COSUD SC: Jorginho Mello abre a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste |
Tsunami meteorológico deixa rastro de destruição por Santa Catarina
-
Defesa Civil / IMagem de radar - Tsunami meteorológico deixa rastro de destruição por Santa Catarina
De acordo com a Defesa Civil, o estado de Santa Catarina foi atingido, no fim da tarde deste domingo, por um fenômeno conhecido como Tsunami meteorológico, que acontece quando ocorre o rápido deslocamento de uma forte linha de instabilidade.
Chuva e vendavais atingiram áreas do estado provocando prejuízos. Em Araranguá foram registrados ventos de 97 Km/h por volta de 17h, com vários veículos atingidos na beira mar e destelhamentos em várias localidades. Em Balneário Rincão um veículo com 3 ocupantes precisou ser resgatado e até às 18h duas ocupantes estavam desaparecidas. Várias árvores caíram nas pistas e na rede elétrica e precisaram ser retiradas.
Tubarão foi a cidade mais atingida
Na região de Tubarão os ventos fizeram os maiores estragos. De acordo com informações preliminares do coordenador regional da Defesa Civil de Tubarão, Anderson Martins, uma criança morreu quando o carro em que estava foi atingido por uma árvore. Dois homens que estavam num barco no Rio Tubarão estão desaparecidos.
Uma sala de situação está sendo montada no Corpo de Bombeiros da cidade. O Secretário de Estado da Defesa Civil já está na região atuando. A cidade está sem energia elétrica. Segundo a Celesc, 2 subestações e 38 alimentadores foram completamente desligados, gerando reflexos em Tubarão, Garopaba, Laguna, Orleans e Braço do Norte.
Há relatos de galpões que foram totalmente destruídos e, no bairro Humaitá de Cima, uma piscina de grande porte foi jogada dentro de um posto de combustíveis que ficava do lado contrário da rodovia.
Nota da Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina pede que nenhum cidadão comum suba em telhados e acesse áreas consideradas inseguras. Diante do cenário de reabilitação e recuperação é imprescindível que todos os afetados ou não, se mantenham em locais seguros e não ter contato com ambientes deteriorados pela passagem da área de instabilidade que atingiu o Sul de Santa Catarina. A Defesa Civil reforça que esperar equipes técnicas façam esse trabalho de detalhamento dos danos registrados. Equipes dos bombeiros, polícias, defesa civis locais e regionais do Estado e serviços essenciais estão atendendo todas as demandas e logo estarão em contato com os pontos atingidos.
Deixe seu comentário