Edição 259 - 04 de junho de 2015

 Tio Ligas: PDT ou PSD?

A mais alta Câmara do Judiciário brasileiro se posicionou sobre um assunto que gerava dúvida: prefeito, governador e senador podem ou não trocar de partido durante o mandato? É que vereadores e deputados só podem migrar para outra sigla se provarem que estão sendo perseguidos, maltratados e esculhambados no partido pelo qual se elegeram ou então para integrar uma nova agremiação partidária, recém-fundada. Fora isso caracteriza infidelidade partidária, com risco e possibilidade da perda de mandato.

Mas prefeito e demais ocupantes de cargos majoritários não correm mais esse risco. Foi o que decidiu o STF. Por unanimidade, num julgamento no final de maio, os ministros entenderam que caso prefeitos, governadores, senadores e presidente da República perdessem o cargo, violaria a soberania do eleitor. O que isso significa nestes recantos? Não é novidade que há convite para o prefeito Tio Ligas deixar o PDT e ingressar no PSD. A primeira barreira que é a questão legal está rompida.

Resta saber se as outras barreiras também serão derrubadas para uma eventual migração partidária do comandante de Otacílio Costa e se, naturalmente, Tio Ligas tem interesse de deixar o PDT. Até porque, nessa sigla ele é o cara. No PSD será apenas mais uma cara!

 

NA SERRA – Enquanto segue no ninho do PDT, inclusive na condição de coordenador regional, o prefeito de Otacílio Costa liderou reunião com a participação do Ministro do Trabalho, Manoel Dias. Discutiram principalmente o vespeiro relacionado ao diretório do partido em Lages, buscando um consenso e unificação de lideranças. Tio Ligas é voz decisiva nos rumos da sigla na Serra.

 

HELICÓPTERO – Lideranças da região se integraram ao ato de entrega do helicóptero  que a PM vai operar, atendendo todos os municípios da Serra. Lá estavam os prefeitos Durica e Luiz Schmuller conferindo como será a atuação do grande pássaro de ferro.

 

CONVENÇÃO – Vereador Ivonel Melo de Liz de Painel, Polaco de Otacílio Costa, Rui Andrade de Palmeira. Essas e outras lideranças se integraram à convenção estadual do PSD realizada em Florianópolis. Os atos reconduziram o deputado Merísio à presidência, tendo como vices Ceron e João Paulo Kleinubing.

 

OS PIDÕES - "Na hora que cheguei o vereador Israel, o Edson Pasold e o Tio Ligas já estavam me pedindo mais coisas”. Deputado Décio Lima sobre os pedidos do trio otaciliense. Estão certos. Quem não pede...

 

DE DAR INVEJA – "Estou ficando com inveja dos moradores do bairro Santa Catarina. A qualidade de vida por aqui, vai ser uma coisa sem igual. Avenida urbanizada, esgoto tratado, e saúde de primeira". Décio Lima que tem méritos no aporte de recursos federais em Otacílio. Para a Avenida Olinkraft ele confirma os R$ 600 mil que havia anunciado.

 

ÁGUA NO AREIÃO – Deputada Dirce Heiderscheidt e o prefeito Luiz Schmuler pediram ao presidente da Casan Valter Gallina e já estão sendo atendidos. Trata-se da rede de água na comunidade de Areião. Para a obra a prefeitura entra com a mão de obra e a Casan com maquinário e materal, além do apoio de servidores da empresa em Bocaina.

 

TUCANOS – Foi de causar uma pontinha de inveja nos tucanos de Lages a articulação do PSDB em Otacílio Costa. Por lá não houve convenção porque na eleição passada não se conseguiu 6% dos votos (algo em torno de 7.200 votos) para deputados federais. Otacílio Costa não só atendem a barreira dos 6% dos votos como filiou 300 na convenção. E isso que tem gente dizendo que se houverem uns agrados o vice-prefeito Silvano Cardoso troca o PSDB pelo PSD. Imagina se o coração dele não estivesse dividido entre o ninho tucano e a sigla do governador!

 

PIPOQUEIRO 2016 – O ex-vereador Ivânio Custódio Floriani, o Pipoqueiro, disse que se encontra nesta semana com o ex-deputado Djalma Berguer para tratar de assuntos referentes ao próximo pleito municipal. Pipoqueiro também revelou que terá uma conversa essa semana com o senador Dário Berguer do PMDB catarinense. Pipoqueiro não revela, mas pode estar mudando de sigla partidária visando o pleito de 2016. 

 

PALMEIRA – Prefeito Durica está num fundo de guampa. Ele sabe que a reivindicação dos servidores pedindo reajuste é justa. Mas também sabe que se atender ao pedido de 18,1% de atualização o índice da folha extrapola os limites legais, causando-lhe complicação. Como tem conhecimento da época que era bancário, Durica terá que buscar um meio termo, inclusive com muita prosa.

 

AINDA PALMEIRA – Nessas garimpadas que faz em Brasília, o prefeito Durica obtém êxito como no caso de uma proposta voluntária no código de programa SICONV no Ministério da Agricultura. Isso aconteceu a partir de articulação e apoio do Senador Dário Berger. Foram liberados R$ 150.000,00. Os recursos permitem a compra de um trator agrícola, um espalhador de calcário e uma grade aradora. “O Senador Dário não mediu esforços para o atendimento ao nosso Município. Resta-nos agradecê-lo de coração pela força e dedicação que o Senador tem para com o nosso Município”, cita o prefeito Durica.

 

PLANOS DO PMDB – Trocamos dois dedos de prosa com Altamir Paes. Ele está bastante contente com o retorno do empresário Domai ao PMDB. Altamir não diz, mas a adesão de Domai ao projeto faz com que o partido passe a ter plano A e B para o pleito do ano que vem. O Plano A é com o próprio Altamir concorrendo. E diante de alguma impossibilidade jurídica para integrar o pleito, o PMDB contaria com o Plano B, no caso o empresário Domai, cujo perfil empreendedor agrada. Portanto, planos não faltam ao PMDB.

 

Anterior

Edição 260 - 11 de junho de 2015

Próximo

Edição 258 - 28 de maio de 2015

Deixe seu comentário

Outras