Edição 271 - 27 de agosto de 2015
À espera do fim da picada em Otacílio
Não sei se Tio Ligas se filiará ao PSD. No encontro do partido em Lages houve quem se deslocou para testemunhar ‘o pulo do homem’ no novo partido. Não foi desta vez. Deve fazê-lo “dentro de instantes”. Não antes de prosear com caciques do partido. E seja o que Deus e os eleitores quiserem. Coincidência ou não, leva o número do PSD a quantidade de demissões que Tio Ligas pretende fazer na equipe. As 55 exonerações integram o pacote do ajuste desenhado pelo prefeito por conta das vacas magras que troteiam nas finanças ali do bairro Centro Administrativo.
Além das demissões, diminuindo o pecado do excesso de contratações, Tio Ligas adota outras medidas de menor impacto. Reduz despesas com combustíveis e gratificações e proíbe gastos com a folha, como adiantamentos e compra de férias. Mas o que coça a moringa de Tio Ligas é o compromisso judicial com os servidores que deveriam ter recebido reajuste nos tempos de Denilson. Alguns falam em R$ 4 milhões, outros R$ 8 milhões. Porém, qualquer milhão é sinônimo de encrenca a ser resolvida pelos cofres minguados do Paço.
Essa dívida judicial lembra quando éramos criança e precisávamos tomar vacina. Doía mais a expectativa da picada da agulha que a injeção em si. Tio Ligas se atazana com a expectativa da picada que será pagar a herança de Denilson que, de repente, quando a conta chegar, estará amortecido pela má notícia e nem doa tanto. Assim, esperemos o fim da picada no Paço. No caso o período pós-pagamento dos servidores. Embora se considere que, com baixa arrecadação e a dívida judicial, é quase impossível não haver impacto doloroso. Aguardemos o fim da picada!
MEDIDAS – Claro que todo esforço é válido, mas boa parte das medidas adotadas até então pelo prefeito Tio Ligas para reduzir gastos com a folha soaram mais como perfumaria que conteúdo de impacto. O que realmente (mas realmente mesmo) dá resultado é demissão. E não adianta o prefeito Tio Ligas se preocupar com o custo das rescisões. Poderia ter se preocupado antes, quando chamou os compadres para trabalhar no Paço.
CASAMENTO – Sabem aqueles casamentos antigos quando a prenda não casava com o vivente por amor, mas por conveniência (para não dizer exigência) da família? Garantem-me que é mais ou menos aquele tipo de casamento que está se desenhando entre o PSD e Tio Ligas. Paixão política de verdade do prefeito é outra. Mas às vezes o amor precisa ser sufocado por uma razão maior. Só falta na hora de assinar filiação no PSD, Tio Ligas parafrasear a música enviando um cartão ao PDT: “Estou me filiando, mas o grande amor da minha vida é você”.
ENQUANTO ISSO – Depois do encontro do PSD com vereadores e presidentes de partido, Pindaco e os vereadores da sigla conversaram com Juquinha, o assessor do deputado Gabriel Ribeiro. Tentaram colocar em dia a prosa em torno dos rumos na (e da) sigla na Serra.
JULHO HORRÍVEL – Se Otacílio Costa vinha se equilibrando entre admissões e demissões, o sétimo mês do ano foi um desastre para a área. Na contabilidade das vagas, foram demitidas 27 pessoas a mais que o número de admissões. A média dos sete meses ainda é positiva com 38 vagas. Mas a notícia ruim é que a tendência é piorar. Ou seja, Otacílio Costa não é uma ilha. Os ventos que sopram lá fora também entortam os pinus aqui.
‘MAIZÁ’ PAINEL – Enquanto Otacílio Costa amarga mais demissões que admissões em julho deste ano, pelos dados do Ministério do Trabalho o município de Painel registrou 23 vagas positivas (mais admissões que demissões) no mês de julho.
PREFEITO E VEREADOR – Tenho até curiosidade para saber o que Tio Ligas andou fazendo (ou andou não fazendo) para o vereador Leonir Ribeiro da Silva (PSD) não querer se misturar com o prefeito. Leonir pensa até em apoiar o filho, disputando uma vaga à Câmara por outro partido (e não o PSD) que estar no mesmo palanque de Tio Ligas. Leonir aguarda que haja a chamada ‘janela’ que permitiria a troca de partido, sem incorrer em infidelidade partidária. Se isso não ocorrer, o vereador do PSD deve buscar um Plano B. Mas com Tio Ligas nem pensar. Pelo menos, por enquanto.
UM DOS ONZE – Pipoqueiro deixou um pouco a rotina da função para a qual foi nomeado na administração de Tio Ligas para estar vereador por um período. Ele assumiu na segunda-feira, 24, substituindo Sebastião Pires, que faz tratamento de saúde. Os suplentes Derbi e João Burq, a partir de uma amarração e articulação do Paço, abriram mão para Pipoqueiro que está vereador nessa virada de agosto para setembro. Vai tentar fazer na Câmara aquilo que o angustia quando está fora da atividade legislativa.
CÂMARA DE OTACÍLIO – Porque além de legislar e fiscalizar os vereadores de Otacílio Costa procuram homenagear, neste último dia de agosto a Câmara de Vereadores entrega placa de Honra ao Mérito a personalidades como Tiago Rodrigues, Frei Euclides Alves da Silva, Marcos Machado Müller e o radialista Lauro Noihaus. O grupo de casais da Lareira, Rádio Cidade, Pastoral da Saúde e Pastoral da Criança também serão referenciados. Para completar os homenageados, o projeto TV Otaciliense do empresário Sérgio Pinheiro e equipe também recebe placa pela inovação na comunicação em Otacílio Costa.
DEFENSORIA EM OTACÍLIO – Vereador Luiz Carlos Barbosa (PSD) – que deve continuar no partido – pegou Ivan Ranzolin, responsável pela Defensoria Pública no Estado para apresentar seu pleito. Segundo o vereador, está sendo feito um documento pedindo a implantação da estrutura da Defensoria Pública em Otacilio Costa que atendesse além do município, cidades do entorno. Barbosa recebeu de Ranzolin a resposta de que não é possível estender a Defensoria com estrutura própria até Otacílio Costa por causa da pequena quantidade de defensores. Mas disse ao vereador que a ideia é criar um convênio com a OAB para que os advogados que atuam na Comarca de Otacílio atendam os carentes e sejam, naturalmente, remunerados para isso.
MAIS ALÔ – Agnaldo Felipe faz contato por mensagem eletrônica pedindo que eu me retrate porque ele não falou que “a TIM pegava bem e agora não pega na Bocaina. Mas vai voltar a pegar”. Na verdade não é caso de retratação, Agnaldo. Não escrevi que a declaração foi tua. Essa opinião de que a TIM pegava mal, não pega e deve voltar a pegar é minha. Quem está desaconselhando embarcar na TIM sou eu, por causa do péssimo serviço que ela me oferece. Só isso!
DURICA NO DF – Nem bem rompeu o dia na terça-feira, 25, e o prefeito Durica já estava no Ministério da Saúde em Brasília. O prefeito de Palmeira integrou uma comitiva serrana que foi, praticamente, em busca de um milagre. É que com a crise política e financeira que ronda o governo Dilma, as estruturas federais andam com muita má vontade de atender pleitos dos municípios. Mas se não tentar...
PUBLICAÇÃO – Ainda não vi a publicação com os feitos da prefeitura nos últimos 30 meses que circula pelo mundo otaciliense. Não vi e, portanto, não posso opinar. Mas quem viu garante que a publicação deveria se chamar ‘2015: Uma odisseia em Otacílio’. Boa parte do conteúdo seria pura ficção. Vou ver para opinar!
Deixe seu comentário