Edição 213 - 17 de julho 2014

TCE: Os impedidos do pago
 
Embora ninguém se recolha de uma boa disputa para virar prefeito ou vereador, a vida de gestor público não é um mar de rosas. Tanto que não raras vezes, eles deixam os cargos, mas os problemas do mandato os acompanham quase para a vida eterna. Prova disso é a obrigatoriedade do Tribunal de Contas de informar quem não podem ser candidatos, sempre que está começando uma campanha. Não significa, pelo nosso entendimento, que sejam ou estejam condenados por determinada prática. Até porque o TCE não é uma instância Judiciária, logo não tem poder de dizer de condenar, mas apenas de recomendar.
Mas essas limitações podem nortear até disputas municipais dentro de dois anos, visto que nomes em potencial podem ficar de fora, caso não resolvam as pendências até lá. Na lista do TCE há nomes como dos ex-prefeitos Tungo e Aldo Tadeu, bem como a vice Doroti, todos de Painel. Também dos ex-prefeitos Toninho e Osni Francisco, ambos da Palmeira. O Tribunal aponta impedimentos de Tereza Luciano da Bocaina e dois nomes de Otacílio Costa: Polaco e Denilson.
Observe-se que não são processos criminais, mas peças administrativas em trâmite no TCE. Situações a serem superadas pelos citados, para que possam vencer restrições para futuras disputas. Mais que castigar quem está na lista, relação serve de alerta aos gestores atuais. Para se tornar inelegível e o próprio patrimônio pessoal responder pelas dívidas basta uma ou outra barbeiragem no cargo. Assim, é preciso cautela e juízo no trato da coisa pública.
 
 
ELEIÇÕES 2014 – Gabinete do deputado Reno Caramori (PP) informou que ele desistiu da campanha à reeleição. O parlamentar ainda não confirmou o recolhimento, mas se o fizer é um desfalque para o PP. Reno tem votos e apoio em Bocaina, por exemplo.
 
 
TÍTULO EM BOCAINA – Deputada Carmen Zanotto (PPS) receberia o título de Cidadã Bocainense na terça-feira, dia 15, durante os atos de homenagem ao aniversário do município. Numa consulta jurídica ela evitou participar da solenidade para não ter problemas, visto que é candidata a Federal. Receberá o título depois da campanha.
 
 
DÉCIMO – Tem efeito muito positivo o pagamento da metade do 13.º salário agora em julho, como faz o prefeito Tio Ligas. Inclusive porque tem prefeitura com dificuldades até para pagar o salário normal.
 
 
PSD DE PALMEIRA – Rui Andrade que disputou a prefeitura de Palmeira pelo PSD está no entrevero da campanha. Trabalha para conseguir votos ao candidato Gabriel Ribeiro (PSD). Enquanto isso, Durica puxa votos para Coruja (PMDB). Eles que podem se enfrentar de novo na próxima eleitoral municipal, continuam medindo forças para mostrar quem tem maior adesão na Palmeira.
 
 
PONTES – Otacílio Costa e Palmeira foram beneficiados com um kit de pontes pré-fabricadas em concreto. Palmeira terá 10 metros e Otacílio Costa 7 metros de ponte. Quando recebi a informação pensei que Palmeira teria 10 pontes e não 10 metros de ponte. Mas se fosse tanta ponte assim, iria faltar rio. De qualquer forma é uma parceria interessante: o município entra com o rio e o Governo com as pontes.
 
 
MEIO RURAL – Lei federal determina que todas as propriedades rurais sejam cadastradas em um sistema on-line chamado Cadastro Ambiental Rural (CAR) até meados do ano que vem. Quem não cumprir a exigência correrá o risco de perder o acesso a programas voltados ao agronegócio. Os produtores devem buscar apoio nos sindicatos e associações rurais e nas cooperativas. Vereador Luiz do Sindicato participou do curso de orientação e tem a tarefa de multiplicar as informações recebidas em Otacílio Costa.
 
 
DISQUE VEREADOR – Vereador Luiz Carlos Barbosa (PSD) criou uma forma de estar mais perto da comunidade. Franqueou teus números de telefone celular (9125 6440 e 9964 6565) para que as pessoas interessadas em fazer reunião para discutir problemas de ruas, bairros, enfim, situações que carecem da interferência de lideranças, façam contato. É uma espécie de ‘disque vereador’. Você liga, agenda e proseia!
 
 
PROSEANDO NA BOCAINA – José Mariano da Silva, antes da atuação em Bocaina, fez um excelente trabalho em Lages junto ao Sesi. É das peleias sesianas que Colombo conhece Mariano, razão que trocaram uns dedos de prosa na passagem do governador por Bocaina. A relação de longa data aproximou ainda mais o governador Colombo das demandas de Bocaina.
 
 
NADA DE ESTRADA – Saíram licitações para asfaltar a estrada entre o Cerrito e Curitibanos e também entre Anita Garibaldi a Celso Ramos. Não sei por quais cargas d’água a obra de asfalto ligando Palmeira a Correia Pinto, que muito interessa a Otacílio Costa, não saiu do papel. Quem será que benzeu para esquecerem o assunto?
 
 
RÁDIO E TV – Colombo terá 7min48segundos no horário eleitoral, Bauer outros 4min50segundos e Vignatti numa chapa com o PT solteiro, fecha em 3min4segundos. A propaganda começa dia 19 de agosto e se estende até 2 de outubro.
 
 
 
PSD DE OTACÍLIO – Presidente Estadual do PSD, Antônio Ceron, sem fazer leitura local do processo tomou decisões depois da decisão judicial que dissolveu o diretório municipal da sigla que comanda. Chegou a nomear uma comissão, embora a orientação que havia recebido era de deixar a questão para trabalhar depois de outubro. Houve costuras, diálogos, a comissão nomeada se recolheu e há paz na sigla em Otacílio Costa. Mas no município há dois PSD. Um que está com Tio Ligas. E outro que deseja concorrer contra Tio Ligas em 2016.
 
 

E O DOMAI? – No cenário político local há quem aponte o ex-vice prefeito Domai como a liderança mais importante depois de Altamir Paes. É esperada para esta semana a manifestação de Domai sobre quem ele apoia para Deputado Estadual na eleição de outubro. 

Anterior

Edição 214 - 24 julho de 2014

Próximo

Edição 211 - 03 julho 2014

Deixe seu comentário

Outras