Edição 219 - 28 de agosto 2014
Otacílio Costa é suprapartidário
Difícil imaginar que os mesmos Denilson Padilha, Pindaco e Tio Ligas que há dois anos, bem nesta época, digladiavam-se para conquistar a Prefeitura de Otacílio Costa, encontrem-se agora num mesmo palanque. Mas o trio de lideranças otacilienses composto por um que foi, outro que é e um terceiro que quer ser prefeito, estava lá na Avenida Olinkraft, testemunhando e discursando na inauguração do comitê suprapartidário. Trata-se de um espaço articulado pela coordenação regional de campanha da coligação que tem Colombo, Pinho e Dário na peleia.
Somaram-se ao trio, outras lideranças como vereadores, presidentes de partidos e comunidade. Esse comitê suprapartidário se constitui no maior exemplo de que, às vezes, é preciso se unir para buscar um projeto conjunto. Ver Denilson Padilha, Pindaco e o próprio Tio Ligas, fazendo discursos para o mesmo lado, evidencia que a política precisa ser construída com esses gestos. Osvaldo Uncini me disse que Otacílio Costa deu o maior exemplo de superação de adversidade, trazendo para o mesmo grupo os líderes de diferentes grupos.
Pode ser – e certamente será – que dentro de dois anos eles estejam em palanques diferentes e talvez até opostos, mas até lá, resolveu-se trilhar um caminho só. Não por interesses pessoais e partidários, mas por um motivo maior chamado Otacílio Costa.
AINDA NO COMITÊ – Inauguração do Comitê Suprapartidário reuniu, naturalmente, além dos três que disputaram a eleição de 2012, outras lideranças locais. Pessoas que podem estar trilhando a busca de votos para candidatos a Deputado Estadual ou Federal diferentes, mas para a majoritária, estão todos com Colombo e seja o que Deus e os eleitores quiserem.
DO PSB – Partido pelo qual Polaco iria concorrer a deputado se fortaleceu com a boa performance de Marina Silva nas pesquisas presidenciais. Mas o líder otaciliense está com Colombo (e por tabela com Dilma) na peleia eleitoral. Polaco discursou pedindo apoio ao projeto de reeleição de Colombo na inauguração do Comitê.
LÍDERES – Vereadores otacilienses, assim como dos demais municípios do entorno, estão engajados na eleição. O apoio de agora aos candidatos tem dois significados. Primeiro a hipótese de ajuda aos municípios quando esses candidatos se tornarem deputados. Segundo porque nas eleições municipais será a vez dos deputados retribuírem ajudando os cabos eleitorais de agora. Na inauguração do comitê suprapartidário de Otacílio e Bocaina, lá estavam os vereadores presentes e discursando na defesa do projeto de reeleição de Colombo.
SUPRA BOCAINA – “Esse pessoal quando entra na campanha não tem igual. É água de morro abaixo”. Palavras do prefeito Luiz Schmuller, empolgando os peemedebistas durante a inauguração do comitê suprapartidário em Bocaina do Sul.
PRESENTES – Dois postulantes à Câmara Federal se uniram às lideranças de Bocaina do Sul na inauguração do Comitê que reúne todas as siglas que estão no entorno de Colombo, Pinho e Dário. Benedet (PMDB) e Carmen Zanotto (PPS) estiveram na Bocaina, pediram votos e foram bem recebidos pelo eleitorado.
EMPREGOS – Otacílio Costa dá uma reagida boa na geração de empregos, após um primeiro semestre negativo. Pelos dados do Ministério do Trabalho foram gerados 40 empregos a mais em relação ao número de demissões somente em julho deste ano. Palmeira aparece bem com 15 empregos a mais que as demissões feitas naquele mês. Bocaina apresentou mais demissões que admissões (04) e o município de Painel com 12 demissões a mais fecham os dados.
EMPREGOS II – Como as contratações para trabalhar em campanha eleitoral precisam ser devidamente registradas na Carteira de Trabalho, tínhamos impressão que julho iria apresentar dados bem mais interessados na região sobre a geração de empregos. A menos que os candidatos só estão contratando ‘na macega’.
CÃES E GATOS – Vereador Sebastião Cardoso Pires (PDT) quer que a prefeitura contrate médico veterinário para esterilizar cães e gatos que estão soltos nas ruas. A sugestão é que os donos sejam comunicados disso. A ideia é interessante e dizemos mais. No Rio Grande do Sul o Tribunal de Justiça condenou a prefeitura de São Sebastião do Caí a incluir no orçamento recursos para ações de proteção aos animais. O município tem opção de decidir como fazer, mas não pode se omitir de fazer. Tem razão, Sebastião!
PROSA – Quem também se integrou à prosa na reunião da coligação de Colombo e Pinho foi Tibúrcio. O líder político otaciliense conversou com algumas lideranças em relação a campanha eleitoral. Deputado Celso Maldaner foi um dos que trocou dois dedos de prosa com Tibúrcio.
ADVOCACIA – Um nativo de Otacílio Costa que muito orgulha a classe jurídica. Trata-se do advogado Ruy Samuel Espíndola, que tem conceituada banca de advocacia em Florianópolis, atuando na área de direito público. Mestre em Direito Constitucional, o otaciliense foi escolhido membro da ACALEJ – Academia Catarinense de Letras Jurídicas. Ocupará a cadeira que tem como patrono o jurista Acácio Bernardes. Vale o registro e o reconhecimento ao enorme horizonte conquistado pelo advogado Ruy Espíndola, por sinal, filho do ex-prefeito de Otacílio Costa, Ari Espíndola.
REGISTRO – Coube ao vereador Luiz Carlos Barbosa (PSD) tentar traduzir em palavras a perda que representou para o Brasil com a morte do candidato a presidente da República, Eduardo Campos (PSB). O vereador otaciliense fez um pronunciamento destacando a tristeza da perda de um líder, um pai de família. Importante que haja esse tipo de reconhecimento.
BOCAINA – Conversamos diretamente com o pessoal que toca a obra da futura UBS – Unidade Básica de Saúde, que está sendo construída atrás do ginásio, nas margens da BR-282 em Bocaina do Sul. Ideia é concluir a obra até o final do ano. O local funcionará como uma espécie de mini-hospital e está com as obras em aceleradas.
HOSPITAL – Quem conhece a estrutura do Hospital São José de Bocaina do Sul não se surpreende com a hipótese de fechamento. Há quem diga que sairia mais caro uma reforma que a construção de um novo hospital. Por sinal, a ideia de construir um novo hospital, menor e mais moderno, está sendo cultivada em Bocaina. Até um empresário do setor madeireiro já acenou com a doação de um terreno.
COM MINOTTO – Prefeito Tio Ligas fez questão de mostrar a mobilização do PDT daqui em torno do candidato do partido à Assembleia Legislativa, Rodrigo Minotto. Uma comitiva desceu a Forquilhinha participar do lançamento da candidatura de Minotto.
Deixe seu comentário