25 de Agosto de 2016
Quem é vítima na campanha em Otacílio?
O melhor lado de qualquer disputa política continua sendo o lado de fora. Embora alguns viventes ora nos coloquem torcendo por Tio Ligas, ora para o Altamir Paes, nossa torcida é para Otacílio Costa. Mas o eleitor otaciliense deve ser consciente que não existem vítimas no processo eleitoral. Existem circunstâncias que levaram às situações que estão postas. De um lado o grupo que administra o Paço amarga certo desgaste por conta do escândalo da Operação Ajustes (que não dá para fazer de conta que não aconteceu porque o assunto é recente e recorrente). De outro lado, a oposição bobeou nessa coisa de garantir os direitos políticos de Altamir, tendo pisado nos cadarços e trazendo para a campanha eleitoral essa insegurança boba sobre a candidatura do peemedebista.
Observe-se que nos dois lados, portanto, em circunstâncias diferentes, não existem vítimas. São situações criadas pelos grupos políticos, cujos respingos na campanha são inevitáveis. E para cada pecadinho a penitência tem sido frequentar o noticiário e a boca do povo, no estilo aqui se faz aqui se paga. São essas nuances que tornam o processo eleitoral de Otacílio Costa curioso, acirrado e imprevisível.
Claro que Tio Ligas leva certa vantagem porque é o prefeito, tem o ronco da máquina a favor e um bom time no entorno de uma coligação construída com inteligência. Mas não dá para desconsiderar a experiência política de Altamir num PMDB que tem a melhor militância de campanha, um histórico como prefeito positivo e o sempre desejo de alternância do eleitor que é latente. Assim, sigamos acompanhando o processo do lado de fora, tendo certeza que Tio Ligas e Altamir já são prata nessa corrida eleitoral. Mas o 2.º lugar nessa disputa é colocação de derrotado. E ser segundinho ninguém quer!
ALOPRADOS DO PAGO - Candidato a vereador pelo PMDB, Denilson Padilha aguarda a ata da reunião da Câmara que reprovou suas contas na segunda-feira, 22, para entrar na Justiça. Possibilidade de derrubar aquilo que os vereadores aprovaram é grande porque a 'casa das leis' em Otacílio Costa tem dado sinal que desconhece a norma. Pelo menos isso fica evidente a partir daquilo que ouvimos do advogado Tiago Matias. Ele aponta atropelamento nos prazos e ausência de contraditório no processo antes da votação. Logo, esse alopramento pode fazer com que a votação das contas bata na trave e Denilson possa concorrer sem problemas!
AINDA O CASO DENILSON - Claro que a gente não está defendendo Denilson Padilha porque ele tem advogado para fazer isso. Inclusive recentemente noticiamos aqui que ele mentiu - segundo a presidente do Sindicato dos Servidores - ao declarar que tentou dar reposição ao funcionalismo de forma parcelada quando prefeito e os vereadores não deixaram. Logo, não é questão de defendê-lo porque ele tem seus pecados administrativos. Mas essa postura na Câmara parece perseguição. Não sabemos se por raiva ou medo do ex-prefeito nas urnas. Até porque, quem deve julgar mesmo Denilson será o eleitor. E desse julgamento na urna não caberá recurso e nem ação na Justiça.

CAVALO ENCILHADO - Aguardava que o vereador Leonir Ribeiro da Silva (PR) fosse mais protagonista no pleito deste ano em Otacílio Costa, disputando na majoritária. Até o fato de Altamir Paes ter formatado uma chapa pura do PMDB é indicativo que haveria lugar ao sol para Leonir, inclusive porque ele está na coligação com os pelegos. O tempo todo ele fazia parecer que iria além da reeleição a vereador. A menos que tenho optado por continuar 'vereando', perde a oportunidade de dar um passo rumo ao Paço. Talvez o cavalo encilhado tenha passado!

COM QUALQUER TEMPO - Quem viu a multidão presente na inauguração do comitê da coligação Tio Ligas e Pindaco tem certeza que a fortidão dos homens é grande. Mesmo abaixo de chuva o povo não arredou o pé. Esse tipo de evento mostrando força é importante para assustar o adversário e animar o time.

CÂMARA I - A matemática da eleição para vereador em Otacílio Costa ficou assim: São 13.335 eleitores, sendo que deveremos ter entorno de 11 mil votos válidos para vereador (excetua-se, portanto votos nulos, brancos e abstenções). Divide-se o número de votos válidos pelo número de vagas na Câmara e teremos um quantitativo de aproximadamente 1.000 votos para eleger cada vereador.
CÂMARA II - Os partidos com Altamir (PMDB, PR, DEM, PSC, PTB e PC do B) formaram uma única coligação para vereador. Ou seja, independente do partido, elegem-se os mais votados. Aqueles que estão com Tio Ligas formaram duas coligações. Tem os candidatos que integram as siglas PSD, PT, PP, PDT, PSDB, PROS e PSB formando uma coligação a vereador. E os candidatos do PPS, PRB e PTC formando outra coligação. Nesse caso, elegem-se os mais votados de cada coligação. A gente tem ideia de quem será o mais votado. Mas para evitar ciumeira, aguardemos os votos caírem nas urnas.
PRESO E RECEBENDO - Chegaram os despachos judiciais esclarecendo a razão do vereador Lindomar Alves de Souza (PSDB), mesmo preso, continuar recebendo o salário, inclusive como presidente da Câmara. Juridicamente a gente sabe que ele tem direito. Não houve sentença cortando seus vencimentos e nem poderia haver. Não caberia ao Judiciário interferir nisso. Mas os colegas vereadores, por causa da quebra de decoro, poderiam ter lhe tirado o mandato e, em consequência, acabado com o pagamento. Porque independente de sentença futura condenando ou inocentando Lindomar, o simples fato da prisão já caracteriza quebra de decoro que permite processamento para perda de mandato. Mas como o grupo está unido e protegido na Câmara, isso não iria acontecer. O eleitor e o contribuinte que bancam o salário do vereador preso que se dane!

DISPUTA BOCAINA - Episódio lamentável de suicídio acabou alterando a inauguração do comitê eleitoral da coligação "Continuar sim! Unidos por Bocaina". PMDB, PSD, PP, PPS, DEM e PRB abriram as portas do comitê ao lado da Epagri para que amigos e simpatizantes tenham mais acesso à movimentação da candidatura de Luiz Schmuller e Valmir Luciano.

ATÉ PORCOS NA LISTA - Candidato do PSDB à prefeitura de Bocaina, Jonildo Oliveira foi tão cuidadoso na declaração de bens à Justiça Eleitoral que informou ser proprietário até de 18 porcos. Os 17 cavalos e as 112 cabeças de gado também entraram na lista dos bens. Está certo o Jonildo. Se virar prefeito não pode ser acusado de enriquecimento, visto que pela declaração, Jonildo não é um aventureiro daqueles que não tem onde cair morto. Seu patrimônio declarado chega a R$ 827.664,00. O homem tem café no bule!

LEILÃO DA BOCAINA - Porque além de candidato continua atuando como vereador, Márcio Coelho estranhou o fato de um veículo Celta num período que está sem funcionar ter consumido 1.000 litros de gasolina na Prefeitura de Bocaina. Da parte da prefeitura a informação é de que o veículo foi a leilão, não foi vendido e acabou sendo arrumado. E que agora foi colocado no leilão de novo porque Bocaina ganhou carros novos. Prefeito Luiz Schmuller precisou dar algumas explicações sobre a situação um pouco estranha.






Deixe seu comentário