Edição 264 - 9 de julho de 2015

Otacílio Costa: Decisões que definem eleição?
 
Governador Colombo, desde os tempos que trabalhei com ele já dizia que eleição você vence na amarração. Ou seja, previamente lá nas costuras. Depois é só tocar uma campanha com cautela e correr para o abraço. Como o governador vem comemorando uma vitória atrás da outra (foram cinco desde que se elegeu prefeito de Lages no ano 2000), seu ensinamento faz sentido. E Otacílio Costa aguarda desdobramentos de duas decisões que podem definir a eleição de 2016.
Quem acompanha o noticiário político paroquiano deve saber quais decisões podem amarrar o pleito vindouro. Uma delas é a ação rescisória que pode colocar Altamir Paes de volta à disputa política. Havendo êxito no recurso judicial, Altamir entra no páreo como favorito, tornando a reeleição de Tio Ligas mais complicada, mas naturalmente, não impossível. A outra decisão é sobre o destino político de Tio Ligas. Ele permanece no PDT ou embarca no PSD? Optando pela segunda alternativa, haverá desdobramentos envolvendo inclusive outro prefeiturável, Pindaco. E com este o destino daquele grupo que está com ele.
Portanto, o pleito do ano que vem em Otacílio Costa depende dessas nuances. Uma delas a se definir até 1.º de outubro deste ano, prazo limite para Tio Ligas decidir se migra para o PSD ou não. Claro que existe vida política em Otacílio sem Tio Ligas e Altamir, porém, ambos lideram o foco das decisões para nortear as disputas ano que vem. Pode até ocorrer de Tio Ligas seguir no PDT, Altamir não conseguir concorrer e termos o PSD de Pindaco com o PMDB de Domai enfrentando o atual prefeito. Mas são apenas cenários no imaginário de quem está treinando o abraço para quando conquistar o Paço.
 
 
LIGAS E PINDACO – Não conversei com Pindaco sobre o assunto. Mas é dado como certo que ele e Tio Ligas não frequentarão o mesmo palanque ano que vem, caso o prefeito migre para o PSD. Tio Ligas é querido pela sigla de Colombo. Foi convidado. E ao nível do mar é dada como certo a filiação do prefeito. Tio Ligas, no entanto, é cauteloso. Só dará o passo se sentir segurança nas pernas. E Pindaco aguarda o desdobramento para ver o que fazer, considerando que é ele que preside o PSD. É o típico exemplo da dificuldade que o PSD tem para deixar dois tigres no mesmo capão.
 
 
CAUTELA QUE IMPERA – Encontro o vereador Leonir Ribeiro (PSD) que estava em socorro ao amigo Tibúrcio, que está se tratando de um problema de saúde que, se Deus quiser (e Ele quer), o líder otaciliense vai superar. Indagamos a Leonir sobre os desdobramentos dessas costuras em Otacílio Costa. “Prefiro não opinar agora. Vamos deixar as coisas acontecerem. Até para não dizer uma coisa hoje e desdizer amanhã”. Portanto, a cautela impera em Otacílio.
 
 
 
EM URUBICI – Vereador Luiz Carlos Barbosa foi ouvir Coruja, Merísio, Amin e a senadora Ana Amélia Lemos no seminário da Uveres realizado em Urubici. Barbosa é outro integrante do grupo do PSD que aguarda desdobramentos em Otacílio. Ele vota com Tio Ligas, de quem é amigo, mas também tem excelente relação com Pindaco.
 
 
 
JANELA – Pelo menos dois vereadores otacilienses estão “esperando a janela”. Trata-se de uma brecha que pode ser aberta até 1.º de outubro permitindo que vereadores troquem de partido sem incorrer em infidelidade partidária. Se a janela se abrir vai ter gente pulando a cerca. A cerca partidária, é claro!
 
 
E O PMDB DE OTACÍLIO – Faltando um ano para começar a campanha eleitoral de 2016 a aposta continua sendo em Altamir Paes. Porém cresce cada vez mais a hipótese de, ao invés de Altamir, os pelegos trabalharem com o nome do empresário Domai. Acreditam que o Domai é um segundo Altamir em termos de favoritismo ao pleito de 2016. Doman não diz nem sim, nem não. E você, o que diz?
 
 
 
PPS OU DEM? – Presidente do PPS de Otacílio Costa, o Pipoqueiro e Wandrio Valim, uma das revelações políticas do município, podem trocar PPS pelo DEM. Convite para isso não falta. Eles estiveram reunidos com o prefeito de  Governador Celso Ramos, Juliano Campos, liderança do Democratas em Santa Catarina, onde discutiram estratégias para fortalecer o DEM em Otacílio Costa. Wandrio Valim saiu entusiasmado do encontro. Wandrio quer costurar um projeto onde possa colaborar mais com o município, viabilizando aporte de recursos para obras e ações em Otacílio.
 
 
 
SUPLENTE – Enquanto isso, José Dirceu de Macedo, suplente de vereador do PPS deve assumir na Câmara de Otacílio Costa por 60 dias. Acordo nesse sentido está sendo costurado, inclusive com a benção do prefeito Tio Ligas. “É importante que isso aconteça para um bom relacionamento futuro”, cita o presidente Pipoqueiro, num tom de cobrança. Ele aponta que foi a partir do trabalho também dos suplentes do PPS que a coligação que integraram elegeu três vereadores. “E até o momento não houve rodízio para valorizar os companheiros”, cita Pipoqueiro.
 
 
ALÔ – Fatma concedeu autorização e na localidade de Fazenda dos Assink na Bocaina será erguida uma antena para telefonia móvel. E isso era algo urgente. Bocaina é refém de um serviço de telefonia móvel muito ruim. E internet é outra encrenca em Bocaina. O serviço é ruim e deficitário. É preciso acionar a Anatel urgente para os caiporas dessas grandes empresas respeitarem mais o povo da Bocaina.
 
 
PAINEL 2016 – Projeto de reeleição para o prefeito Flávio Neto (PMDB) não deve ser assim tão fácil em Painel. Se não concorrer no pleito, Tungo deve escalar o filho, numa estratégia inteligente de atrair o eleitorado que sempre foi fiel ao ex-prefeito. O suspense é sobre o lado que estará Doroti Broering Alves, que já foi vice-prefeita de Painel.
 
 
 
POR AQUI – Deputado Rodrigo Minotto (PDT) tem o cuidado de frequentar Otacílio Costa ouvindo o prefeito Tio Ligas e lideranças, bem como dialogando com as pessoas. Essa é a diferença entre você votar num candidato que se elege e desaparece, voltando apenas na próxima eleição e uma liderança que é atenta àqueles que lhe apoiaram.
 
 
 
UBS EM BOCAINA – Localidade de Piurras em Bocaina está ganhando uma Unidade Básica de Saúde. Investimentos do Governo Dilma são da ordem de R$ 408.000,00. Mas a prefeitura de Bocaina tem um desafio pela frente. Depois de pronta e inaugurada, precisará dotar a estrutura com atendentes, enfermeiras e médicos. E nesse caso a conta é toda do município.
 
 
 
OUTRA UBS – “Investir em unidades de saúde resulta na descentralização do atendimento, além de ser um excelente caminho para a promoção da saúde e qualidade de vida”. Palavras são da Secretária de Saúde de Bocaina do Sul, Soraia Schilisting. Por isso que a UBS que está sendo construída entre a BR-282 e o ginásio, no perímetro urbano de Bocaina, vai responder pelo atendimento da população, até como forma de preencher a lacuna deixada pelo hospital São José. A obra está quase pronta.

Anterior

Edição 265 - 16 de julho de 2015

Próximo

Edição 263 - 2 de julho de 2015

Deixe seu comentário

Outras