logo RCN
Imagem principal

Audiência pública acontece hoje, em Otacílio Costa

O Plenário Gentil Coelho de Souza, na Câmara de Vereadores de Otacílio Costa, será palco da audiência pública sobre o enfrentamento das enchentes no município e região. A audiência acontece na noite desta quinta-feira, 11, a partir das 19 horas.

Idealizada pelo vereador Henrique Costa, o evento partiu de moradores residentes das margens dos rios Desquite e Canoas. A percepção é que, nos últimos anos, os rios têm enchido rapidamente e permanecido cheios por muito mais tempo que o normal.

O objetivo da audiência é trazer lideranças políticas, entidades e institutos ambientais de todo estado, para debater sobre a pauta e achar alguma saída para o problema, além de ouvir moradores afetados pelas cheias que possam dizer qual sentimento da problemática das cheias.

Segundo o vereador Henrique, Aldori dos Anjos Batista, do IMA; professor Rodrigo, da Unifacvest; professor Caetano, da Uniplac, deputado Marcius Machado e o promotor de Justiça de Otacílio Costa, José Silva Júnior, estão confirmados para comparecer na audiência.


Morador realiza projeto de fiscalização e limpeza do Rio Desquite 

Marcelo Martins, morador da Rua Cecília de Souza, no Bairro Pinheiros, já passou por muitas enchentes, isso porque, a rua em que ele reside há mais de 40 anos, conforme o nível do rio, fica totalmente interditada, como acontece em várias outras ruas do bairro.

No ano passado, Marcelo iniciou um projeto com o objetivo de fiscalizar e realizar a limpeza do Rio Desquite com seus vizinhos. Ele comentou que visitou casa por casa, onde na oportunidade conversou com os moradores, trocou ideia e criou um grupo de WhatsApp onde a maioria dos moradores próximos do rio, participam ativamente.  

A ideia não é ajudar só sua família, mas de seus vizinhos e comunidade que passa por este mesmo problema, as enchentes. “Na maioria das vezes, a enchente é causada pela própria natureza e não  tem como fugir, mas de tempos para cá tenho visto que o homem  não tem cooperado com a própria natureza, e as enchentes mais recentes têm sido provocadas por homens, com as sujeira e lixos jogados dentro do rio, aterros absurdos sem fiscalização trazendo danos ambientais e, também, uma barragem no Rio Canoas que dobrou de tamanho, onde produzia 4000.000 volts e agora produz 9000.000 volts. Ela pode ser a maior causa dessas enchentes represando o Rio Canoas, fazendo assim uma barragem para o Desquite”, comentou ele. 

Ele comentou que por meio do vereador Henrique, conseguiram uma emenda com o deputado Marcius Machado para o desassoreamento dos rios. “E assim, juntos conseguimos o apoio do presidente da Câmara e dos demais vereadores  para realizar a audiência pública. Para nós já é uma vitória, precisamos achar uma saída para amenizar os danos e prejuízos.”


Todos precisam fazer a sua parte_Na manhã de segunda-feira, 8, foi avistado, boiando no Rio Desquite, um sofá e alguns entulhos. O presidente da ONG Gralha Azul, Lourival Paulo Paulo, registrou o momento e se entristeceu com a imagem.

“Estamos há mais de 20 anos cuidando do nosso rio. Se formos lembrar da importância da água em nossa vida, daremos o real valor que ela merece, e não falo só de gestão pública, mas sim, de pessoas e moradores que, muitas vezes, jogam entulhos nos rios”, comentou o presidente.

Ele relembrou que há 30 anos os rios Desquite e Canoas era tão limpos que se levava água em balde para casa, pessoas tomavam banho e brincavam. Hoje, segundo ele, não se pode chegar perto pelo forte cheiro.

Ele pretende que na audiência pública sejam debatidas mais campanhas de incentivo à preservação e limpeza dos rios, que todos sejam fiscais e participem do patrimônio que é os rios Canoas e Desquite para Otacílio Costa. “Muito mais do que falar das enchentes, é também lembrar do valor da água em nosso dia-a-dia. Vamos cuidar, incentivar crianças, toda comunidade ganha, as famílias vítimas das enchentes e nós, por termos uma água de qualidade”, finalizou seu Lourival, deixando o convite a todos para participarem da audiência pública.


Estádio Municipal está alagado novamente Anterior

Estádio Municipal está alagado novamente

Deputado Rodrigo Minotto assume a Presidência da Assembleia Próximo

Deputado Rodrigo Minotto assume a Presidência da Assembleia

Deixe seu comentário