Edição 260 - 11 de junho de 2015
Tio Ligas: Namoro e amizade entre PDT e PSD
PSD não quer apenas concorrer em Otacílio Costa. O partido quer ter candidato para vencer o pleito no município. Por causa disso que o sonho de consumo da sigla é ter Tio Ligas em suas fileiras, havendo incentivos de um lado e beicinhos de outro, das lideranças locais do próprio PSD. Mas não há namoro, há amizade entre Tio Ligas e o PSD. Salvo alguma desilusão amorosa ao PDT, o prefeito segue agarrado aos trabalhistas. Tanto que havia programado para noite de quarta-feira reunião com Jean Lins, o secretário municipal que preside o PDT no município. Na pauta as tratativas para a convenção programada para o dia dos namorados, sexta-feira, 12.
Segundo Tio Ligas, de fato o julgamento do STF abriu portas para troca de partido, sem incorrer em desrespeito à legislação. Ele também confirma as sondagens do PSD. Mas o grande partido dele é Otacílio Costa. E para executar uma administração de resultados topa qualquer parada, desde que dentro da ética e da responsabilidade. O PDT vai para a convenção na sexta. E aqueles boatos de anúncio da saída de seu líder maior não existem. Até porque, nenhum vivente levaria a namorada a um jantar, para anunciar o fim do namoro. Por enquanto, Tio Ligas segue namorando e ficando com o PDT. Resta saber se ele resistirá ao assédio ou cairá nos braços do PSD...
MEDIDAS I – Para você saber em números que as medidas do ajuste feito por Tio Ligas e equipe estão dando resultado, até abril os gastos com a folha estavam batendo nos preocupantes 54,38% da arrecadação. Portanto, estourando o limite prudencial de 54%. No primeiro mês do ajuste (maio) os gastos com a folha ficaram nos suportáveis 52,65%. Para tanto, confirma o próprio Tio Ligas, houve uma economia de R$ 140.000,00 com despesas de pessoal. E a arrecadação deu uma reagida.
MEDIDAS II – Ruim é quando o vivente está com excesso de peso, colesterol alto e o médico manda emagrecer. Ele fica uma semana sem comer, caminha feito louco e sete dias depois vai se pesar e está com o mesmo peso. No caso da prefeitura de Otacílio Costa, depois dos “exercícios” dos primeiros 30 dias já se veem resultados. Só carece cuidado para não se entusiasmar e ‘engordar de novo’.
PIPOQUEIRO I – Ex-vereador Pipoqueiro é filiado ao DEM e trabalho na campanha de Carmen Zanotto, pelo PPS. A boa votação da deputada deu maior visibilidade ao ex-vereador. Tanto que ele anda conversando com os Berger. Ivânio Floriani, o Pipoqueiro, esteve reunido com Djalma e Dário. O assunto foi as eleições de 2012. Pipoqueiro está sondando e sendo sondado com vistas ao pleito de 2016.
PIPOQUEIRO II – Djalma Berger disputou a prefeita de São José (e perdeu) em 2012 pelo PMDB. Dário é outra força entre os pelegos. O caminho natural seria chamar Pipoqueiro para integrar o partidão. Porém, uma costura nesse sentido, sem dialogar com peemedebistas de Otacílio Costa seria desaconselhável. Seria como chegar num time de futebol que está jogando bem e tentar colocar um novo jogador. Antes de ocupar espaço entre os titulares, precisaria disputar a vaga e mostrar que joga bem. Num comparativo é mais ou menos isso que Pipoqueiro terá que fazer se ingressar no mundo pelego.
CASCALHO NA BOCAINA – Se a oposição não incomodar com aqueles denuncismo gratuitos e que só prejudica a comunidade, a prefeitura de Bocaina vai começar a prospectar e detonar cascalheiras para dar um trato nas estradas do interior. A empresa Mineração Rio do Ouro foi contratada – por licitação – para fazer o trabalho de detonação de cascalho. O interior agradece a providência!
TUCANOS I – Presidente do PSDB, Silvano Willian Cardoso, foi entrevistado pelo Lauro Noihaus da Rádio Cidade. Disse que como presidente “vai querer, vai sonhar que ele (o PSDB) tenha o cargo máximo a nível municipal que seria o prefeito”. Porém, acena que “também nós temos uma coligação muito ampla que deu certo, com o prefeito Tio Ligas, com vários outros partidos na coligação, inclusive agregando mais alguns”. O presidente do PSDB declara que essa coligação continua. “Foi uma união que deu certo, está dando certo e vai continuar”.
TUCANOS II – Ainda na entrevista, Silvano Willian Cardoso relata que o PSDB vinha de uma nominata de 192 filiados em Otacílio Costa. E que, a partir de diálogo com cabos eleitorais, amigos e simpatizantes, foram feitas 270 novas filiações e outras que devem se agregar permitirão chegar a 370 novos filiados. Com os já existentes, estamos falando em mais de 500 filiados no PSDB otaciliense. “Dentro dessa relação de filiados vamos buscar pessoas que possam ser possíveis candidatos a vereador (...). Pretendemos fazer na próxima eleição, no mínimo, três vereadores”.
EXPEDIENTE – Ex-prefeito Denilson Padilha já está bem ambientado nas funções que desempenha na SDR. Ele tem sido bastante cumprimentado pelo novo desafio, inclusive com respaldo do próprio governador Colombo que ao saber da indicação do PMDB para o nome de Denilson, concordou a ainda elogiou o perfil do ex-prefeito para tocar a área da agricultura na SDR.
Uma obra sem atraso em Otacílio
Porque é a obra pública mais importante (e cara) da história de Otacílio Costa, cada movimento no entorno dela é registrado e comemorado. Dessa feita foi a chegada do maquinário e o início de escavações da rede de esgoto. Lages, que fica ali atrás daquele morro, sofre por causa da paralisação de obras executadas com recursos federais. Mas o prefeito Luiz Carlos (Tio Ligas) Xavier se preocupa, mas não se alarma por causa disso. Ele tem informações da própria empresa Itajui, que executa o trabalho, de que nas obras com financiamento da agência francesa (que banca os custos na parceria com Casan e Governo do Estado), mediu o serviço executado e o pagamento pinga de imediato.
A rede será implantada inicialmente na Avenida Olinkraft que, com recursos do Fundam e uma emenda do deputado Décio Lima, receberá na sequência asfalto e calçadas. “Ficará uma obra muito bonita”, entusiasma-se um Tio Ligas que está com o calendário na mão. “Queremos dentro de um ano estar com os trabalhos executados. Há situações que não dependem da empresa ou da prefeitura, mas naquilo que depender o cronograma será cumprido”, propõe o comandante do Paço Otaciliense. Portanto, de se esperar o enterro dos canos, obras e perfumarias para termos uma Avenida Olinkraft de encher os olhos.
Deixe seu comentário