Edição 156 - 13/06
Trânsito: Área Azul para Otacílio?
Pelos dados do IBGE de três anos atrás, Otacílio Costa possuía uma frota de 7.301 veículos, sendo 5.504 automóveis, 1.127 caminhonetes e caminhonetas, além de outros veículos como motos, por exemplo. Considerando a facilidade para comprar carro e a constante melhora no padrão de vida dos otacilienses, essa frota hoje se aproxima dos 10 mil veículos. Daí a razão da proposta para discutir a implantação da Área Azul.
Vereadora Eliany Koehler de Ávila e seus colegas de bancada do PMDB, Luiz Carlos de Oliveira e Maria Sonei Constante Carvalho, querem ouvir a comunidade a respeito. Propõem para isso a realização de Audiência Pública ouvindo, principalmente, comerciantes sobre a implantação de Área Azul.
Trata-se de um sistema, comum em outras cidades onde a frota de veículos aumenta todo dia, para disciplinar o estacionamento. “É preciso ouvir o que a comunidade pensa. Nem todos concordam com a Área Azul, mas temos que ter conhecimento sobre o que os diferentes segmentos pensam”, justifica a vereadora Eliany.
DEBANDADA AO DF – Ao todo 13 dos 18 prefeitos da Amures foram à Brasília. A primeira parada da agenda foi no gabinete do deputado Colatto. Prefeitos como Schmuller (Bocaina) e Flávio Netto (Painel) querem ajuda para explorar cascalheiras. Uma taxa de R$ 15 mil torna inviável a exploração pelas prefeituras para manter as estradas do interior. A solução sugerida por Colatto foi lançar mão da Lei das Competências (140/11) onde diz que o município tem autonomia para explorar até cascalheiras. Se soubessem que a solução era tão fácil, os prefeitos nem precisavam ir à Brasília.
AINDA NO DF – Prefeito Schmuller continua remoendo o problema da estrutura de urgência e emergência em Bocaina. Pode abrir o serviço no Posto de Saúde do Centro. Em Brasília ele participou de reunião, onde técnicos dos Ministérios da Saúde e da Agricultura fizeram orientações. Quem sabe daí sai alguma solução financeira para Bocaina.
ESSAS VIAGENS – Criticar um prefeito ou vereador por essas viagens à Brasília é judiaria. É preciso viajar para tentar trazer recursos. Mas as viagens precisam apresentar resultados, do contrário vai parecer que prefeito e vereadores só fazem turismo. Assim, um relato daquilo que se conseguiu é bem oportuno. Isso caso se conseguiu alguma coisa, é claro!
NOVELA DA BOCAINA – Vereadora Marli de Fátima Tarunh (PPS) também levantou a bandeira pedindo o serviço de urgência e emergência em Bocaina. Comunidade, vereadores, entidades, todos querem o serviço de emergência funcionando urgente. E agora prefeito Schmuler?
BOCAINA E A BR-282 – Se depender do prefeito Luiz Carlos Schmuller (PMDB), a passagem da BR-282 pelo perímetro urbano de Bocaina terá mais segurança e retorno aos comerciantes. Ele levou em mãos ao Superintendente do DNIT, engenheiro João José dos Santos, solicitações para implantação de vias paralelas e para que o comerciante local não seja prejudicado nos acessos entre a rodovia federal e os estabelecimentos.
EUCALIPTO I – Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, um destaque a partir de Otacílio Costa. Trata-se da parceria entre a Klabin, Epagri, Fetaesc, Apremavi e Secretaria de Estado da Agricultura. Termo de cooperação técnica permitirá o plantio de eucalipto, como forma de renda.
EUCALIPTO II – A parceria abrangerá 1.100 famílias de 28 municípios no entorno de Otacílio Costa. A Klabin financiará o plantio que, posteriormente será pago pelo produtor com a própria madeira originária do reflorestamento. Nenhuma propriedade terá mais que 35% da área utilizada para plantio dessa espécie.
PROSA I – Foi desmarcada prosa agendada entre o governador Colombo e os prefeitos do PDT de SC. A conversa com almoço na Casa D´Agronômica seria na terça-feira, 11 de junho. São sete os prefeitos do PDT, incluindo, naturalmente Tio Ligas (Otacílio) e Vânio Forster (Correia Pinto).
PROSA II – A conversa foi programada com a participação do ministro Maneca (Trabalho). Essa aproximação com o Estado é importante para municípios como Otacílio Costa. Num período pré-eleitoral como este, é só levar os projetos bem embasados que a hipótese de emplacar é grande. Que Tio Ligas não perca esse cavalo encilhado!
ATÉ A OEA – Juiz afastado do cargo em Otacílio Costa, profundo conhecedor dos trâmites judiciais e legais, admite ir até a Corte Internacional de Direitos Humanos da OEA (Estados Unidos), caso se encerrem os recursos no Brasil. Quer que suas testemunhas sejam ouvidas no processo que tenta tirá-lo da magistratura. Fernando Cordioli Garcia garante que seu julgamento é político. E contra isso pretende lutar.
PAINEL PRESENTE – Vereadores de Painel fizeram questão de se misturar com os deputados catarinenses que levaram a Audiência Pública da Assembleia Legislativa a Lages. Presidente Marquinhos e demais membros do legislativo painelense aproveitaram para conversar com parlamentares estaduais. O objetivo? Busca de recursos para o município.
OTACÍLIO 2017 – Esse aceno da administração municipal de Otacílio Costa em discutir o Plano Plurianual – o orçamento até 2017 – é a oportunidade das pessoas da comunidade dizerem o que querem do poder público. Depois não adianta reclamar de abandono ou isolamento. Tio Ligas e equipe na base do ‘fale que eu te escuto’ começam neste sábado (15) a ouvir a comunidade no interior e na cidade.
NA EXECUTIVA – Altamir Paes não tem do que reclamar do apoio do PMDB. Ele foi convidado e integrará a Executiva Estadual do partido, na chapa do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira. Altamir cuida das peleias pessoais, mas a política continua o chamando para desafios.
CONTAS – PDT de Otacílio Costa e Palmeira e ainda o PTB e PSB da Capital da Madeira tiveram os recursos do Fundo Partidário suspenso pelo juiz eleitoral Antônio Carlos Junckes. A razão é o exercício de 2011. Esses recursos do Fundo Partidário para as siglas nos municípios são insignificantes. Mas o atendimento à lei é indispensável. Por isso os dirigentes dessas siglas devem ficar de orelha em pé!
O AVIÃO DAS NOVE – Para o pessoal da Klabin e de outras grandes empresas aonde chega o Correio Otaciliense, reforçamos a informação do voo que parte do aeroporto de Lages e torna Floripa mais perto. O avião da Brava sai às 9h9min de Lages.
Deixe seu comentário