Edição 186 - 09/01

Os bastidores da troca de comando na Câmara
Existem duas versões para a renúncia do vereador Vanderlei de Liz, o Irmão (PP) e a posse de Leonir Ribeiro (PSD) na presidência da Câmara de Otacílio Costa. A versão oficial é de que o Irmão renunciou, repassando o cargo ao vice, tudo dentro daquilo acordado, sem traumas e nem suspense. Num diálogo que tivemos com o novo presidente, Leonir Ribeiro, ele explicou que havia um acordo. E que não pressionou o seu antecessor, sendo que aquilo que estava desenhado se concretizou. Indagamos sobre as razões do presidente anterior, o vereador Vanderlei de Liz ter demitido a Assessoria Jurídica Dora e Willian Cardoso, filho do vice-prefeito Silvano. Leonir evitou abordar o assunto, limitando-se a dizer que ambos os demitidos já estavam reintegrados às respectivas funções.
Mas nos bastidores, comenta-se que o vereador Irmão havia exonerado a Assessoria Jurídica e o filho do vice-prefeito de Otacílio e que não pretendia entregar o cargo do presidente. Essa informação é descartada pelo vereador Irmão, admitindo certo chateamento com o processo, mas sem querer entrar em detalhes. Para ver se havia ficado alguma mágoa na transição, indagação se o vereador Irmão continuaria apoiando Tio Ligas na Câmara. A resposta foi positiva.
Sobre as informações de que tanto o prefeito Tio Ligas quanto o vice Silvano teriam tido uma conversa ‘mais forte’ com Irmão, ninguém confirma. Embora o assunto predomine entre aqueles que tratam da questão em Otacílio. Os servidores da Câmara também são testemunhas sobre o que, de fato aconteceu.
 
 
FOCO DO PRESIDENTE – Saindo de uma reunião que durou a tarde de terça-feira, Leonir Ribeiro (PSD) conversou rapidamente conosco. Disse que pretende deixar uma marca de seu mandato na Câmara. Aponta que a transparência, permitindo que a população saiba tudo que acontece no legislativo é a palavra de ordem. Leonir faz questão de destacar que a ideia é ser parceiro do Executivo para ajudar Otacílio Costa. “Inclusive na busca de recursos para o município, visto que temos bons parceiros nos ajudando nesse sentido”, conclui o novo presidente da Câmara.
 
 
AMEAÇA DE MORTE? – Houve várias conversas relacionadas ao desdobramento da troca de comando na Câmara. Uma delas era de que o vereador Irmão teria sido até ameaçado de morte. Fizemos questão de conversar com ele, até para esclarecer o assunto, visto que seria algo bastante grave. O vereador Irmão disse que não existe nada disso. Aponta que há exageros nos comentários e que houve a transição, como deveria ser. Indagamos sobre a busca de espaços (cargos) na administração, mas o vereador esclareceu que não há nada de mudanças em relação ao que era antes. Ou seja, foi uma transição sem barganha. E se ele está dizendo isso, é isso!
 
 
Um hospital para Bocaina
Naquilo que depender do prefeito Luiz Carlos Schmuller (PMDB), está praticado o gesto. Ele disse que com a nova diretoria do Hospital São José a prefeitura de Bocaina não está impedida de celebrar convênios. Para você entender melhor a situação, o hospital São José era administrado pelo vereador Célio Assink (PSDB). Por força de lei, a prefeitura estava impedida de celebrar convênio com entidade comandada por integrante do legislativo. Houve uma providência, colocando a ex-prefeita Marta Goss na presidência. Mas uma decisão judicial determinou nova eleição. A nova eleição aconteceu no final de 2013.
Na avaliação do prefeito Schmuller, a comunidade de Bocaina foi a mais penalizada, por ter passado um ano sem contar com a estrutura hospitalar. Ele acredita que a nova direção do hospital buscará diálogo com a prefeitura, apresentando a documentação necessária para celebrar o convênio. “Temos interesse e a comunidade tem necessidade. É uma questão prioritária resolvermos essa questão”, confirma Luiz Schmuller.
 
 
Uma sede para a Câmara de Bocaina
A Câmara de Vereadores de Bocaina do Sul vai gastar neste ano R$ 8.688,00 referentes ao pagamento da locação do espaço onde acontecem as sessões. O custo mensal é de um salário mínimo de aluguel. Quem já assistiu os trabalhos no legislativo bocainense sabe que o local é acanhado, desaconselhando até a realização de uma sessão mais ampla com a participação do povo e recepção de autoridades. Mas o Presidente da Câmara, Renaldo Basquerote, o Macarena está com uma ideia na cabeça que, no longo prazo, significará economia para os cofres públicos.
A ideia do vereador Macarena é construir uma sede própria para a Câmara. “Quase todos os municípios da região têm uma estrutura própria para a Câmara. Bocaina ainda não conta com isso”, explica. Como o terreno que a Câmara possui atualmente fica ali nas imediações do Parque de Exposições, um pouco distante da área central, a intenção é fazer uma troca com a prefeitura. A Câmara destina aquele terreno de sua propriedade para o município, em troca de uma área mais central.
Segundo o presidente Macarena, já houve um primeiro diálogo com o prefeito Luiz Schmuller e outras reuniões acontecerão. Intenção é que a prefeitura financie a construção da Câmara num prazo de 8 anos. E com os recursos que o legislativo tem direito e que sobram todos os anos, sejam pagos o financiamento. “Se não conseguir financiamento, vamos construir com recursos próprios que sobram daquele percentual que a Câmara tem direito. Mas é uma providência importante porque os vereadores são transitórios, porém um espaço desses fica para sempre à disposição da comunidade”, justifica Macarena.
 
 
FLORIPA? – Desconheço razões e circunstâncias, mas a informação que tenho é que Altamir Paes passa a residir em Florianópolis. Naturalmente que para o PMDB de Otacílio significa perda, visto que Altamir é um dos articuladores da sigla em âmbito local e regional. E de longe é bem mais difícil articular.
 
PALMEIRA I – Romildo Rodrigues da Cruz vai completar 28 anos no dia 10 de fevereiro. É uma jovem e promissora liderança política, exercendo o mandato de vereador em Palmeira. Ele foi o mais votado pelo PMDB e num acordo formalizado quando do início do mandato, ele deve assumir a presidência da Câmara a partir do início dos trabalhos em 4 de fevereiro. Trocamos dois dedos de prosa com Romildo. Disse que não gostaria de fazer qualquer manifestação antes de assumir como presidente, mas que está confiante no desafio. “Graças a Deus as lideranças do PMDB e dos partidos que integram nossa coligação são pessoas muito sérias. Temos certeza que está tudo certo”, limitou-se a dizer o vereador peemedebista.
 
 
PALMEIRA II – Na confraternização de final de ano em Otacílio Costa encontramos o vereador Celito Baldessar (PMDB) que comandou a Câmara de Palmeira durante o ano de 2013. Ele confirmou, após uma reunião realizada antes do Natal, que irá renunciar ao cargo de presidente, cumprindo o acordo. Assim, a expectativa de Romildo Rodrigues se confirma, mantendo-se a harmonia entre aqueles que administram ou apoiam a administração de Palmeira.
 
 
VICE DA PALMEIRA – Prefeito Edelvânio Topanoti (Bom Jardim), assumiu a presidência da Amures no lugar do otaciliense Padre Edilson (prefeito de Campo Belo). Quem deixou o recesso de lado e compareceu no ato foi o prefeito Durica da Palmeira, que assumiu como vice presidente. Prefeito Flávio Neto de Painel é o segundo vice-presidente. Outro cargo importante, de presidente do Consórcio de Saúde, coube ao prefeito da Bocaina, Luiz Schmuller.
 
 
SETE FRASES DE TIO LIGAS
Ao passar o primeiro ano de mandato a limpo, prefeito Tio Ligas pincelou algumas frases que o otaciliense deve se tranquilizar, avaliar e conferir:
“Cometi um erro que foi divulgar a instalação de empresas (...) Algumas coisas começaram a dar errado. Por isso decidimos trabalhar quietos, sem alarde”.
“Fomos criticados ao fechar o laboratório municipal e conseguimos provar que estamos certos”.
“O mais importante nesta administração: As obras terão começo, meio e fim”.
“Não nomeamos ninguém que não possamos mudar quando for necessário”.
 “Os números mostram que o atendimento na saúde melhorou...”.
“Tudo que fizemos ou que vamos fazer é planejado”.
“Seremos destaque pela geração de empregos”.
 

Anterior

Edição 195 - 13/03/14

Próximo

Edição 184 - 26/12

Deixe seu comentário

Outras