Edição 198 - 03/04/14

 Painel exterioriza rusgas entre PMDB e PSD


Antes da conversa com militantes sobre o rumo dos peemedebistas nas eleições deste ano, os senadores Luiz Henrique da Silveira e Casildo Maldaner, acompanhados do vice-governador Eduardo Moreira, conversaram com prefeitos da sigla, num encontro reservado. Os líderes peemedebistas mais ouviram que falaram. Foi a oportunidade dos prefeitos demonstrarem que estão chateados por causa do excesso de burocracia para acesso a recursos estaduais. Prefeito Durica, de Palmeira, estava no encontro do Fórum Parlamentar Catarinense e por isso ausente da prosa entre peemedebistas. Mas exatamente aquilo que ele reclama (da demora a liberação de recursos depois de aprovados pelo próprio governador) é que foi amplamente discutido. Os prefeitos pediram intervenção para superar esse martírio.
Se esse problema é praticamente generalizado, um tema mais pontual também marcou a prosa. Os líderes peemedebistas estavam ali para argumentar em defesa da continuidade da coligação com o PSD, com vistas à reeleição de Colombo. Mas os prefeitos questionaram o tratamento que têm recebido dos ‘colegas’ de coligação. É o caso de Painel, por exemplo, onde o PSD articula uma tentativa de cassar o mandato do prefeito Flávio Neto. Não se trataria de apurar irregularidades, mas desestabilizar a administração de Flávio. Em seu ele citou que o motivo da CPI é infundado. “Os documentos estão à disposição dos vereadores. Não precisaria CPI”, citou Flávio Neto.
É por essa rebeldia do PSD em alguns municípios, maltratando os colegas de coligação, que existem resistências para votar nas prévias de 26 de abril pela manutenção da parceria. Há certa defesa que atritos locais não deveriam interferir no projeto estadual. Mas como são os delegados municipais que irão decidir nas prévias o rumo do PMDB, são essas situações localizadas que podem pautar o destino do partidão se com Colombo ou contra Colombo nesta eleição. A conversa entre prefeitos, Pinho, LHS e Maldaner foi uma tentativa de aparar arestas. Mas se o PSD continuar ‘se bobeando’ pode ser abandonado no altar na hora do novo casamento. E depois não adiantará chorar de saudades!
 
DE CORPO PRESENTE – Prefeitos Luiz Schmuller (Bocaina) e Flávio Neto (Painel) marcaram presença na prosa do PMDB. LHS, Pinho, Maldaner e elenco procuraram convencer os militantes de que o melhor caminho para a sigla é seguir na coligação. 
 
PALMEIRA EM PESO – Se Durica estava em outro compromisso, o PMDB da Palmeira bateu ponto na discussão sobre os rumos da sigla. Presidente da Câmara Romildo da Cruz e o vice-prefeito Bastiãozinho se entreveraram com os pelegos da Serra para ouvir os Senadores Maldaner e LHS, além do vice-governador Pinho Moreira.
 
ELE DISSE – “Que parceria é essa que nos pedem o apoio e não nos dão sua parcela? (...) Se o atual Governo respeitar nossos companheiros, eu tenho certeza que nossos prefeitos vão trabalhar para eleger o governador”. Prefeito de Lages, Elizeu Mattos, no evento onde um dos pedaços do PMDB pedia apoio para votar nas prévias de 26 de abril pela manutenção da coligação com Colombo.
 
OTACÍLIO E O RUMO DO PMDB – Nenhuma liderança do PMDB otaciliense esteve nas reuniões dos grupos que defendem chapa própria ou continuidade da coligação com Colombo. Mas um posicionamento do presidente da sigla no município já existe. Vereador Luiz do Sindicato, que comanda o PMDB, declarou nesta semana que não apoiará a reeleição de Colombo. Disse que se o PMDB permanecer na aliança, seu voto será para o petista Cláudio Vignatti.
 
VEJA AS COISAS COMO SÃO – Na audiência realizada semana passada com o governador Colombo, o vereador Luiz do Sindicato foi um dos que argumentou na defesa da liberação de recursos para reforma e construção de novas casas do interior. O vereador otaciliense já havia sido esse interlocutor numa abordagem ao governador em Lages. Colombo, conversando com o secretário Gabriel, indagou quem era aquela liderança (no caso o vereador Luiz do Sindicato). Governador Colombo argumentou que gostou muito da forma como o vereador abordou e tratou o assunto, sem muitos rodeios, deixando claro o que se buscava. Mas pelo jeito, se de um lado Colombo gostou do vereador Luiz do Sindicato, a recíproca não é verdadeira. E o vereador otaciliense, naturalmente, deve ter seus motivos para isso.
 
O GRUDE DOS HOMENS – Se chegou haver algumas rusgas entre Polaco e Pindaco, pelo interpretar das imagens, agora é todo mundo abraçado. Ambos conversaram com Gabriel Ribeiro sobre os passos a serem dados em relação ao projeto eleitoral de 2014. Ambos devem trabalhar em busca de votos para eleger Gabriel Ribeiro a Deputado Estadual. Buscarão votos, é claro, quando já for possível fazer isso. É que pela lei, por enquanto, o planejamento fica só na conversa e nos amarramentos. 
 
POR FALAR NOS HOMENS – Pindaco, Polaco e outros líderes do PSD de Otacílio Costa, como o empresário Marcelo Pereira, enfim, todos estão sendo mobilizados para um evento da sigla neste 5 de abril. Tendo por palco a sede do MTG de Lages, o encontro capitaneado pelo governador Colombo é para agradecer a mobilização que deu musculatura no PSD da Serra.
 
PINGOS E RESPINGOS – O líder otaciliense Tibúrcio, está de olho na liminar do STJ que suspendeu as decisões do TJ/SC sobre a Operação Fundo do Poço (sobre irregularidades na contratação de empresas para perfurar poços artesianos). É que o advogado que defende o deputado Titon, Cláudio Gastão da Rosa Filho, argumenta que a competência é da Justiça Federal e não da Estadual para julgar o assunto, por envolver recursos da União. A primeira vitória de Titon foi a suspensão dos feitos enquanto se analisa o mérito. Se no mérito for decidido pela competência da Justiça Federal, a denúncia será anulada. E nem as escutas telefônicas terão força de prova. Mesmo que o caminho seja a anulação, a questão serviu como alerta pedagógico para aqueles que detêm cargo público. Com a atuação forte do Ministério Público, em muitos casos, inclusive aqui na Serra vale a máxima de que é preciso cautela e olho na lei porque ‘aqui se faz, aqui se paga”.
 
 SANTA CLARA – Na última passagem do secretário Gabriel Ribeiro (SDR) em visita ao hospital Santa Clara, ele ficou impressionado com um dado repassado pelo diretor geral, Robson Medeiros. A média de atendimento mensal chega a 2.500 pessoas, predominantemente de Otacílio Costa e Palmeira. Neste ano em que comemora 40 anos de fundação, o hospital Santa Clara só está precisando que aqueles aportes da iniciativa privada citados durante campanha eleitoral se concretizem.

UNS PILINHAS – Ao abrir o saco de bondades na série de ações e inaugurações desta semana em Lages, o governador Colombo assinou ordem de serviços para uma reforça parcial na Escola Fazenda Olinkraft em Otacílio Costa, no valor de R$ 37 mil. Mas uma reforma nesse valor não dá para fazer quase nada!
 
UM MILHÃO PARA CADA – Todos os municípios precisam fazer as chamadas adaptações urbanas para se adequar ao plano de acessibilidade. Nem precisa dizer que os municípios da Serra Catarinense não têm recursos para isso. Por esta razão, na Reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, os prefeitos da Amures levaram um pedido. Querem uma emenda parlamentar na ordem de R$ 1 milhão para cada município da Amures para fazer frente a esses gastos. Como agora emenda é sinônimo de dinheiro garantido, prefeitos como Durica de Palmeira, apostam nessa alternativa.
 
OLHA A BOA NOTÍCIA – Milton Matias, liderança política otaciliense que ajuda a costurar o projeto de reeleição do deputado Peninha, confirmou nesta semana que o parlamentar está empenhado no sentido de ajudar a viabilizar o projeto que permite o reaproveitamento da água da represa Perimbó. Pertencente à Klabin, a referida represa está situada em Petrolândia e tal providência ajudaria na melhoria do abastecimento de água em cidades do Alto Vale, especialmente Rio do Sul.
 
PROSA COM A KLABIN – O deputado Peninha ficou bastante satisfeito com a receptividade dos diretores da Klabin. Na visão do parlamentar, é uma providência absolutamente viável e que fará diferença significativa à coletividade.

 
POR FALAR NA KLABIN – Repercute em Lages o fechamento da chamada Unidade II da Klabin, situada na entrada da cidade, para quem vai de Otacílio Costa. O fechamento deve colocar em torno de 30 pessoas na rua. Naturalmente que a gente torce para que essas medidas amargas não cheguem a municípios como Correia Pinto e Otacílio Costa.
 
CARROS REBAIXADOS – Puxo o assunto relacionado à nova resolução do Contran sobre carros rebaixados ou com suspensão modificada. Carece ficar atento para não culpar a PM quando essa emitir multa se o veículo rebaixado não se enquadra na seguinte regra: Carros com até 3.500 quilos a altura mínima permitida entre a carroceria e o solo deve ser maior ou igual a 100mm. E o conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo ao esterçar. Quem entende do assunto sabe o que isso significa, mas não custa alertar. A PM de Otacílio Costa, por exemplo, está atenta à nova resolução e, naturalmente, tem o poder/dever de fiscalizar e coibir as desconformidades.
Anterior

Edição 199 - 10/04/14

Próximo

Edição 197 - 27/03/14

Deixe seu comentário

Outras