logo RCN
Imagem principal

Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza participa do projeto do Sindicato Rural

Promover a educação ambiental de alunos e da comunidade por meio da horta escolar, com um trabalho que realça a importância do cultivo orgânico, estimula o hábito por alimentos saudáveis e o trabalho em equipe. 

Esse é o objetivo do Projeto Plantando para o Futuro: Horta Escolar, lançado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Otacílio Costa, que com parceria da Secretaria de Educação de Palmeira aplicou o projeto no Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza, em Palmeira.

Em torno de 80 crianças, de 7 a 12 anos participaram do projeto, que durou em média 16 horas e teve aula teórica e boa parte de prática.

Para o presidente do Sindicato Rural de Otacílio Costa, Jonathan Pereira de Souza, responsável por ofertar o projeto gratuito aos alunos, é de extrema importância que as crianças tenham contato direto com a terra, pois aprendem e dão valor ao alimento daquilo que se planta.


O projeto_Os alunos e seus professores são os responsáveis pelo manejo posterior da horta, observando o melhor horário para irrigar; retirada de plantas invasoras; controle de pragas; completar nível de terra em plantas descobertas e colheita que obedece ao período de maturação das hortaliças, realizando a higienização com auxílio das merendeiras e, após higienização, servir como merenda escolar, o que reforça a alimentação das crianças e proporciona variedade nas opções presentes.

Todos os processos de implantação da horta são acompanhados pelos alunos com seus professores. “Isso oportuniza aos alunos aprender a trabalhar com a terra, produzindo alimentos saudáveis, melhorando sua alimentação e de seus familiares”, disse o presidente do sindicato, Jonathan.


Copercampos inicia terraplanagem para construção da Indústria de Etanol Anterior

Copercampos inicia terraplanagem para construção da Indústria de Etanol

A trajetória inspiradora de Edi Wunderlich Próximo

A trajetória inspiradora de Edi Wunderlich

Deixe seu comentário