Edição 222 - 18 de setembro de 2014

Prefeitos e o pleito de 2014
Conversamos com o prefeito Flávio Neto (PMDB) sobre a postura que está adotando nas eleições deste ano em Painel. Aponta que é grato pelo apoio que recebeu para o município de lideranças como os deputados Titon e Dirce, ambos do PMDB. Dirce, por exemplo, ajudou a viabilizar recursos para a reconstrução de casas destruídas por incêndio, além de outras providências. Mas o prefeito Flávio Neto evita se carimbar como apoiador de um único nome. Segundo ele, a equipe está liberada para trabalhar aos diferentes candidatos e ele não tem fechado a porta de apoio a nenhum pretendente que passa pelo município.
É a estratégia correta e que prefeitos como Luiz Schmuller de Bocaina do Sul já vinha repetindo. Até porque, depois que passar a eleição, os prefeitos precisarão da ajuda de mais de um deputado para ter acesso a recursos. E imaginaram se justamente aquele candidato que o prefeito resolve apoiar não é eleito? Mas é preciso considerar a questão partidária. O prefeito Tio Ligas, por exemplo, tem dado demonstrações de apoio ao candidato Rodrigo Minotto a deputado estadual, mas há razões para isso. Minotto concorre pelo PDT, mesma sigla de Tio Ligas e com chances de ser, talvez, o único eleito da coligação que integra.
PÓS-INCÊNDIO – Na nossa passagem recente por Painel foi possível ver de perto as casas de alvenaria construídas no local onde as anteriores pegaram fogo. De acordo com o prefeito Flávio Neto (PMDB), as casas foram construídas a partir de uma ação da prefeitura e uma ajuda na ordem de R$ 10 mil da Cohab. Até que as casas fiquem em condições de serem entregues, as famílias vítimas do incêndio estão recebendo ajuda da prefeitura, através do chamado aluguel social.
 
ANIVERSÁRIO – Vereadora Maryana Oliveira de Liz apresentou uma indicação simpática, mas que não sei se é possível. Ela sugere que seja feito um estudo no Estatuto dos Servidores Municipais de Bocaina do Sul para que no dia do aniversário de cada funcionário público local esse seja beneficiado pelo ponto facultativo, ou seja, não precise trabalhar. Como disse, a ideia é simpática. Carece ver se legalmente é possível.
 
LIXO I – Há um trabalho silencioso em andamento que mescla a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o atendimento a uma determinação do Ministério Público. Trata-se da destinação daquele lixo que não pode ser reciclado e nem utilizado em compostagem. Tanto o prefeito Tio Ligas quanto o secretário de Administração, Edson Pasold, têm participado das discussões na Amures para uma solução.
 
LIXO II – Essa poderá ser – e possivelmente será – através de uma espécie de consórcio, onde mais de um município investirá no tratamento e destinação adequada do lixo. O chamado Sisama, o consórcio de Meio Ambiente que lidera a discussão dentro da Amures, tem apresentado alternativas e orientações. E as prefeituras precisarão tomar providências. Mais por obrigação e exigência legal do que por opção.
 
UNIVERSITÁRIOS – Aprovada na sessão da Câmara de Vereadores desta semana em Otacílio Costa uma indicação de autoria do vereador e presidente da Câmara, Leonir Ribeiro, endereçada ao prefeito Tio Ligas. O documento sugere que a Prefeitura de Otacílio Costa arque com 50% dos custos de transporte escolar para estudantes universitários que se deslocam a Lages. Na verdade, os vereadores não estão inventando nada. Outros municípios concedem esse benefício. E Tio Ligas poderia dar uma analisada com carinho!
 
DOBRADINHA – Candidato Gabriel Ribeiro continua apostando nas boas parcerias que fez em Otacílio Costa. O trabalho de Pindaco na dobradinha de Gabriel com João Paulo Kleinubing, por exemplo, tem recebido o reconhecimento do candidato a Estadual do PSD pela Serra. Kleinubing tem frequentado a região de olho numa votação nestes lados.
 
PRIMO IRMÃOS – Candidato a deputado estadual Rodrigo Minotto e o candidato a reeleição como deputado federal, Décio Lima, realizaram um comício em conjunto em Otacílio Costa. Uma carreata antecedeu ao encontro. Na ocasião ambos os candidatos classificaram PDT e PT como 'primo irmãos’. Durante o debate os candidatos deram ênfase ao Governo Federal, além de apresentar suas propostas.
 
OLHO NOS OLHOS – O vereador Sebastião Pires, pediu ao deputado Décio, que olhasse bem para à sua cara e gravasse, pois caso se confirme a reeleição de Lima, o vereador adianta que será o primeiro a bater na porta do gabinete do deputado em Brasília. Certame para pedir que o deputado retribua o apoio recebido na Capital da Madeira, onde o próprio Décio destacou que é a cidade onde ele possui o maior número de partidos o apoiando.


COM KAISER – O vice-presidente do Sinpoc e presidente do PROS, Dirlei Kaiser, também registrou apoio a ambos os candidatos. A ligação de Kaiser com Minotto vem dos tempos que este atuava no Ministério do Trabalho em Floripa.
 
PT PALMEIRA – Paulinho do PT, presidente da sigla em Palmeira também se integrou à prosa com Minotto e Décio Lima. O município de Palmeira também tem sido contemplado com ações federais, havendo reconhecimento e retribuição por conta disso.
 
O CARA – Secretário Edson Pasold focou desde o princípio aquilo que se encaminha agora: ele é uma espécie de porta voz de Otacílio Costa perante o PT. Filiado à sigla, Pasold tem liderado os otacilienses que apoiam nomes como Décio Lima. O município pode ganhar simpatia e acesso a recursos em Brasília pelo gesto liderado pelo Secretário de Administração.
 
GESTO – Parafraseando o cântico religioso ‘segura nas mãos de Deus e vai’, o prefeito Tio Ligas mergulhou no projeto de candidatura do colega de PDT, Rodrigo Minotto e do Federal Décio Lima. Se ambos forem eleitos, Tio Ligas estará com muito crédito perante tais lideranças. No encontro em Otacílio, o prefeito segurou nas mãos da dupla, embalando a campanha e seja o que Deus quiser!
 

AGRADECIMENTO – Com gratidão agradecemos o apoio, mão amiga e acolhimento daqueles que acompanharam os atos fúnebres pelo falecimento do meu irmão, Acibaldo Francisco Varela. À família e amigos da queria Nenê, esposa do meu irmão, de uma família maravilhosa de Palmeira, minha gratidão. A todos aqueles que se deslocaram de Palmeira a Lages para acompanhar o velório e sepultamento, da mesma forma, nosso reconhecimento e gratidão pelo gesto. Ao próprio prefeito Durica que encontrou espaço na correria para prestar solidariedade. A todos a nossa mais profunda gratidão nessa hora triste. Deus haverá de pagar a todos pelo gesto de apoio! 

Anterior

Edição 223 - 25 de setembro 2014

Próximo

Edição 221 - 11 de setembro 2014

Deixe seu comentário

Outras