Edição 272 - 03 de setembro de 2015
SC-390: E o asfalto por dentro de Anita?
Vereadores Vilmar Matos, o Ina, Julinho Pinheiro, Ademir Bérgamo, Roberto Viecelli e Célio Xavier têm preocupação em comum que é pertinente. Trata-se do asfaltamento do perímetro urbano de Anita Garibaldi, desde a UBS do bairro Copercampos (por sinal uma obra bem macanuda) até o a saída para Celso Ramos. Ocorre que se o anitense não abrir os olhos e fizer pressão, asfalta-se o trecho da rodovia até Celso, deixando Anita na mesma condição de Campo Belo, com paralelepípedo.
Estranhamente o trecho urbano da rodovia não foi incluído no projeto. Fala-se que era preciso outro projeto por causa da rede de esgoto, mas que nada. É melhor pegar a carona na obra que está demorada, mas garantida, que deixar para depois e, de repente, nem sair asfalto. A providência dará aspecto de modernidade ao perímetro urbano de Anita, não podendo se abrir mão disso.
Os vereadores fazem certo ao enviarem requerimento ao governador Colombo e ao presidente do Deinfra, Wanderlei Agostini, lembrando sobre o assunto. Da mesma forma devem pressionar os deputados Gabriel Ribeiro e Coruja para intercederem pela obra. Do contrário o asfalto vem, rasga o sertão em direção a Celso, mas Anita fica esperando uma revitalização, como foi o caso de Campo Belo.
OBRA NO CAMPO BELO – É vergonhosa a demora no asfaltamento do perímetro urbano de Campo Belo. A empresa que revitaliza a SC-390 deveria ter respeito com os campobelenses. Simplesmente vieram, detonaram e deixaram a “natureza trabalhando”. Tem coisa que não dá para entender. E não dá para entender exatamente porque não tem explicação.
Legenda: Trecho urbano da SC-390 em Campo Belo a Deus dará
CAMPO BELO 2016 – Encontro do PSDB com tucanos da Serra Catarinense deixou o presidente do partido de Campo Belo bastante entusiasmado com o projeto e o respaldo para o pleito de 2016. Segundo Max Branco de Moraes, o primeiro desafio é formar um bom time de candidatos a vereador. Para tanto precisa fechar as filiações até final de setembro. A partir dessa providência, será focada a majoritária. “Com certeza teremos nomes para compor a majoritária. Se coligado ou não, dependerá das circunstâncias”, adiante Max, vereador e presidente do PSDB.
Legenda: Max com o presidente estadual do PSDB, deputado Marcos Vieira e lideranças tucanos do Campo Belo
PSD DE ABDON I – Segue a estruturação do PSD de Abdon Batista. O foco é o fortalecimento para lançar candidatura própria a prefeito em 2016. Nessa linha, a sigla conta com seu mais novo integrante, o ex-vereador e ex-secretário da Agricultura Felipe Antônio Hames. “É com muito entusiasmo que nos filiamos ao PSD, onde reencontramos grandes amigos, com os quais trabalharemos em sintonia para que o partido venha a comandar o município e, assim, atendermos as necessidades do povo abdonense”, cita Felipe Hames.
PSD DE ABDON II – Para o vice-prefeito de Abdon Batista, Fernando Mocelin, um dos costuradores do projeto do PSD para a eleição no município ano que vem, Felipe representa um jovem da geração de políticos promissores. “E é com orgulho que o PSD recebe o amigo, com as portas do nosso partido sempre abertas. Um companheiro deste quilate nos enche de animo para trabalhar por um Abdon melhor”, resume Mocelin.
Legenda: Felipe Hames com Fernando Mocelin nas fileiras do PSD
IBGE NOS LAGOS – Dos municípios que integram a Amures que na região dos Lagos, todos apresentaram redução da população nesses últimos cinco anos, segundo o IBGE. Anita Garibaldi, por exemplo, rompeu a barreira (para baixo) dos 8 mil habitantes. Possuía 8.623 em 2010 e agora possui 7.7881. Cerro Negro, Campo Belo e Capão Alto também têm menos viventes que cinco anos atrás, aponta o IBGE.
ROBADINHA – Embora haja viventes se oferecendo para formar coalização em disputa ano que vem, há certa resistência aqui no mundo dos Lagos. Frequentando Anita Garibaldi ouvi a seguinte ponderação: “O Fulano quer que formemos uma dobradinha. Mas disputar com ele não é dobradinha, é robadinha. Não vou entrar nessa roubada”. Logo...
CASCALHO – A liberação de cascalheiras para recuperação das estradas voltou a ser discutida na Amures. É que o Governo do Estado prometeu a isenção das taxas de licenciamento ambiental e até agora nada aconteceu. Várias cascalheiras foram cadastradas, com vistas à extração de material para recuperar as estradas do interior. Mas não podem ser cortadas porque os municípios não possuem licenciamento ambiental. Novas investidas junto aos deputados e ao governo devem ser feitas para que seja cumprido o que prometeu o secretário Nelson Serpa sobre a isenção das taxas de licenciamento ambiental.
Legenda: Ivanor Barbosa, que comanda a área da Agricultura de Cerro Negro, preocupado com a questão das cascalheiras na região da Amures
CAR NOS LAGOS – Região dos Lagos, considerando aqueles municípios que integram a Amures, está mal quando o assunto é o CAR – Cadastramento Ambiental Rural. Embora não haja previsão de prorrogação, esse cadastro, que é obrigatório tem adesão de 29% das propriedades em Anita Garibaldi. Capão Alto tem apenas uma em cada cinco propriedades cadastradas. E Campo Belo registra 12% de propriedades com cadastro. A situação é ainda pior em Cerro Negro com apenas 8% das propriedades inscritas no CAR.
Legenda: Balanço apontou os índices com a baixa adesão ao CAR na Região dos Lagos
CONTAS EM ABDON – Vale destaque pelo ineditismo da providência essa de prestar contas à comunidade, como vem fazendo o prefeito o prefeito Lucimar Samória que, acompanhado de secretários e assessores municipais, esteve na comunidade de Bom Jesus, compartilhando ações executadas e em andamento no município. Foi o quinto encontro promovido em comunidades do interior. Além de falar, Salmória também ouve a população. “Tanto que estamos programando a vinda de maquinário à localidade para atender algumas demandas solicitadas pelos moradores”, pondera o prefeito de Abdon.
Legenda: Prefeito Lucimar na pregação sobre as ações em Abdon na comunidade de Bom Jesus
JUNTOS EM ABDON? – Nessa prestação de contas na localidade de Bom Jesus, lá estavam o presidente da Câmara de Vereadores de Abdon, David Pereira e o vereador Élcio Ermenegildo Mocelin (ambos do PMDB). Também se somaram ao evento os presidentes do PT, Aquiles Kuster e do PSDB, João Francisco Bortoli. Seriam um indicativo de que PT e PSDB estão alinhados ao PMDB em Abdon em 2016?
VEREADORA – Dona Cláudia Furtado tem toda uma história de trabalho com Rui Duarte nos tempos de Banco do Brasil. Porém, salvo se ele conseguir demover dela a ideia de se recolher da política, Cláudia não deve concorrer à reeleição ano que vem. Ela que substitui o saudoso vereador Célio Gomes na Câmara, disse-nos que não pretende concorrer em 2016. Mas o PMDB precisa de mulheres para integrar o projeto municipal, até por exigência da lei.
Legenda: Cláudia Furtado com Rui Duarte. Ela não pretende concorrer em 2016
COM COLOMBO? – Durante sua fala, Rui Duarte se lembrou da relação do PMDB de Anita Garibaldi com o governador Colombo. “Membros do partido dele aqui – o atual PSD – não o apoiaram no começo do projeto ao Senado e na primeira eleição para governador. E nós estivemos sempre juntos, acreditando desde o princípio porque é uma pessoa que pode ajudar muito Anita Garibaldi”, disse Duarte.
Deixe seu comentário