson Moritz; especialista de Infraestrutura do Swiss Business Hub Brasil, Luiz Fernando Nanô; Cônsul-Geral da Suíça, Pierre Hagmann. Foto: Acervo CASAN.

Assessoria de Comunicação Social
acs@casan.com.br
(48) 3221-5034 | 3221-5035 | 3221-5036

CASAN/ MATRIZ | Rua Emílio Blum, nº 83, Florianópolis | CEP: 88.020-010


Jorginho Mello atualiza resultados do Estação Inverno em encontro na Associação Empresarial de Lages Anterior

Jorginho Mello atualiza resultados do Estação Inverno em encontro na Associação Empresarial de Lages

Instalação de sistema de bombeamento pode afetar abastecimento em Criciúma, Forquilhinha e Içara Próximo

Instalação de sistema de bombeamento pode afetar abastecimento em Criciúma, Forquilhinha e Içara

Deixe seu comentário