Edição 265 - 16 de julho de 2015
Sobre corações e mentes no PSD de Otacílio
Otaciliense que milita nas peleias políticas garante que o passe de Tio Ligas já é do PSD. “Se você quiser ser o primeiro a noticiar, pode escrever”. Nesse sentido, antes do final de julho o prefeito ainda conversaria com o governador Colombo para costurar detalhes do projeto do partido em Otacílio. Oficialmente o prefeito prefere não falar sobre o assunto. Explica que está focando a gestão e essas costuras políticas acontecem mais adiante.
O que há é uma cirurgia política tipo aquelas de transplante de órgãos. Ideia é colocar um coração novo no PSD do município, mas há um pré-operatório para que o restante do corpo não rejeite o novo órgão. Houve esse tipo de cirurgia no Cerrito e a adesão do prefeito Arno Marian foi rejeitada. Agora há todo um trabalho pós-operatório cheio de melindres com riscos de recaída e sequelas. Maior preocupação é com outro órgão do corpo partidário bastante importante, uma espécie de cérebro, chamado Pindaco. Há costuras para tentar atrair Tio Ligas sem perder Pindaco e seu grupo. Ou seja, tenta-se que cérebro, nariz, olhos e garganta aceitem o novo coração.
Embora política se faça com sangue doce e não com o fígado, há alvoroço para essa cirurgia política, mas também existe crença de que o coração novo é fundamental para o futuro do PSD. O desafio, portanto, é receber o novo coração sem que outras partes do corpo partidário rejeitem o novo órgão. Palavra de ordem é agregar. Coisa que não se tem certeza que acontecerá, havendo risco do PSD daqui virar um Frankstein. Esperemos para ver o que os cirurgiões políticos trarão ao mundo em Otacílio!
COM ZÉ NEI – Sabendo que existe articulação além do Mato Escuro, o grupo de liderança do PSD tenta entender o rumo da sigla caso Tio Ligas se filie. No encontro de vereadores em Urubici, os vereadores do PSD, Luiz Carlos Barbosa e Leonir Ribeiro da Silva, acompanhados do Pindaco conversaram com o deputado José Nei Ascari. Naturalmente que na pauta esteve o futuro da sigla em Otacílio.
JUNTOS NA BOCAINA – E porque não se visita município só quando se precisa de votos, o presidente Cobalchini, a partir de uma articulação de Juarez Mattos, esteve em Bocaina do Sul conversando com a pelegada. Reforçou a importância de uma boa campanha em 2016 para eleger não só prefeito, mas muitos vereadores também.
PMDB DE PAINEL – Da mesma forma o presidente estadual do PMDB, deputado Waldir Cobalchini esteve em Painel, durante a peregrinação na Serra. Ele e a deputada Dirce prosearam com o prefeito Flávio Neto demais lideranças do município. O foco é o pleito do ano que vem onde o PMDB lançará 250 candidatos a prefeito e pretende eleger mais de 100.
PMDB DA PALMEIRA – Suplente de deputado João Grando, Juarez Mattos e o presidente Cobalchini se entreveraram no evento do PMDB em Palmeira liderado pelo prefeito Durica e o vice Bastiãozinho. Vereadores Fernanda Córdova, Edgar Souza de Oliveira, Celito Baldessar, Romildo Rodrigues da Cruz, além do suplente Vilmar Pereira da Cruz e o ex-prefeito Toninho (Antônio Sorly). O prefeito Durica falou dos trabalhos que vem fazendo e pediu engajamento dos peemedebistas. Novas filiações foram feitas com o presidente Cobalchini abonando a chegada dos novos integrantes da sigla. Secretário de Saúde, Adilson Rodrigues de Lima, e a Secretária de Administração Dulcemar Rodolfo da Silva, assinaram filiação ao PMDB, além de outras 65 pessoas que passam a fazer parte de um grupo de mais 400 filiados.
GESTO DO PMDB – Na passagem do comandante Cobalchini por Otacílio Costa o PMDB renovou votos de união em torno do projeto para 2016. Embora Altamir Paes continue fora do páreo por conta de encrencas judiciais, a sigla marcha de olho na reconquista do Paço. A demonstração de união veio até em forma de um gesto praticado no final do encontro.
REZA – Também durante o encontro do PMDB de Otacílio Costa com o presidente estadual, Waldir Cobalchini, além de reafirmar a necessidade de lançar candidato a prefeito e uma boa nominata de vereadores, os peemedebistas rezaram. É que o diretório que não contabilizar 10% dos votos para os vereadores pode sofrer intervenção. Para Otacílio Costa 10% dos votos para vereadores não é problema. Mas rezar nunca é demais.
OPOSIÇÃO EM OTACÍLIO – Vereadoras Eliany Koehler de Ávila, Maria Sonei Constante Carvalho e Salete Mello (todas do PMDB), estiveram visitando a redação aqui do Correio Otaciliense. Citaram que estão fazendo oposição com base em fundamentos, mas sem radicalismo em relação à administração de Tio Ligas. Apontam que nesses últimos meses estão visitando as comunidades, ouvindo as reivindicações da comunidade. "Utilizamos os nossos instrumentos que são indicações, requerimentos, projetos de lei legislativo e pedidos de informação, que é um dos instrumentos mais forte. Nós enviamos ao prefeito, e ele tem até 30 dias para responder, acima de 30 dias nós vamos até a promotoria pública, inclusive há quatro pedidos que não foram respondidos, e hoje a administração está respondendo judicialmente”, relataram as peemedebistas
CINCO PREFEITURÁVEIS – As vereadoras informaram que o PMDB tem cinco nomes dispostos a concorrer ao cargo de prefeito no pleito do próximo ano. Elas apenas revelaram o nome do ex vice-prefeito João Pedro Velho, o Tibúrcio, que segundo elas deixou o seu nome a disposição do partido na reunião de quinta-feira, em Otacílio Costa. "É motivante saber que o Tiburcio, após passar por uma cirurgia, está junto e ainda se colocar à disposição do partido para disputar o embate do próximo pleito".
MENTIRA I – Vereador Leonir Ribeiro foi para a rede social reclamar da falta de reparos (asfalto) nas ruas Marta e Gilmar Vargas Lopes. Como foi a Casan que danificou as vias, o vereador do PSD citou que, pelo que estava sabendo, o dinheiro para o reparo já teria sido repassado à prefeitura. Secretário Edson Pasold não deixou sem resposta.
MENTIRA II – Pasold informou que o último dinheiro para esse tipo de serviço vindo da Casan foi em julho de 2014. E que no período que ele toca a Secretaria de Obras não chegou um único centavo. “Sabemos que precisa ser arrumado, agora ficar falando mentiras não posso concordar”, citou o secretário. Será que o vereador Leonir está sendo chamado de mentiroso ou alertado para não se deixar levar por comentários de quem não sabe o que diz?
POR FALAR NO PASSOLD – Na noite desta quinta-feira, 16, ele participa da reunião do PT. Há quem veja possibilidade do Secretário de Obras pedir a desfiliação do Partido dos Trabalhadores. A razão seria uma engenharia com vistas ao pleito municipal do ano que vem em Otacílio Costa. Se verdade ou não, saberemos depois da quinta!
PINHO NA MOSTRA – Prefeito Luiz Schmuler havia convidado Colombo e esqueceu-se do Pinho, mas para que não houvesse desfeita com o vice-governador, Schmuler se deslocou a Floripa para convidar Pinho Moreira para a Mostra do Campo. O peemedebista garantiu que estará presente para comer o porco no tacho da abertura nesta quinta-feira, 16.
Deixe seu comentário